TOP 10 Álbuns Marcantes - MARCELO PEREIRA

[ESPECIAL]

MARCELO PEREIRA - DAYDREAM XI
"Escolher apenas 10 álbuns definidores das minhas influências é algo muito desafiador para mim. Sou apaixonado por música, em todos os seus formatos e, por isso, essa escolha se torna tão difícil.Mas como o pessoal do HeavynRoll me fez um pedido tão bacana decidi que vou, pelo menos, tentar, e fiz isso pensando nos discos que mais marcaram minha vida. Aqui vai (sem ordem específica - exceto pelo primeiro):"

THE BEATLES - "Abbey Road"

Me lembro de segurar esse disco em vinil quando era criança. Meu pai tinha ele, provavelmente desde o lançamento e eu simplesmente era fascinado por tudo relativo àquele disco. A capa, a música, tudo era muito novo e muito incrível. Ficar sentado na frente do toca discos de rack do meu pai ouvindo esse disco é o primeiro contato que me lembro de ter com música e por isso guardo esse disco com tanto carinho até hoje.




BLINK 182 - "The Mark, Tom And Travis Show"

Esse foi literalmente um disco que eu ouvi até ele estragar. Quando eu estava começando a tocar guitarra um dos primeiros desafios que tive foi aprender o máximo de músicas possíveis do BLINK 182 e esse foi o disco que eu usei para aprender. Nunca vou esquecer da alegria de conseguir tocar "Dammit" e "Adam’s Song" pela primeira vez.





BACKSTREET BOYS - "Millenium"

Sei que parece muito estranho, mas os BACKSTREET BOYS foram um dos primeiros grupos de música que eu realmente gostei na minha vida. Eles me lembravam uma versão muito melhor de um grupo que meu pai adorava, os BEE GEES - provavelmente por causa das harmonias de várias vozes. Sempre me impressionou como eles eram afinados cantando em um grupo enorme e, parando pra pensar me impressiona até hoje! Vale muito a pena botar o preconceito de lado e ouvir esse disco, pois ele é sensacional e foi o marco de uma geração.


LINKIN PARK - "Hybrid Theory"

Depois de um longo periodo de tédio nas férias de 2001, decidi uma loja de discos e perguntei para o dono o que tinha de novidade. Esse foi o disco que ele me ofereceu (e o primeiro que comprei por vontade própria) e eu imediatamente me apaixonei. Nunca tinha ouvido uma banda tão pesada e moderna naquela idade e aquilo me mudou profundamente. Além do que a mistura barata de hiphop com heavy metal me pareceu muito interessante. O riff de guitarra da música "One Step Closer" foi o que deu vontade de aprender a tocar guitarra.



PINK FLOYD - "Wish You Were Here"

Sei que a maioria das pessoas provavelmente escolheria "The Dark Side Of The Moon" (inclusive eu), mas escolhi esse disco pela importância que ele teve para mim como guitarrista. Na época em que ouvi ele pela primeira vez eu era fissurado por IRON MAIDEN e achava que nada poderia ser melhor ou mais bem tocado do que aquilo, até que um amigo me disse “Tu pode tocar quantas notas por segundo tu quiser, mas só vai me impressionar o dia que compor um solo como o de "Shine On You Crazy Diamond".“ - até hoje não sei se consegui impressionar ele ou não…



IRON MAIDEN - "Somewhere In Time"

Falando em IRON MAIDEN, não podia deixar de citar uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos. Nunca vou esquecer do dia em que comprei esse disco e botei no meu CD Player da época. Aquilo foi uma experiencia incrível que eu queria muito poder repetir. Para mim esse é um dos melhores (se não o melhor) disco de rock/metal progressivo de todos os tempos. E, sim, eu disse progressivo…





DREAM THEATER - "Metropolis prt 2: Scenes From A Memory"

Foi com esse disco que eu conheci uma das maiores influências que eu tive e que se mantem até hoje. Me convidaram para cantar em uma banda e a gente iria tocar as três primeiras músicas do "Scenes From A Memory". Eu tinha 14 ou 15 anos na época e ouvir aquilo foi tipo encontrar Deus. Nunca tinha ouvido nada tão impressionante em todos os sentidos que a gente possa aplicar na música. Amo esse disco com todas as minhas forças e acho que é um “must have“ na coleção de qualquer pessoa que goste de rock/metal progressivo.



SYSTEM OF A DOWN - "Mesmerize"

Um outro disco que marcou minha adolescência. Sempre achei a música do SOAD impressionantemente estranha e boa e esse é o melhor trabalho deles, na minha opinião. É um disco pra se ouvir do início ao fim e botar no repeat.







OPETH - "The Roundhouse Tapes"

Lembro de que da primeira vez que ouvi OPETH não gostei. Um amigo me emprestou o DVD Lamentations e eu achei chato e deprimente. Mais para o final do DVD entravam as músicas com guturais que fizeram eu gostar menos ainda. Claro, eu tinha meus 15 anos e era fissurado por ANGRA e outras bandas de metal melódico. Uns bons 4 anos depois esse disco chegou nas minhas mãos (até hoje não lembro como) e resolvi dar outra chance. E ouvir isso mudou minha vida e minha concepção musical. Uma música extremamente pesada, mas ao mesmo tempo melodiosa e sensível, com harmonias complexas e temas marcantes. Não consegui desde então botar um defeito nessa banda e espero que eles continuem assim para sempre.


FOO FIGHTERS - "Wasting Light"

Depois de passar pela fase das Boybands, do Nu Metal, do Punk Rock, do Metal Melódico, do Metal Progressivo e do Metal Extremo esse foi o disco que me fez voltar às minhas origens na música. Aqui eu encontrei tudo que eu mais gostava quando era criança nas músicas dos THE BEATLES: uma simplicidade que soa incrivelmente perfeita. Esse disco revolucionou de novo o jeito como eu via música. Estava cada vez mais interessado em entender como as bandas podiam soar tão complexas com harmonias incríveis e solos longos, mas esse disco fez eu ver que no fim do dia o que importa é o quão bem a música faz o ouvinte se sentir. Seja ela complexa como Jazz ou simples como o Punk Rock, música tem que, antes de tudo, ser boa pro ouvinte.





Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário