[Resenha] NANDO MORAES - "Ignited" (2015)

(Editor / Redator / Músico)
----------------------------


O guitarrista NANDO MORAES lançou seu mais recente trabalho, "Ignited", voltado ao instrumental. O CD conta com apenas 7 faixas, mas muito bem elaboradas, sem encher linguiça, todas de autoria do guitarrista e com assessoria de talentosos músicos, como André Garcia no baixo, Bruno Santosnos teclados e Bruno “Méba” na bateria.

Temos neste trabalho influências variadas, do rock ao heavy e prog metal, com algumas referências a guitarristas conhecidos, mas o que chama a atenção é a simplicidade nos temas, valorizando melodias e momentos sem querer se mostrar um malabarista no instrumento. NANDO, apesar de demonstrar que tem técnica de sobra em várias passagens, faz uma dosagem perfeita entre ela e o feeling deixando a audição agradável e fluente.

O CD alterna entre momentos pesados, como na enigmática "Rite of Passage (Staring the Flames)", que traz consigo uma certa dose de progressivo, principalmente nas levadas e excelentes trabalhos de harmonia de baixo, enriquecendo ainda mais a guitarra "cantante" de NANDO. A sombria e arrastada "Here it Comes the Machine!", com ótimos temas orientais. "The Voyager", "Ignited" e a "Worth Fighting For", são voltadas ao prog metal, com muitas mudanças de temas e levadas, indo da calamriaao piano a quebradeira total, com muitas frases interessantes, deixando de lado solos infinitos e dando ênfase a melodias com começo, meio e fim, resgatando o sentido do termo "frase de guitarra", literalmente. Destaco a ultima faixa, que é uma verdadeira obra prima, a minha favorita do trabalho.


NANDO MORAES realmente é um guitarrista diferenciado, em "Ignited" ele consegue ao mesmo tempo introduzir as suas virtuosas técnicas com a suavidade das melodias e riffs, desde os timbres mais orgânicos até a acertada combinação de temas e harmonias, muito bem executadas por excelentes músicos de apoio. Recomendo.

============================
NANDO MORAES - "Ignited" (2015)
Tracklist
01. Rite of Passage
02. Once in a Shuffle Time
03. The Voyager
04. In Fire
05. Here it Comes the Machine!
06. Ignited
07. Worth Fighting For

Line-up
Nando Moraes - guitarra
André Garcia - baixo
Bruno Sanos - teclados
Bruno "Mêba" - bateria

Links
www.facebook.com/nandomoraessolo
www.metalmedia.com.br/nandomoraes




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”