[Resenha] EUROPE - "War of Kings" (2015)

(Editor / Redator / Músico)
----------------------------


Este ano o EUROPE lançou mais um álbum dando sequência a uma nova, produtiva e bem sucedida fase de sua carreira, o "War of Kings", o 10º álbum de estúdio. Sob a tutela do produtor Dave Cobb. a banda explorou uma sonoridade mais setentista, com riffs que lembram DEEP PURPLE, BLACK SABBATH e LED ZEPPELIN, mas com a modernidade sonora de bandas como SPIRITUAL BEGGARS. O álbum anterior "Beg of Bones" (2012), já um grande petardo, e como "em time que está ganhando não se meche" o EUROPE repete a fórmula e consegue se superar mais uma vez.

Destacar músicas é um desafio, ele por inteiro é um grande trabalho, não há uma música sequer ruim, porém, sempre gosto de destacar as minhas favoritas, como a faixa de abertura e que dá nome ao álbum, "War of Kings", que já surpreende por não ser uma música rápida e sim um som mais arrastado, atmosférico e com um grande refrão e ótimos riffs. A velocidade ficou para a segunda faixa, "Hole in my Pocket", que de cara lembra o DEEP PURPLE e também recentes trabalhos do SPIRITUAL BEGGARS, com um sonoridade mais vintage.
Em seguida vem a minha favorita do álbum, "Second Day", atmosférica, possui uma grande letra e um refrão de arrepiar os cabelos da nuca, daquelas que chama a atenção de imediato e gruda na mente de maneira permanente.
Outra que eu gosto muito é a atmosférica e, de certa forma, melancólica é "California 405". O sentimento nas melodias dessa música é cativante. Também tem a rocker "Days of Rock n Roll", muito influenciada por RAINBOW e até mesmo pelo URIAH HEEP, é um shuflle com um ótimo riff e refrão. Essa ganhou um videoclipe, confira abaixo:
Digno de nota também é a "sabbathica" "Children of the Mind", arrastada e pesada, com muitas mudanças de levadas e riffs, o refrão novamente surpreende pela emoção na interpretação de Joey Tempest, uma das melhores vozes do rock mundial, sem dúvida. E logo em seguida, seguindo a mesma linha, porém um pouco mais lenta, temos a quebrada e pesada "Rainbow Bridge". Os riffs pesados de John Norum ganham as harmonias orientais dos teclados de Mic Michaeli, com frases muito bem encaixados ao tema da música.



"War fo Kings" e´um grande álbum, um dos melhores desta década sem dúvidas. O estilo hard e glam de outrora deu lugar a uma banda mais madura liricamente e musicalmente. Na verdade, falar do passado dessa banda é dividir opiniões e também nunca acompanhei tão de perto. Só sei que a fase atual está ótima e me agrada muito, passei a segui-la. Recomendado!

=============================
EUROPE - "War of Kings" (2015)
tracklist
01. War of Kings
02. Hole In My Pocket
03. Second Day
04. Praise You
05. Nothin' To Ya
06. California 405
07. Days of Rock n Roll
08. Children of the Mind
09. Rainbow Bridge
10. Angels (With Broken Hearts)
11. Light Me Up
12. Vasastan (Instrumental)

lineup
Joey Tempest - vocal
John Norum - guitarra
Mic Michaeli - teclados
John Levén - baixo
Ian Haugland - bateria



Links






Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul