[Resenha] DEVIN TOWNSEND PROJECT - "Addicted!" (2009)


Talvez você só tenha ouvido dizer o nome, mas não faz muita idéia de quem DEVIN TOWNSEND seja. Além de já ter tocado na banda de STEVE VAI no início dos anos 90, DEVIN TOWNSEND é cantor, guitarrista, compositor ininterrupto e produtor de várias bandas e projetos solo, sendo considerado um gênio dentro da sua arte, por ser incansável em suas criações, além de transitar por diversos estilos, como Death Metal, Prog Metal, entre outros. 

Em ''Addicted!'' o gênio indomável criou uma das suas pérolas preciosas através de afinações baixas, interpretações agressivas, ambientações e muita melodia, o que torna tudo muito acessível. Além disso há a presença mais que especial da cantora ANNEKE VAN GIERSBERGEN (ex-The Gathering ) em praticamente todas as músicas do álbum. 

''Addicted!'' começa com riffs pesados e gordos ambientados por efeitos eletrônicos. TOWNSEND já começa dividindo as vozes com a talentosíssima ANNEKE que, apesar de cantar de modo agressivo, impõe bastante melodia, principalmente no refrão que tem um apelo bastante comercial e que não sai da mente pelas próximas horas. 

Em seguida vem a dançante ''Universe In A Ball''. Um dos destaques são os grooves por praticamente toda a música. DEVIN TOWNSEND continua cantando de modo agressivo, mas mantendo a essência da melodia até o fim. 

Outro grande destaque do álbum é a alegre ''Bend It Like Bender'', que poderia tocar em qualquer festa regada a cerveja e diversão. O refrão entoado por ANNEKE é grudento e melódico. Não tem como escuta-lo e não sair cantarolando! (Risos) 

Riffs pesados, afinações baixas, dramaticidade e vocalizações da ex-The Gathering dão o tom em ''Supercrush''. A música é mais arrastada, com bons arranjos de guitarra e teclado no refrão, onde aqui DEVIN TOWNSEND se apresenta cantando de modo limpo e mais sério. 

De bons refrões o álbum está recheado, e em ''Hiperdrive!'' não poderia ser diferente. Rápida e com um ambiente mais ''rocker'', ANNEKE VAN GIERSBERGEN guia a música de ponta a ponta com o carisma que lhe é característico. Mais uma música que caberia em qualquer festa ou discoteca Pop, devido ao refrão mais que grudento. É incrível como DEVIN TOWNSEND conseguiu unir técnica e complexidade de estruturas com melodias acessíveis e grudentas! 

O momento mais intimista do canadense maluco (no bom sentido) vem com a acústica e extremamente comercial ''Ih-Ah!''. Eu sei que pode soar mais que repetitivo, mas é incrível o talento que ele tem para compor músicas acessíveis e ao mesmo tempo sem soar pejorativo, como se estivesse se vendendo para o mercado Pop. Mais para o fim há passagens que lembrará um pouco COLDPLAY, devido ao efeitos eletrônicos que em nada atrapalha o resultado de tal feito.

O clima dramático até chegar no refrão cheio de feeling com vocalizações por conta de ANNEKE é o que dá o toque em ''Numbered!''. Um dos momentos mais emocionantes do álbum, principalmente por causa dos arranjos melódicos e quebrados no fim da música, que termina no refrão guiado apenas pela doce voz de VAN GIERSBERGEN. 

Para encerrar vem ''Awake!'', onde DEVIN TOWNSEND entoa riffs energéticos, canta ora de modo limpo, ora de modo agressivo para depois dar lugar a ex-The Gathering no refrão com mudanças de ritmo. Passagens climáticas com efeitos eletrônicos dão um toque moderno no som, não apenas aqui, mas percebe – se em várias partes no decorrer do álbum, e isso de modo algum prejudica a qualidade dos arranjos, pelo contrário, pois foi inserido de maneira bastante consciente. 

Depois de ''Addicted!'' DEVIN TOWNSEND não parou e soltou mais uma sequência de grandes álbuns, mas até aqui fica o destaque da prolífera carreira desse artista que ainda carece de mais reconhecimento no Brasil, mas que lá fora é visto como um gênio inquieto através da sua arte.

NOTA - 10
=========================================
DEVIN TOWNSEND PROJECT - "Addicted!" (2009)
Tracklist
01. Addicted!
02. Universe in a Ball!
03. Bend It Like Bender!
04. Supercrush!
05. Hyperdrive!
06. Resolve!
07. Ih-Ah!
08. The Way Home!
09. Numbered!
10. Awake!!

Line-up
Devin Townsend – vocal, guitarra, teclados, programações
Anneke Van Giersbergen - vocal
Ryan Van Poederooyen – bateria
Brian Waddell – baixo
Mark Cimino – guitarra


=====================
Por JOÃO PAULO PRETTI
(Redator / Músico)
-----------------------------------



Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”