[Resenha] FROM AUTUMN - "Absence" (2016)


Saiu o filho, finalmente!! A banda gaúcha de black/doom metal FROM AUTUMN lançou recentemente o seu primeiro álbum, o "Absence". Tive o prazer de ser agraciado com uma cópia deste registro, do qual comento minhas impressões à seguir:

Começando pela ficha técnica, o álbum foi produzido pelo experiente JONAS GODOY sob o olhar atento da banda, gravado no estúdio Linha Sonora (de Jonas). Não é a toa que a sonoridade deste trabalho tenha ficado a nível profissional, de primeiro mundo. - vide bandas que gravam no Linha Sonora, como o Marenna. 

Hoje em dia é até redundante falar da qualidade das gravações que tenho recebido, já que estúdios e produtores tem investido pesado em equipamentos e conhecimento. O resultado é o que vemos em "Absence", um álbum extremamente bem gravado, bem mixado e com uma timbragem limpa e agradável.

O estilo do FROM AUTOMN, como já mencionei, é o doom metal, com pitadas de death, gotic e black, por isso, não espere músicas rápidas ou cadenciadas, no máximo, alguns momentos andantes, mas se mantendo entre o largo e o andantino - te mete (risos).

Destaques
Por serem lentas e, geralmente, os riffs de guitarras não contarem com powerchords e sim com notas contínuas e fraseados sobrepostos, muitas músicas soam como orquestrações. É o caso de "One War", que se mantém assim até os seus 4mins, para depois sim, entrar um riff e dar uma acelerada nos seus 2mins finais. 

"Night Time" tem um ótimo tema conduzido pelo guitarrista MARLON LIMA. O pesadíssimo baixo de DANIEL BASSO também é bem percebido por aqui, aliás, fez um ótimo trabalho ao longo de todo o play. Há também o dueto vocal entre DANIEL, responsável pelos vocais estilo operístico - quase gregoriano, já LUCIANO GITACI destroi em um profundo gutural.

A melhor música do álbum, em minha opinião, fica por conta de "White Walls". É onde temos mais variações de andamentos por conta de RAFAEL ROSA, inclusive o momento mais rápido do trabalho, com direito a pedal duplo. Há também mais variações de temas e vocais. E aqui tenho que dar destaque para o excelente trabalho de MARLON novamente. - vi uma certa influência de Iron Maiden nesse som. - Confira o lyric vídeo:



E seguindo a mesma linha da anterior, temos também a ótima "Walking in Painful Ways", com excelentes linhas de baixo de BASSO, harmonizando o tempo todo e dando ainda mais clima aos temas de guitarra. Lá pelo meio do som, ela dá uma acelerada e nos agracia com um ótimo riff, mais "pra cima", lembrando um pouco o MAIDEN.

Eu não sou lá muito familiarizado com o estilo e, talvez, algumas coisas que escrevi possam ter soado meio fora da realidade de quem vivencia. Porém, são minha impressões sinceras. "Obsence" é mais um grande registro para a música pesada do Sul. Um dos melhores lançamentos até agora do metal nacional underground. Pra quem curte doom metal de qualidade, é um prato completo. Recomendado!!


NOTA - 9.0
=========================
FROM AUTUMN - "Absence" (2016)
tracklist
01. One War
02. When Death Passes By
03. Night Time
04. The Day That Honey Become Wrath
05. White Walls
06. Walking in Painful Ways
07. To the Grave
08. Absence

Line-up
Luciano Gitaci - vocal gutural
Daniel Basso - vocal limpo, baixo
Marlon Lima - guitarra
Rafael Rosa - bateria

artwork
by NitroSV

Sites Relacionados
FACEBOOK



==========================
(Editor / Redator / Músico)



Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário