[Resenha] ANTHRAX - "For All Kings" (2016)


Depois que JOEY BELLADONNA voltou ao ANTHRAX, a banda se transformou em uma máquina de fazer grandes músicas. "Worship Music" (2011), que eu considero uma obra prima, já foi uma paulada na "oreia" de quem esperava algo previsível. Esse "novo" direcionamento musical do ANTHRAX me agrada, e muito! BELLADONNA é, sem dúvidas, uma das maiores vozes da história do rock, e parece que a idade a experiência só tem feito bem, pois seu timbre está melhor que nunca. 

E o tempo voa, e mesmo com a baixa no line-up, com a saída do criativo guitarrista e produtor ROB CAGGIANO, a banda não perdeu o pique e lança o que deve ser encarado como uma sequência bem sucedida do ótimo "Worship Music" (2011). A sonoridade técnica é a mesma do anterior, já que a produção ficou novamente nas mãos de JAY RUSTON, mas musicalmente, temos uma banda resgatando mais o seu lado thrash de antigamente, em muitas passagens.

Entre os destaques neste petardo, temos a pancadaria de "You Gotta Believe", onde a banda já mostra todo o seu poderio sonoro em uma das melhores músicas da banda. Ela alterna entre a agressividade e cadenciamento, tendo ainda espaço para um momento atmosférico com grande presença do novo guitarrista JON DONAIS que, diga-se, toca muito!

Logo em segui vem A Música! "Monsters in the End" é uma das melhores coisas que eu ouvi ultimamente no cenário mundial. É minha favorita do álbum, com um refrão pra lá de emocionante. Pena a letra não ser lá essas coisas, mas a melodia e arranjos são maravilhosos. Difícil não aumentar o volume.

"For All Kings" é a cara do atual ANTHRAX. Começa com BELLADONNA solito cantando o refrão sobre uma "cama" de teclado para depois entrar a pancadaria. Mais uma vez a banda surpreende mesclando peso e muita melodia, muita musicalidade, em harmonias de muito bom gosto e um refrão maravilhoso. E que solo!!

E nesta mesma linha, temos uma música que deve se tornar um hit deste álbum, "Breathing Lightning". O refrão é de chorar! Mais uma vez o paredão sonoro da banda vem com tudo, com muitas cores. Tudo muito bem pensado e encaixado. (Impressão minha ou tem uma "chupadinha" e Led Zeppelin nessa música?)


Mas o peso aparace mesmo em "Suzerain", que começa como um rolo compressor comendado pelo excelente CHARLIE BENANTE, que linha de batera fodástica! E também com "Evil Twin", que além de muito pesada, tem uma letra bem forte.

E para finalizar os meus destaques, temos "Defend Avenge", que é outra pancada!! Essa música tem um riffs e levadas tão legais, além de um clima bem "esquisito" digamos assim.

A audição completa do álbum é válida, todas as músicas são bacanas, e pra completar, temos ainda alguns bonus ao vivo de clássicos. Não é difícil supor que "For All Kings" vai figurar nas listas dos melhores do ano de 2016. Ao menos na minha estará com certeza. Mais que recomendado!!

NOTA - 9,5
==========================
ANTHRAX - "For All Kings" (2016)
Tracklist
01. You Gotta Believe
02. Monster at the End
03. For All Kings
04. Breathing Lightning
05. Suzerain
06. Evil Twin
07. Blood Eagle Wings
08. Defend Avenge
09. All of Them Thieves
10. This Battle Chose Us
11. Zero Tolerance
Bonus tracks
12. Fight 'em 'til You Can't
13. A.I.R.
14. Caught in a Mosh
15. Madhouse

Line-up
Joey Belladonna – vocal
Scott Ian – guitarra base
Jon Donais – guitarra solo
Frank Bello – baixo
Charlie Benante – bateris


==========================
(Editor / Redator / Músico)





Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário