[Resenha] ELECTRIC BLUES EXPLOSION - "Strenght to Go On" (2013)

(Editor / Redator / Músico)
----------------------------


Rodrigo Campagnolo é um daqueles músicos versáteis que já fez de tudo em sua carreira musical, do pop rock, hard rock ao heavy metal. Mas há alguns anos seu foco tem sido o blues,.. quer dizer, o hard blues. Isso mesmo, podemos definir desta maneira o som feito pelo ELECTRIC BLUES EXPLOSION, pois apesar de ser basicamente rhythm and blues, os elementos do hard rock e do classic rock pesado dos anos 70 está muito presente nas composições de "Strenght to Go On", obviamente, pela bagagem de influências do guitarrista e mentor da banda e também por seu incrível e incontestável virtuosismo.
O trabalho é um box composto de um CD com 11 faixas, sendo uma delas regravação da música “House Of Beer” da banda EXIT11 em versão acústica/blues. O CD foi gravado nos estúdios da Acit, em Caxias do Sul (RS), mas algumas linhas de guitarras e baixos adicionais foram gravados no home-studio do vocalista e guitarrista Rodrigo Campagnolo (Just a Gigolo Studio) e teclados gravados no home-studio do tecladista Graziano Anzolin. A mixagem e masterização ficaram a cargo de Juliano Boz e Rodrigo Campagnolo no Digital Master, Em Caxias do Sul. 
Também conta com um DVD com a execução de 14 músicas em um repertório que contempla quase todas as faixas do presente álbum como também sons do primeiro trabalho da banda, "Draw the Line" (2011). Este foi gravado ao vivo na sala de teatro Prof. Valentin Lazarotto, Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. Tanto o CD quanto o DVD, além de Rodrigo Campagnolo na guitarra e vocal e Graziano Anzolin nos teclados, teve Nino Henz no baixo e César de Campos na bateria.

Os destaques do CD já começam pela faixa título, "Strenght to Go On", que abre o trabalho com um riff formidável, bem ao estilo dos bluseiros setentistas, e você já percebe a qualidade absurda da produção, onde tudo soa limpo e definido, desde as guitarras levemente distorcidas aos teclados hammonds.
Depois vem uma das melhores composições que já ouvi de uma banda brasileira, "Cowboy Hat", ela é suave mas com peso no momento certo. Melódica, tem harmonizações com slides e um belíssimo violão preenchendo ao fundo, uma mistura de hard rock com folk e blues. E a voz de Campagnolo, meu amigo, o cara tá cantando demais! Você pode conferir a versão ao vivo tirada do DVD no vídeo abaixo.
"Drawned Again" é fankeada e com um ótimo swing, lembrando trabalhos do DEEP PURPLE no Mark3, inclusive no ótimo timbre de guitarra ao estilo Richie Blackmore e nos moogs e efeitos de teclados. Sonzeira!
A velocidade vem em "Just Fine", um suffle andante que quase chega a um R&B Soul. Mas o que chama a atenção neste som são os duetos entre guitarra, baixo e teclados e os ótimos fraseados, sem contar no solo de tirar o fôlego, que aliás, é uma constante em todo o álbum, já que Rodrigo Campagnolo é um dos melhores  e mais criativos guitarristas brasileiros de sua geração.
O violão de 12 cordas aparece na atmosférica "For So Long", uma semi balada cadenciada que alterna entre a calmaria e o peso, uma música para momentos de reflexão.
"House of Beer" é uma música do EXIT11, antiga banda de heavy metal de Campagnolo, mas aqui, a sonoridade está longe do peso das guitarras, muito pelo contrário, ela ganhou um ritmo mais shuffle e tocado apenas com violão e harmônica, a cargo do convidado especial Toyo Bagoso, na levada temos o wachboard de Vini Rocha.



O ELECTRIC BLUES EXPLOSION é uma daquelas bandas agradáveis de escutar, para aqueles que, como eu, não são tão fãs do blues raiz, que gostam de diferenciais nos redundantes riffs do estilo, "Strenght to Go On" é uma excelente pedida. Além deste lado bluesy, as composições do álbum também apresentam influências do soul, funk e, claro, hard rock, lembrando sons de bandas do chamado classic rock dos anos 70, como DEEP PURPLE, URIAH HEEP e THIN LIZZY, que faziam exatamente esta mistura.
Esta é uma resenha apenas do CD, já que o DVD, na verdade, é uma somatória de tudo que já disse só que com os músicos mandando ver ao vivo, e muito bem por sinal. Aliás, a formação atual (2015) do ELECTRIC BLUES EXPLOSION não é mais a deste trabalho, hoje é Campagnolo, junto com Lucas Rodrigues na bateria e Joce Cristóvão no baixo.
Um trabalho excepcional e que merece respeito. Recomendo!!

===============================================
ELECTRIC BLUES EXPLOSION - "Strenght to Gon On" (2013)
tracklist
01. Strenght to Go On
02. Cowboy Hat
03. Drawned Again
04. Lines in the Sand
05. Just Fine
06. Tell Me
07. For So Long
08. Back to You
09. Point of View
10. House of Beer
11. Spittin´ Out

Line-up
Rodrigo Campagnolo - voz, guitarra
Graziano Anzolin - teclados
Nino Henz - baixo
César Campos - bateria

Participações
Toyo Bagoso - harmônica
Vini Rocha - wachboard

Link





Comentários

Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul