[Resenha] METALIZER - "Your Nightmare" (2015)

(Editor / Redator / Músico)
----------------------------


"Your Nightmare" é o segundo trabalho da banda METALIZER, e traz novamente aos ouvintes um thrash metal raiz com muita influência dos primórdios e muitos flertes, embora sutis, com o metal tradicional de bandas obscuras do NWOBHM. Além de referências claras a SLAYER, OVERKILL (talvez a maior influência) e METALLICA (início), ouvi muitas coisas que me remeteu aos trabalhos do começo do MERCYFUL FATE e isso ficou muito legal, com essa mistura de abordagens, principalmente por parte do vocalista Sandro Maués, que é um show a parte, diversificando seu timbre (que lembra Bobby Ellsworth - Overkill) e interpretação enriquecendo ainda mais cada composição.
O álbum foi gravado no Mix Music Video com produção de Fábio Ferreira, e ele conseguiu trazer essa atmosfera crua dos anos 80 para uma revitalização moderna, de modo que tudo soa tão orgânico e forte como se a banda estivesse tocando em sua sala, dando a impressão de ter sido gravado tudo num take só.

Eu acredito que quando o METALIZER entrou em estúdio pra gravar este álbum estava com tanto "sangue nos zóio" que não deixou espaço para erros e "encheção de linguiça", pois todas as faixas são ótimas, com seus momentos interessantes e uma "pregação de fogo" que chega a dar medo. 
Mesmo assim, sempre tem as favoritas, como a faixa que a abre o trabalho, "Weapons of Metalization", que é um exaltação ao thrash metal e a própria banda em sua letra. Ela possui um riff poderoso e uma batida rápida. Consigo visualizar cabeças sendo arrancadas de seus pescoços em redemoinhos mortais.
"Street Dog" mantém o pique (antes dela temos "The Cage", que você pode ver o clipe abaixo). Com muita melodia, ela possui um momento atmosférico a cara do MERCIFUL FATE, com direito a uma voz limpa e suave de Sandro intercalado com um momento feeling do guitarrista Douglas Lima. Uma das melhores.



"Couse and Effect (instrumental)", foi outra que me chamou muito a atenção. Primeiro por não existir muitas músicas instrumentais no thrash. Segundo por ter uma variedade tão grande e criativa de riffs que em nenhum momento fica cansativa. Tem até um momento acústico no final, tocado por Sandro, tendo assim a participação de todos da banda.
Mais cadenciada temos "Wake Up", uma música arrastada, mais puxada para o metal tradicional, muito bacana, boa para dar aquela relaxada no pescoço.
"Life is Your Nightmare" alterna muitos momentos e levadas bacanas, (é a que mais se aproxima dos trabalhos de King Diamond). E é com essa sonzeira que eles fecham o álbum. Porém... acontece algo interessante no CD. Depois que ela acaba, fica um silêncio de uns 2mins e uma nova música surge, muito boa por sinal, mas que não está listada no encarte do CD. Ela soa diferente, quase punk, com um vocal esganiçado e "podre". Não sei se é autoral ou cover, mas é uma surpresa interessante.

"Your Nightmare" agrada do começo ao fim. É um grande trabalho que faz jus ao thrash metal tradicional, mas com muita melodia e texturas diferentes, dando um "tempero" a mais e deixando mais interessante a audição, fugindo do previsível "cover autoral". Recomendo!

=========================================
METALIZER - "Your Nightmare" (2015)
Tracklist
01. Weapons Of Metalization
02. My Cage
03. Street Dog
04. A Bridge Across Time And Space
05. Still Alive
06. Cause And Effect (Instrumental)
07. Zombified Generation
08. Wake Up
09. Preacher Of Hate
10. Life Is Your Nightmare

Line-up:
Sandro Maués (Vocal)
Douglas Lima (Guitarra)
Nilão Pavão (Baixo)
Thiago Cruz (Bateria/Vocal)



Links:
Email: metalizer_thrash@hotmail.com







Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

HATE HANDLES: Banda lança documentário