TOP 10 Álbuns Marcantes - SASHA Z

[ESPECIAL]

SASHA Z - UNDERLOAD











GUNS N ROSES - "Live Era"

Foi o primeiro CD que eu tive. Já era fã de GUNS e devia ter uns 11 anos quando este álbum caiu nas minhas mãos. O impacto foi muito grande. Normalmente prefiro escutar registros de estúdio, mas a energia capturada aqui é de outro mundo! Reunindo versões ao vivo de todas as principais músicas da banda, foi o único disco que escutei por uns 2 anos. É uma síntese da melhor fase do GUNS N ROSES. Esse álbum foi muito marcante pra mim.




GUNS N ROSES - "Appetite for Destruction"

Com um timbre de guitarra que é referência até hoje, este álbum conta com uma banda inspiradíssima. Poucas faixas não viraram hits. É o som das ruas, diretamente do coração da cena hard rock de Los Angeles. Foi polêmico e inovador desde o lançamento. Os solos de guitarra são obras a parte e tenho o SLASH como ídolo desde a primeira vez que ouvi este disco.





BLACK SABBATH - "Paranoid" 

Não considero este álbum o ápice da discografia do SABBATH, mas com toda certeza foi o que mais me marcou. A banda já estava mais madura em relação ao seu primeiro lançamento e soa muito bem nas 8 faixas. A sonoridade encontrada aqui é uma espécie de heavy blues. É única! TONY IOMMI já mostrava seu talento em desenvolver riffs épicos como "Iron Man", "Paranoid" e "Electric Funeral". Junto com o primeiro disco do BLACK SABBATH, este álbum ajudou a forjar um novo estilo, o que não é pouca coisa.



OZZY OSBOURNE - "Bark at the Moon" 

A carreira solo do Ozzy contou com grandes guitarristas e grandes álbuns. "Bark at the Moon" é o meu favorito. Comprei esse disco no formato vinil, em um sebo, e o escutava na íntegra todas as tardes por um longo período de tempo. O guitarrista aqui é JAKE E. LEE, e sou muito fã dos riffs, solos, melodias e climas que ele desenvolveu para este trabalho. É muito original e na minha opinião, um tanto subestimado.




DREAM THEATER - "Images and Words" 

Esse disco é uma obra prima! Talvez o álbum que eu mais tenha escutado na vida. JOHN PETRUCCI é um dos meus guitarristas preferidos e cada nota neste trabalho está no lugar certo. Seria injusto não citar a qualidade individual de cada músico, mas é no conjunto e nas composições que este trabalho se destaca.






DREAM THEATER - "Awake"

Mais pesado e dinâmico que o antecessor, "Awake" é mais um trabalho inspirado. Gosto de todas as músicas e aqui o destaque vai pra performance vocal de JAMES LABRIE, que simplesmente destrói! A complexidade do álbum faz com que algo novo seja descoberto em cada audição, e sempre curti essa característica. Por alguns anos eu só queria saber de DREAM THEATER. Foi nesta época e graças a estes discos que me apaixonei pelo estudo de guitarra.




DEEP PURPLE - "Machine Head" 

Este não poderia faltar na lista. É um clássico! Gosto muito da forma que o blues encontra o rock em faixas como "Maybe I'm a Leo" e "Lazy". A abordagem de RICHIE BLACKMORE nos riffs e solos me influência bastante. São raros os álbum em que todas as músicas impressionam pela qualidade e inspiração. "Machine Head" é um deles.





AEROSMITH - "Get Your Wings" 

Me tornei fã de Aerosmith na época em que a programação da MTV ainda dava enfase ao Rock. Através dos clipes, conheci os principais hits da banda. Mas o que eu não sabia era que na década de 70 o som dos caras era um rock n' roll cru com forte influência de blues. Ganhei o "Get Your Wings" de presente e me surpreendi. Era como se estivesse escutando outra banda. Gosto muito das duas fases, mas este álbum foi muito marcante pra mim. Mesmo sem toda a produção, recursos de estúdio e os diversos parceiros de composição que se juntaram ao AEROSMITH nos álbuns mais atuais, o que se ouve é uma grande banda de rock! Muita energia, guitarras nervosas e arranjos que só os anos 70 pudiam proporcionar. Recomendo a todos escutar os primeiros discos e descobrir este "outro" AEROSMITH.

SLASH´S SNAKEPIT - "Ain't Life Grande" 

Na minha opinião, um dos melhores trabalhos do SLASH. O álbum conta com um time de primeira. Rod Jackson quebra tudo nos vocais! O timbre de guitarra é o meu favorito de todos os tempos.Reza a lenda que muitas destas faixas saíram de ideias não aproveitadas no GNR. O disco todo é bom, mas o ponto alto é a sinistra "Serial Killer". É um trabalho sensacional e que serve de referência pra mim até hoje.




BLACK COUNTRY COMMUNION - "I"

Das bandas que surgiram nos últimos anos, esta foi a que mais me impressinou. Começa pelo time: Na bateria JASON BONHAN (filho de John Bonham), nos teclados DEREK SHERINIAN (Dream Theater, Malmsteen), no baixo e vocal GLENN HUGHES (Deep Purple) e na guitarra o cara que mais tenho ouvido e admirado ultimamente: JOE BONAMASSA! No primeiro registro de esúdio dos caras o que se escuta é um rock clássico atualizado. Tem todos os ingredientes das grandes bandas que marcaram as décadas passadas. É uma pena que a banda tenha terminado. É uma das maiores influências que temos no UNDERLOAD e ajudou a direcionarmos o nosso som autoral. Quando ouço este álbum penso que é assim que quero soar. A produção de KEVIN SHIRLEY é mais um ponto a favor do disco. O trabalho como um todo é incríve!








Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário