SHADOWSIDE: Dani Nolden - "Seria legal se fizéssemos turnês estrangeiras juntando bandas brasileiras.”

(Redator / Headbanger)
----------------------------
Ela é vocal de um dos maiores nomes do metal brasileiro, a banda SHADOWSIDE. Também é considerada uma das melhores vocalistas do nosso país, estou falando de DANI NOLDEN. O Heavynroll conversou com a vocalista, ela falou da última tour da banda, que passou pelo Brasil e Europa, dos shows com o HELLOWEEN e GAMMA RAY, do próximo álbum e muito mais. Vale conferir! 
========================================================


HEAVYNROLL - Dani, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista:

DANI - Eu que agradeço pelo espaço!

HEAVYNROLL - O último lançamento de vocês foi em 2011, o ótimo álbum “Inner Monster Out”, onde temos uma banda madura e em grande fase. Quais as conquistas que vocês tiveram com ele?

DANI - Alcançamos a 9ª posição dos álbuns mais tocados nas paradas de Loud Rock do CMJ, nos Estados Unidos, chegamos na 26ª posição entre os álbuns mais vendidos no Japão, de acordo com a revista BURRN!, Vencemos, através de votação popular, o prêmio Independent Music Awards como melhor álbum de Hardcore/Metal, foi mais de 60 shows em toda a turnê. Basicamente, sempre que achávamos que já tínhamos alcançado o máximo possível com esse álbum e que era hora de trabalhar em outro, algo grande acontecia que nos “forçava” a continuar trabalhando o "Inner Monster Out" (risos). Esse álbum nos manteve bastante ocupados, nos levou a lugares que não sonhávamos em chegar. 

HEAVYNROLL A tour de “Inner Monster Out”, passou por várias cidades brasileiras e também, foram convidados para acompanhar o HELLOWEEN e GAMMA RAY em uma turnê pela Europa. Como foram esses shows? Principalmente esses na Europa? 

DANI - Foram fantásticos, simplesmente... Não há palavra melhor para descrever toda a turnê! Fomos muito bem recebidos em todas as cidades por onde passamos. Pela primeira vez, pudemos perceber que a grande maioria do público realmente conhecia e esperava pela banda. Nas turnês passadas, sempre observávamos algumas pessoas cantando as letras, outras tentavam acompanhar na hora, mas ainda percebíamos que a maioria do público era de pessoas curiosas para conhecer a banda. Agora é uma situação bem diferente. Na nossa primeira turnê grande pela Europa, em 2010, a grande maioria das pessoas conhecia apenas uma música ou outra porque havia conhecido pelo YouTube. Quando excursionamos com o HELLOWEEN e GAMMA RAY, imaginamos que seria novamente assim, porém encontramos uma base de fãs que já nos acompanhava desde 2010 e tivemos a oportunidade de conquistar novos fãs, que estavam nos conhecendo ali, naquele momento. Encontramos públicos bastante insanos, especialmente na Suécia, na Polônia e na França. 

HEAVYNROLL ANGRA, SEPULTURA e SHADOWSIDE, provavelmente são as bandas brasileiras mais conhecidas no exterior. Como o metal brasileiro é visto fora do nosso país? 

DANI - Poucos conhecem a cena aqui do Brasil. Vi apenas um fã europeu que realmente conhecia a cena brasileira, que chegou até a pedir ajuda para encontrar alguns álbuns antigos de bandas daqui. Porém a grande maioria realmente só conhece os nomes de maior exposição. Seria legal se fizéssemos turnês estrangeiras juntando bandas brasileiras, da mesma forma como as bandas alemãs fazem... Mas é algo difícil de se realizar. Porém eles respeitam o pouco que conhecem. Nunca ouvi alguém falando mal do Brasil lá fora. 

HEAVYNROLL Recentemente vocês lançaram o clipe “Habitchual”, filmado no Centro Histórico de Santos. Como foi a produção, as filmagens, tudo o que envolveu o clipe? 

DANI - A filmagem da parte de atuação foi sofrida, especialmente para a nossa atriz principal, RIDA PRINCIPESSA. Ela teve que correr em volta do quarteirão algumas vezes (risos). Tínhamos apenas até às 14h para terminar aquela parte, pois foi quando a CET nos permitiu fechar a rua. Foi um pouco tenso, pois se não terminássemos naquele dia, provavelmente não poderíamos fazer mais por causa da agenda da equipe, afinal o clipe era, na verdade, o TCC da turma de cinema da Unimonte, em Santos. Por esse motivo, aquele era o único dia disponível para a filmagem, e como já havíamos dado a nossa palavra, tínhamos que fazer de um jeito ou de outro... Por isso nosso baterista FABIO BUITIVIDAS não está presente nessa parte de atuação. Depois da apresentação do TCC, decidimos complementar o videoclipe com a performance da banda completa. Durante as filmagens da banda tivemos a visita ilustre de trabalhadores de construção que passavam por lá, ficaram curiosos e foram tirar fotos com os meninos, além de uma moradora de rua que adorou a bagunça toda e decidiu ficar por lá para assistir. Foi um processo tranquilo e pudemos mostrar um pouco da parte histórica da cidade.



