TOP 10 Álbuns Marcantes - JOÃO PAULO PRETTI

[ESPECIAL]

João Paulo Pretti - ADDICTED TO PAIN

"Õlá, equipe Heavynroll e leitores! Eu sou João Paulo Pretti, vocalista e tecladista do ADDICTED TO PAIN, e eu fui convidado pelo Marco Paim para descrever 10 álbuns que me marcaram ao longo da minha trajetória na música! Obrigado pelo convite e eu espero que vocês gostem da minha lista!"






DESTRA - "Joe’s Rhapsody"

Essa é uma daquelas bandas injustiçadas, que você se questiona por que eles não alçaram voos mais altos. "Joe’s Rhapsody" é o melhor álbum de Prog Metal já feito no Brasil, e um salto de qualidade gigantesco em relação ao álbum anterior! Eu escutei esse álbum assim que foi lançado e eu lembro de ter ficado extasiado por conta da história. Esse álbum narra a história de "Joe" e o modo como ele viveu a vida em meio ao tráfico de drogas e as consequências disso, e se encerra de modo emocionante com o Evangelho de Jesus Cristo. Destaque para o vocalista RODRIGO GRECO e para a música "One Last Pray".


HELLOWEEN - "Chameleon"

Está certo, "Chameleon" foge totalmente do som tradicional da banda, inclusive por conta do nome e da capa do álbum. Mas essas músicas são fantásticas! Se engana quem pensa que a banda mudou o som por causa do vocalista MICHAEL KISKE, pois a maioria das músicas foram compostas pelo guitarrista MICHAEL WEIKATH. Eu lembro de ter escutado esse álbum com 13, 14 anos e na época esse álbum era importado, então eu escutava através de fita K7 mesmo! (Risos) É difícil destacar algumas músicas, pois o álbum inteiro é muito bom, com refrões e feeling acima da média, mas "First Time", "When The Sinner", "Revolution Now" e "I Believe" são músicas primorosas. Vale a pena escutar sem preconceito.

PINK FLOYD - "The Division Bell"

É até vergonhoso o que eu vou dizer, mas eu só fui conhecer esse álbum no ano passado, através do FÁBIO CARITO, baixista do ADDICTED TO PAIN, que é viciado em PINK FLOYD... E que álbum! Para mim, "The Division Bell" compete de igual com os maiores álbuns da banda, sem pestanejar! Não tem uma só música ruim, e sempre que eu o ouço, tem que ser de ponta a ponta, sem pular uma música sequer! (Risos). Eu já caí na besteira de tentar interpretar "High Hopes", que certamente é a melhor música do álbum, além de ser a última das onze faixas. Para quem gosta de viajar acordado, certamente "The Division Bell" conseguirá fazer você ir até a lua e voltar! (Risos)

BON JOVI - "New Jersey"

Se tem alguém que sabe fazer refrões grudentos são JON BON JOVI e RICHIE SAMBORA, ou pelo menos sabiam, pois os últimos álbuns... Bem, melhor deixar para lá... Eu lembro de ter escutado muito esse álbum durante a adolescência. Tanto as músicas pesadas como as baladas são grudentas, como "Living In Sin" e "I’ll be There For You", além da produção, que pelo menos para a época, era algo muito moderno, mas para mim, até hoje, esse álbum soa forte e pesado.




GUNS N ROSES - "Appetite For Destruction"

Eu nem sei como descrever o que significou este álbum na minha adolescência. Foi com ele que eu realmente quis ser músico e vocalista, principalmente depois de assistir INCANSAVELMENTE os dois shows de Tóquio no Japão em fita VHS! (Risos). Sobra atitude e ousadia nesse álbum, com letras fortes, riffs agressivos e melodias pegajosas, como em "Welcome To The Jungle" e "Paradise City", apesar de ser covardia não citar o restante das músicas. Além disso, a capa original do álbum, que foi censurada em alguns países, representa fielmente essa atitude e ousadia que as músicas carregam no álbum inteiro. O ponto baixo foi o mega sucesso, que trouxe consigo egos inflados, brigas constantes e a já conhecida ruptura dos membros originais.

SKID ROW - "Slave To The Grind"

Se existe algum álbum de Hard Rock mais pesado que "Slave To The Grind", eu não conheço. Tudo aqui soa como um tapa na cara de quem estava indo na contramão da cena por causa do Grunge. Músicas pesadas, agressivas, riffs cortantes, refrões cativantes e SEBASTIAN BACH destruindo tudo, no bom sentido! (Risos). Já deu para perceber que eu gosto bastante de baladas, e "Slave To The Grind" trouxe "In A Darkened Room" e "Wasted Time", que beiram a perfeição através da melancolia. Mas não dá para não citar Monkey Business, "Slave To The Grind", "The Threat" e "Psycho Love" como músicas clássicas da carreira promissora, que só perdurou por mais alguns anos, infelizmente...

EDGUY - "Mandrake"

No meio Heavy Metal, o que eu disse sobre o BONJ JOVI se aplica para TOBIAS SAMMET. Pelo menos para mim. TOBIAS sabe como compor melodias marcantes, refrões grudentos, e foi a partir de "Mandrake" que a carreira do baixinho realmente decolou. Músicas como "Tears Of A Mandrake", "Jerusalem", "The Pharaoh" e "Painting On The Wall" são exemplos disso, além da produção, feita por ele mesmo, que até hoje soa atual. Para quem gosta de Power Metal, não dá para deixar "Mandrake" fora da lista, e na época esse foi um dos álbuns que eu mais escutei.


SHAMAN - "Ritual"

Como é gostoso quando você se sente ansioso por algo bom, esperando por algo bom! E foi assim que eu esperei esse álbum, tamanha expectativa que foi colocada em cima dele! (Risos). "Ancient Winds" é a melhor introdução que eu já ouvi, lembrando trilhas sonoras de filmes, me deixando ainda mais ansioso pela música principal, "Here I Am"... E que música fantástica! Além dela, sobra inspiração em "Distant Thunder", "For Tomorrow" (melhor música do álbum), "Over Your Head" e "Fairy Tale", que para mim é a melhor balada já feita por ANDRÉ MATOS! A capa também é fantástica, uma das capas mais lindas que eu já vi! Depois de "Ritual" a farofa deu uma azedada, infelizmente...

DREAM THEATER - "Images & Words"

"Scenes From A Memory" é mais maduro, mais completo, mas foi com "Images & Words" que eu entrei no universo desses caras. E não foi fácil digerir, pelo menos no começo, mas depois... Se tornou viciante! (Risos). Que solo cheio de feeling é aquele de "Another Day"?! E a energia de "Take The Time"?! Além das técnicas "Pull Me Under" e "Under A Glass Moon", que talvez seja a melhor música do álbum. Nessa época e até em "Awake" a banda estava com a faca entre os dentes, cheio de energia. Foi muito legal ve-los nas paradas de sucesso através de músicas longas e complexas. Certamente "Images & Words" é o álbum mais aclamado para quem gosta desse tipo de música.

NIGHTWISH - "Oceanborn"

Se tem alguém que me influenciou bastante como tecladista, foi o gênio inquieto TUOMAS HOLOPAINEN e ainda através desse álbum. Eu ainda era novo, eu tinha uns 14, 15 anos quando eu comecei a escutar "Oceanborn" e toda a melancolia, dramaticidade, misturado com a voz doce de TARJA TURUNEN. As baladas são perfeitas, até hoje conseguem me tocar profundamente, mas também há de destacar músicas como "Stargazers", "Devil & The Deep Dark Ocean", "Sacrament Of Wilderness" e "The Pharaoh Sails To Orion". Para mim, NIGHTWISH continua sendo uma das bandas mais originais dos últimos 20 anos.


Links: 
www.addictedtopain@addictedtopain.com.br






Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário