[Resenha] SANTANA - 'Santana IV" (2016)


"Santana IV"... este título não poderia ter sido melhor para explicar e sintetizar a sonoridade deste álbum. CARLOS SANTANA deixa de lado o direcionamento musical enfadonho e extremamente comercial das últimas 2 décadas (ou 3..) e resgata de forma magistral suas essências, suas raízes. 

Por que "Santana IV"? Ora, pra quem conhece a carreira deste nobre mexicano, que cravou seu nome na história do rock misturando blues, psicodelismo e rock à batida latina no, nada mais, nada menos, festival de Woodstock de 1969, sabe que os 3 primeiros, clássicos e icônicos álbuns do guitarrista se chamam "Santana" (1969), "Santana II - Abraxas" (1970) e "Santana III" (1971), porém, o maior detalhe mesmo é que, após 40 anos e muitas formações, SANTANA decide chamar exatamente este primeiro time de músicos para integrar o recente álbum, fazendo assim uma retomada na sonoridade e na ordem natural das coisas.

Sim, neste álbum temos quase toda aquela turma mágica, com a exceção do baixista DAVID BROWN, que faleceu em 2000 e do percussionista JOSÉ "Chepito" AREAS, que não aceitou a empreitada, sendo ambos substituídos por músicos que acompanhavam SANTANA nos atuais anos. Até na capa do álbum as referências são claras à aqueles tempos áureos, note que o leão é o mesmo do primeiro álbum.

Destaques
O resultado disso é um álbum excelente, que faz jus ao este legado. O álbum já começa com as batidas latinas em "Yambu", acompanhado de uma guitarra swingada e com aquele clássico Hammond venenoso, sem contar as incríveis linhas vocais. A nostalgia é garantida.

"Shake it" é pesada e também recheada de percussão e uma incrível performance de GREGG ROLLIE., ele mesmo, o primeiro vocalista do JOURNEY e também o cara dos primeiros álbuns do SANTANA. 

Numa linha meio "Oye Como Vá", temos a maravilhosa "Anywhere You Want To Go". Ela tem todo aquele swing, com aquelas frases de guitarras que só CS sabe fazer, mas com leve toque mais moderno. Perfeita!!



"Love Makes The World Go Round", tirando a voz esquisita de RONALD ISLEY, é maravilhosa, bem latina.

Sabe aquelas baladas latinas e melosas? Pois bem, "Soeños" é de um bom gosto sem igual. Ela começa com uma incrível melodia, bem ao estilo SANTANA, tocada ao violão de nylon para depois vir sua inconfundível guitarra. Tudo apoiado e crescendo em uma cama de teclados incríveis!

"Caminhando" é outra sonzeira! Alternando entre o latino e o peso, com letras em inglês e espanhol, para dar aquele charme. Acho que é a mais pesada inclusive. Legal a referência a THE DOORS no meio da música ("Let it roll, let it roll"...).

Esses foram somente aquelas que eu mais gosto pois, na verdade, em "Santana IV" você encontra 16 faixas de pura magia e bom gosto, onde todas as músicas soam de forma cativante e não tem como eu comentar todas. Uma audição que valeu e está valendo muito a pena. "Viva Santana!!"

NOTA - 9,5
==========================
SANTANA - 'Santana IV" (2016)
Tracklist
01. Yambu
02. Shake It
03. Anywhere You Want To Go
04. Fillmore East
05. Love Makes The World Go Round (com Ronald Isley)
06. Freedom In Your Mind (com Ronald Isley)
07. Choo Choo
08. All Aboard
09. Sueños
10. Caminando
11. Blues Magic
12. Echizo
13. Leave Me Alone
14. You And I
15. Come As You Are
16. Forgiveness

line-up:
Gregg Rolie - voz, teclados, órgão Hammond B3
Carlos Santana - guitarra, voz
Neal Schon - guitarra, voz
Benny Rietveld - baixo
Michael Shrieve - bateria
Michael Carabello - congas, percussão, voz
Karl Perazzo - timbales, percussão, voz

Participação especial:
Ronald Isley - voz (faixas 5 e 6)



==========================
(Editor / Redator / Músico)




Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário