[Resenha] VIVALMA - "Human Effect" (2013)

Por JOÃO PAULO PRETTI
(Redator / Músico)
-----------------------------------


Muitos ouvintes dizem ter receio em ouvir bandas novas (seja lá por qual motivo for), e algumas vezes eu tenho receios também, até mesmo por algumas bandas não apresentarem qualidade suficiente em todas as etapas que envolvem o processo de ter uma banda profissional, como músicas bem compostas, gravação e produção de qualidade, arte gráfica, fotos, marketing, publicidade, entre outros pontos que não podem ser esquecidos. 

Mas felizmente o VIVALMA fez a lição de casa (e com folga!) com "Human Effect", álbum de estréia dos paulistanos, lançado em 2013 em formato digital e em 2014 em formato físico. O álbum foi produzido por ninguém menos ninguém mais que Brendan Duffey e Adriano Daga, (conhecidos por terem produzido bandas como Angra, Almah, André Matos, Kiko Loureiro, Dr. Sin, Addicted To Pain, entre outros). Destaque para a produção cristalina e para os detalhes em backing vocals, coros, timbres de guitarra, efeitos, entre outros. Elogia-los é simplesmente chover no molhado.

Após algumas mudanças em seu line-up, o VIVALMA agora é formado por Marco Petrucco (voz), Odilon Gonçalves (guitarra), Gus Martins (teclado) e Raphael Filt (baixo), destacando o timbre limpo e agradável de Marco Petrucco, através do conceito por trás do personagem principal Envision, possuidor do dom da mediunidade, capaz de ver cenas das vidas de outras pessoas. É possível encontrar influências dos maiores nomes do Prog Metal mundial, porém sem soar como cópia deles. Pelo contrário, há bastante personalidade e coragem logo no álbum de estréia, tamanho o excesso de qualidade em todos os quesitos já mencionados.

Além de Marco Petrucco, merece destaque os arranjos de guitarra e teclado de Odilon Gonçalves e Gus Martins, tanto pelos timbres e camadas, quanto pela criatividade de acordo com as visões do personagem Envision.



Sem exagero algum, "Human Effect" já nasceu pronto, podendo ser considerado um dos melhores álbuns de Prog Metal já lançados no Brasil. O álbum como um todo é homogêneo, mas é impossível não destacar a trilogia "Envision I, II e III". Além disso, o álbum é duplo, deixando-o ainda mais atraente.

Se você aprecia música agradável e inteligente, escute e escute bastante "Human Effect", de preferência de olhos fechados.

VIVALMA - "Human Effect" (2013)
tracklist
CD1
01. Envision, Pt. I (Genesis)
02. Envision, Pt. II (Young Blood)
03. Over the State
04. Solitude
05. Proudhome
06. Deviant
07. Envision, Pt. III (Echoes)
CD2
01. Locked and Fading
02. Touch, Feel and Flow
03. Vivalma 

Line-up
Marco Petucco - vocal
Odilon Gonçalves - guitarra
Gus Martins - teclados
Raphael Filt - baixo
Lello Araújo - bateria

Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”