[Resenha] 4DRIVE - "Recycle" (2016)


A banda de Americana/SP lançou em 2016 seu primeiro álbum, o "Recycle" e nos transporta diretamente aos anos 90 com seu rock alternativo cheio de groove. Contudo, apesar desse clima nostálgico, o 4DRIVE consegue fazer um update desse som trazendo para os tempos atuais. Mesmo assim, a insistência em soar como as suas influências deixa o trabalho como que sem novidades, já que tudo o que você ouve no decorrer do play tem alguma referência. Talvez até por este acumulo de anos desde a sua formação em 2001 até a gravação do debut.

Mas calma! "Recycle" está longe de ser um álbum ruim, pelo contrário, ao menos em estúdio, a banda soa firme, precisa e coesa. Destaque mesmo vai para o vocal de DU ZABANI, que tem um ótimo alcance e sustentação, como também para os trabalhos de guitarras de GABRIEL FALCADE  e VIÃO. A produção é muito boa, com alguns exageros aqui e ali, principalmente nos samples e agudos no geral, mas no contexto completo da obra, está em um padrão bastante alto.

Destaques
Meu primeiro destaque vai direto para a faixa 4, "In the Game", um som meio bluesy, meio grunge. 
Em seguida temos "Spacetime Theory", com um clima bem interessante e um balanço bem bacana. É aqui que o baixo de GUILHERME FALCADE fica mais em evidência, fazendo ótimas harmonizações e fraseados.




"Recycle" irá agradar um nicho específico de público, o do pop rock alternativo, onde noto que vem crescendo bastante nos últimos anos por aqui. Pequenos deslizes, principalmente na parte de produção do álbum e nas composições, que soam um pouco datadas, acredito eu, serão contornadas num próximo lançamento onde a banda, com certeza, mostrará um trabalho mais atual. Claro que esta é uma opinião pessoal minha e o 4DRIVE pode surpreender em votações dos Melhores do Ano, já que é considerada um revelação no pop rock brasileiro.

NOTA 7,0
=======================
4DRIVE - "Recycle" (2016)
Tracklist
01. Something There
02. Madman
03. Fading Memories
04. In the Game
05. Spacetime Theory
06. Voiceless
07. Owe You
08. Catch Fire
09. Rain
10. Highlander

Line-up
Du Zabani - Vocal
Guilherme Falcade - Baixo
Gabriel Falcade - Guitarra
Vião - Guitarra
Daniel Carrara - Bateria
Konishi - Sampler


Links Relacionados
FACEBOOK
Cortesia
DUNNA RECORDS

==========================
(Editor / Redator / Músico)







Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

HATE HANDLES: Banda lança documentário

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul