[Resenha] LUIS KALIL - "Insight" (2015)


Cara... como posso resumir em uma frase?... Ele tem apenas 15 anos mas a sua alma é velhaca!!

Se seus vídeos tocando CACOPHONY, JASON BECKER e MALMSTEEN já impressionavam, o que dizer de suas composições em "Insight"?...  Repito, atualmente ele tem apenas 15 anos, mas a sua maturidade musical é de dar inveja em muito veterano por aí, tamanha é sua desenvoltura e fluidez em frases marcantes e criativas. Além disso, tudo é coroado com ouvidos extremamente apurados de RENATO OSÓRIO (produção) e BENHUR LIMA (mixagem e masterização), que ficaram a cargo do excelente resultado sonoro.

Para a empreitada, LUIS recrutou LOURENÇO GIL (Goldmine, My Own Monster) para a bateria e o cara é um monstro! Além dele, temos ainda a participação do guitarrista LEO NUNES (Hell Wizards) e os pesos pesados do metal nacional IURI SANSON (Hibria) e EDU FALASCHI (Almah).

O álbum contém 8 músicas, 2 delas com vocais. A primeira é a incrível faixa título, onde KALIL já demonstra que sua escola é bem vasta, mesclando o chamado "Satriani music" com o prog metal e ainda cabe uma passagem pela música brasileira em um pequeno trecho.

Depois vem "The Journey Has Begun", que conta com a participação de LEO NUNES. Aqui o prog  o power são mais evidentes, mas o flerte com neo clássico também é sentido, já que em alguns momentos até chega a lembrar o saudoso PAULO SCHROEBER.

"Flying in the Illusion" já chega "arregaçando"! Esta está mais para o power e melodic metal e aqui LUIS mostra mais algumas de suas técnicas, com tappings limpos e arpeggios estonteantes. Na mesma linha vem a introdutória "Grey Sky (Interlude)" e "Mr. Fire", que conta com o dueto histórico entre duas potências do metal nacional, IURI SANSON e EDU FALASCHI. Curiosamente, esta é a faixa menos atraente do álbum na minha opinião. Apesar de muito boa e com excelente performances de todos os envolvidos, ela soa um pouco clichê (veja o vídeo abaixo). Mesmo assim, vale o momento, que deverá funcionar muito bem ao vivo quando houver oportunidade.

"The Chase" é, digamos, a mais comportadinha do álbum, com levadas mais cadenciadas, mesmo assim, ainda tem momentos com batidas brasileiras e grooves.

Em "Keeper Alive" temos novamente o vocal de Iuri Sanson. Estranho como sua linha vocal está bem mais baixa do que se costuma ouvir no HIBRIA. Também não é uma faixa tão surpreendente, com direito aquela subidinha de tom no último refrão, ela soa como o HELLOWEEN, mas os momentos instrumentais são de tirar o fôlego,

Para fechar o álbum temos "Back Home", onde vemos que o titio MICHAEL ROMEO ensinou tudo direitinho a KALIL. Ela é curta (1:48min) porém contundente! Fecha o traalho com aquele gostinho de "quero mais!".



O que será deste rapaz daqui há 10 anos se agora, com esta idade, já é esse talento todo? LUIS KALIL, sem dúvida, entrará no hall dos maiores músicos brasileiros da nova geração. Ele nos dá um raio de esperança em um futuro sombrio para o rock. "Insight" é uma das melhores coisas que surgiram nos últimos tempos no Brasil. Prestem atenção neste garoto, ele ainda vai surpreender muito mais nos próximos capítulos.

NOTA - 9,0
========================
LUIS KALIL - "Insight" (2015)
tracklist
01. insight
02. The Journey Has Begun
03. Flying in the Illusion
04. Grey Sky (Interlude)
05. Mr. Fire (feat. Iuri Sanson e Edu Falaschi)
06. The Chase
07. Keeper Alive (feat. Iuri Sanson)
08. Back Home

Line-up
Luis Kalil - guitarra, baixo
Lourenço Gil - bateria


Links Relacionados
FACEBOOK

Cortesia: Metal Media

==========================
(Editor / Redator / Músico)



Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul