[Resenha] IRON MAIDEN - "A Matter of Life and Death" (2006) - 10 Anos!


Em 28 de agosto de 2006 o IRON MAIDEN lançava o incrível e subestimado "A Matter of Life and Death", que pra mim, é disparado o melhor álbum da "nova fase" da banda. Aliás, o considero o melhor lançamento desde "Seventh Son of a Seventh Son" (1988), mas daí é uma opinião pessoal e claramente muita gente não concorda.

Apesar da banda ter negado em um primeiro momento de que se tratava de um álbum conceitual, depois isso ficou evidente ao acompanhar as letras, que são ligadas entre si, tendo como pano de fundo guerras e religiões. A banda, inclusive, faz vários shows tocando-o na íntegra, coisa que nunca havia acontecido antes. É também, de longe, o mais pesado desta fase.

Já a sonoridade assemelha-se ao "Brave New World" (2000), talvez um pouco mais cru, mas com mais teclados. Nele temos músicas bem trabalhadas tecnicamente e, sim, com muita influência do progressivo. E disso devo destacar aqui a performance individual dos músicos, BRUCE cantando horrores, as 3 guitarras soando pesadas e homogenias como jamais visto, STEVE HARRIS mandando ver e NICKO MacBRAIN em uma pegada que há muito tempo não se via, aliás, o cara fez coisas incríveis neste álbum. 

Destaques
Olha, é difícil pra mim destacar sons neste álbum, gosto de ouvi-lo na íntegra, mas posso destacar minhas favoritas. E o primeiro vai para a terceira faixa, "Brighter Than a Thousand Suns". Uma sonzeira! Bem progressiva, com um andamento arrastado e quebrado, tem muitas variações de climas. Dizem que ela foi inspirada no Projeto Manhattan.

"Pilgrim" vem logo em seguida, com um baita clima, ao estilo MAIDEN antigo, com um andamento mais acelerado. Aquele riff oriental em alguns momentos da músicas vale o álbum.

Logo em seguida vem "The Logest Day", que conta a história do Dia D na visão de um soldado. Incrível como a banda conseguiu criar os climas de tensão daqueles momentos dramáticos. Você percebe isso tanto na música como em sua letra, que é fodástica! Confira um vídeo, feito por um fã, com imagens do filme "Regate do Soldado Ryan" e sinta estes sentimentos - AQUI

Talvez a minha maior favorita do álbum seja "The Reincarnation of Benajamin Breeg", a única música assinada por DAVE MURRAY neste trabalho e, por isso mesmo, bem diferenciada. Ela possui um riff marcante, um andamento arrastado e crescente, recheada de emoção. Um petardo!



Quando vi que este álbum fazia 10 anos hoje, não pude deixar de comenta-lo, tamanho apreço e carinho que tenho por ele. Por algum motivo, que muita gente não entende, ou não o veja como eu vejo, este álbum me marcou de uma forma bem especial. Recomendo uma audição cuidadosa, com as letras em mãos e, boa viagem!

NOTA - 10
=========================================
IRON MAIDEN - "A Matter of Life and Death" (2006)
tracklist
01 - Different World
02 - These Colours Don't Run
03 - Brighter Than A Thousand Suns
04 - The Pilgrim
05 - The Longest Day
06 - Out Of The Shadows
07 - The Reincarnation Of Benjamin Breeg
08 - For The Greater Good Of God
09 - Lord Of Light
10 - The Legacy

line-up
Bruce Dickinson - voz
Adrian Smith - guitarra
Dave Murray - guitarra
Janick Gers - guitarra
Steve Harris - baixo
Nicko MacBrain - bateria

====================
CORTESIA HEAVYNROLL
Baixe o bootleg de alta qualidade, stereo, captado em proshot
IRON MAIDEN  - live in Globen - 18.11.2006
Confira a banda tocando "AMOLAD" na íntegra
 photo ROCKPEDIA.jpg



==========================
(Editor / Redator / Músico)



Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”