[Resenha] SHADOWSIDE - "Inner Monster Out" (2011)


Pense em uma versão mulher de Bruce Dickinson e Rob Halford somado a muita personalidade e uma técnica vocal absurda... agora multiplica... Essa é DANI NOLDEN, vocalista do SHADOWSIDE, uma das melhores bandas brazuca e que lançou recentemente seu terceiro álbum, o "Inner Monster Out", que sem dúvida alguma é um dos melhores lançamentos mundiais deste ano.

Em um país onde só se conhece bandas gringas e quando se fala em bandas nacionais vem logo a mente SEPULTURA, ANGRA e ALMAH, (obs: já notou que o Krisiun, apesar de ser a maior banda de death metal do mundo, ninguém lembra que é brasileira???), vou mostrar a vocês que há muita coisa boa rolando por aqui e exportando pérolas para fora sem o nosso conhecimento. Bandas que fazem turnês Europeias e americanas e até brasileiras, mas que aqui no Sul a gente não toma ciência pelo simples fato de não estarmos ligados no que acontece no nosso país. Este é o caso do SHADOWSIDE.

O álbum abre com "Gag Order", já com um riff de guitarra muito criativo, uma levada moderna e uma melodia cativante, além de um refrão fôdástico. O peso e harmonia é a premissa em todo o álbum, isto não precisarei comentar.

Em seguida vem a porrada "Angel With Horms", que tem o vídeo clipe abaixo, e é uma das melhores do álbum. Temos uma banda afiadíssima e de alto nível que sabe misturar muito bem o peso do metal com o apelo comercial e vender seu peixe de maneira digna.

Depois a coisa fica um pouco mais sinistra com "Habitctual", um som mais rápido, recheado de bases complexas lembrando um pouco a carreira solo do Halford. E novamente a facilidade de DANI NOLDEN na criação de melodias memoráveis se torna evidente a cada música que passa.

"In the Name of Love"... Não se engane pelo nome da música, se acha que vem uma baladinha de menininha cantando, muito pelo contrário, por aqui a coisa é de destruir quarteirões, talvez a mais pesada do álbum. Ótimos momentos e ótimos riffs, de deixar qualquer headbanger de pescoço arregaçado.

E a chapa continua quente nas músicas seguintes. Como na faixa título, que é outro destaque do álbum. Interessante que há uma participação nesta música que eu jurava ser Ralf Sheeppers (Primal Fear), mas quando fui ver os créditos trata-se de NIKLAS ISFELDT (Dream Evil), a semelhança é incrível. Nesta música ainda temos BJÖRN "Speed" STRID (Soilwork) e MIKAEL STANNE (Dark Tranquillity) em um momento memorável do álbum.

"I´m Your Mind", "My Disrupted Reality" e "A Smile Upon Death" seguem uma linha semelhante de peso e refrões marcantes com muita qualidade técnica. Depois vem algo mais cadenciado e tradicional com "Whatever Our Furtune", com uma bela levada de guitarras e bateria, além de um refrão muito cativante, lembrando um pouco o Iron Maiden dos últimos tempos.

Para fechar o álbum temos a sombria e destruidora "A.D.D" e a poderosa "Waste of Life" onde DANI NOLDEN beira o vocal gutural em uma performance mais agressiva de toda a banda.




Enfim, um trabalho muito bem produzido, consistente e de ótimo bom gosto. Uma banda que vem sendo considerada "a banda do ano" em sites e mídias especializadas, e concordo plenamente! Tem tudo para ser uma das melhores bandas de heavy metal da atualidade e representar muito bem o Brasil lá fora. Recomendo e boto a mão no fogo!

NOTA 9,5
==============================

SHADOWSIDE - Inner Monster Out (2011)

(Voice Music – Nacional)
tracklist
01. Gag Order
02. Angel with Horns
03. Habitchual
04. In the Name of Love
05. Inner Monster Out
06. I m Your Mind
07. My Disrupted Reality
08. A Smile Upon Death
09. Whatever Our Fortune
10. A.D.D.
11. Waste of Life


Line-up
Dani Nolden - vocal
Raphael Mattos - guitarra
Ricardo Piccoli - baixo
Fabio Buitvidas - bateria

Sites Realcionados
SITE OFICIAL
FACEBOOK
YOUTUBE
TWITTER

================
   photo ROCKPEDIA.jpg




Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

HATE HANDLES: Banda lança documentário