HEAVYNROLL Estamos quase no inicio de 2015, para quando podemos esperar o novo álbum do SHADOWSIDE? 

DANI - Já estamos trabalhando nesse novo material! Como eu comentei antes, sempre que pensávamos em começar a fazer um novo álbum, algo aparecia para o "Inner Monster Out" (risos). Porém agora estamos realmente focados nisso. Acredito que até o meio do ano, teremos todo o trabalho pronto para gravar. 

HEAVYNROLL Como estão preparação, as composições novas? O que podemos esperar desse novo trabalho?

DANI - Vai ser pesado, isso é uma certeza. Estamos buscando a união de um peso intenso, muita energia com melodias marcantes, fortes e interessantes. Novamente estamos atrás da junção do melhor dos dois mundos... Da intensidade do metal extremo com a musicalidade do metal mais tradicional com uma sonoridade atual. Porém temos também o desafio de superar o "Inner Monster Out" e trazer novidades, tanto para o público quanto para nós mesmos. Vamos nos desafiar no trabalho novo. Não ficaremos satisfeitos a menos que tanto a música quanto as letras sejam ainda mais interessantes que do "Inner Monster Out". 

HEAVYNROLL E a agenda da banda? Muitos shows para 2015?

DANI - Estamos focados nas composições agora. Talvez façamos alguns shows em 2015, mas não faremos turnês, apenas shows especiais. Assim poderemos dedicar a maior parte do tempo ao trabalho do álbum novo. 

HEAVYNROLL Ainda não aconteceu um convite de algum produtor, para banda tocar no Rio Grande do Sul? Pois a banda tem muitos fãs aqui no Sul.

DANI - Apareceram algumas conversas, mas o Brasil é enorme e viajar por aqui costuma ser caro. Eu entendo os produtores, todo mundo tem medo de levar uma banda pela primeira vez. Quanto mais o público pedir, insistir, juntar um número legal de pessoas dizendo que quer SHADOWSIDE na cidade, mais fácil fica convencer um produtor a correr o risco. Os fãs podem ter certeza que, quando acontecer, vai valer a pena, pois colocaremos a alma no palco!


HEAVYNROLL Falando em shows, existe uma grande movimentação, em muitas cidades do interior, trazendo grandes shows, agitando a cena rock? Você acha que as grandes bandas vão começar a olhar com mais carinho para o interior do Brasil?

DANI - Acho que sempre olharam... Não sei dizer sobre outras bandas, mas nós sempre tivemos muito carinho por toda cidade que nos recebeu ou quis nos receber. Infelizmente, a escolha de onde vamos tocar não é nossa. Dependemos dos convites e das possibilidades, tanto do produtor local quanto da disponibilidade de ambos... Acontece com frequência estarmos com uma data livre, porém o produtor já ter um evento fechado para aquela data e quando ele nos procura, nós que já temos um compromisso assumido. Quando a coisa dá certo, sempre temos o maior prazer em tocar. Um dos shows mais legais que já fizemos até hoje foi em Paulo Afonso, cidade da Bahia que faz limite com Alagoas. Em todo lugar que tiver gente que queira agitar a cena de maneira séria, as bandas com certeza estarão lá!

HEAVYNROLL O que você conhece do rock/metal, feito aqui no Rio Grande do Sul, hoje em dia?

DANI - Conheço HIBRIA, HOLINESS, CACHORRO GRANDE, ROSA TATTOOADA... São alguns dos primeiros nomes que me lembro. 

HEAVYNROLL Quais vocalistas você destacaria hoje em dia, independente do estilo ou quem?

DANI - Fora do Metal, uma das minhas vozes favoritas é da ADELE. Dentro do Rock e do Metal, é difícil dizer quem eu destacaria, porque sou estranha (risos). Costumo prestar atenção ao conjunto da obra, e não apenas em quem está cantando. Gosto muito de vozes como a do BJÖRN, do SOILWORK. Outra pessoa que acho que está fazendo um trabalho excelente é a FLOOR JANSEN. 

HEAVYNROLL O que a DANI anda ouvindo hoje em dia?

DANI - De IN FLAMES e DISTURBED até meus antigos favoritos como SKID ROW na época do SEBASTIAN BACH, além de coisas fora do metal como QUEEN. 

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

DANI - Fiquem ligados, pois teremos coisa nova para mostrar ainda este ano! Logo entraremos em estúdio para gravar material novo e então cairemos na estrada novamente. Muito obrigada a todos pelo apoio e nos vemos em breve!


Links

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário