EXTERMINA: Fernanda Terra - “Quando se tem vontade a gente arruma força para realizar até dar certo.”.

Por GERALDO ANDRADE
(Redator / Headbanger)
----------------------------

Ela é uma das melhores bateristas do Brasil. Já tocou em várias bandas, e acaba de formar uma nova banda chamada EXTERMINA. Estou falando de Fernanda Terra, baterista, professora e pintora. Numa conversa muito legal, ela falou da sua nova banda, de seus projetos e outros assuntos muito interessantes. Vale conferir!

HEAVYNROLL - Fernanda, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista:

FERNANDA - Opa, tudo ótimo! Eu que agradeço mais uma vez!

HEAVYNROLL Fale um pouco da sua nova banda, EXTERMINA. Como surgiu a ideia de monta-la?

FERNANDA - Estava querendo começar um trabalho novo e diferente dos que eu já tive apesar de ser mais uma vez banda com garotas, dessa vez é em português, pra todo mundo entender de cara as letras. Coisa que eu já tava querendo fazer faz algum tempo, mas não achava vocal que topasse fazer esse trabalho.

HEAVYNROLL - Qual é a formação da Extermina?

FERNANDA - TAMY CASTRO no vocal, CLÁUDIA MAIA no baixo, GABI SUYAMA na guita e eu na batera.


HEAVYNROLL - Quem for ao show da banda, vai encontrar o que no set list?

FERNANDA - Musica autoral! Mas também covers do DEATH, PANTERA, SEPULTURA...

HEAVYNROLL Falando em show, como está a agenda da banda?

FERNANDA - Estamos com algumas datas no começo de 2015, mas o foco é gravar.

HEAVYNROLL Você já participou de várias bandas. Como é começar tudo do zero novamente?

FERNANDA - Estou acostumada (risos). Quando se tem vontade à gente arruma força pra realizar até dar certo.

HEAVYNROLL Você está começando agora com a EXTERMINA, mas isso não quer dizer que você esteve parada. Você tem vários projetos, pode falar deles?

Quadro pintado por Fernanda Terra
FERNANDA - Em 2014 eu comecei a fazer vídeos drum cover pro youtube. Foi bem legal o resultado e pretendo continuar mesmo com a EXTERMINA fazendo vários shows. Continuei com os Workshops e como entrei na Yamaha comecei a fazer workshops com bateria eletrônica também. Estou como batera sub no DETONATOR E AS MUSAS DO METAL. Estou com um projeto numa banda de folk rock, mas ainda não posso falar muito, mas tenho news em breve. Tem algumas novidades que vou contando no decorrer do ano.

HEAVYNROLL Tenho visto que você anda pintando uns quadros, o que você pretende fazer com eles?

FERNANDA - Eu desenho há muito tempo, muito antes de começar a tocar, e desde 2003 eu pinto quadros, tenho várias telas, mas ano passado comecei a pintar músicos que eu admiro pra uma exposição que provavelmente vai ser esse ano.

HEAVYNROLL Outro lance que acho muito bacana é os vídeos (Drum Cover), que você está sempre lançando. Como os do PANTERA, SEPULTURA e SYSTEM OF A DOWN. Pode comentar sobre eles?

FERNANDA - Deu uma grande visibilidade pro meu trabalho, foi um resultado bem positivo. Pretendo continuar fazendo em 2015. Quem quiser procurar pelos vídeos é só procurar no youtube "Fernanda Terra Drum cover". Devo gravar um vídeo novo em breve, to escolhendo a música ainda. Aceito sugestões.



HEAVYNROLL Você é endorse de quais marcas?

FERNANDA - Hoje em dia to com as marcas de pratos Paiste, bateria acústica Sonor, bateria eletrônica Yamaha, baquetas Alba, loja Casa dos Bateristas e camisetas Owl.

HEAVYNROLL Qual é a importância dos worshops ou workshows, para os músicos hoje em dia? 

FERNANDA - Para mim sempre foi importante, desde que estava começando a tocar sempre fui uma rata de workshop, to em todos mesmo que seja de outros instrumentos, sempre tenho o que aprender e às vezes ainda rola contato direto com o músico. Eu acho muito importante e sempre que posso estou presente.

HEAVYNROLL A Expomusic, que acontece todo ano na cidade de São Paulo. Como é participar de uma feira dessa envergadura? Um verdadeiro “paraíso” para músicos. 

FERNANDA - É um privilegio ter essa feira na minha cidade. Eu adoro, é um evento que todo musico tem que participar, acho importante pra negociar, expor trabalho, encontrar outros músicos e ter contato com os fãs.

HEAVYNROLL Nesse ano, você foi para NAMM2014, que aconteceu nos EUA. Lá você encontrou músicos como Dave Lombardo, Nick Menza, Frank Bello, Vinnie Paul e tantos outros. Como é essa troca de experiência, com feras desse nível?

FERNANDA - A NAMM é mais interessante, pretendo voltar muitas vezes lá... É bem maior que a nossa feira e não é aberta ao público, a maioria dos músicos grandes vão pra lá. Tive contato com esses grandes músicos, o acesso é fácil. Foi muito foda! Sem falar nas festas e shows ao redor da NAMM... Foi tudo incrível!

HEAVYNROLL E a professora Fernanda? Muitos alunos?

FERNANDA - 2014 foi um ano bem legal em relação às aulas, hoje estou com muitos alunos de todas as idades vai de 4 a 64 anos. Dou aula no Instituto Everdream, Lado B musical e particular.

HEAVYNROLL Você participou do Girls Rock Camp Brasil, que é um acampamento de férias, para meninas, onde elas terão vivências musicais. Como é participar de algo tão bacana assim? 

FERNANDA - É muito legal ensinar e iniciar as crianças ao mundo da música, todas as pessoas que trabalharam no evento saíram de lá com a mesma boa sensação pós Rock Camp. Vale muito a pena. Em Janeiro agora vai ter a terceira edição brasileira e minha banda, EXTREMINA toca no dia 21 por lá.

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

FERNANDA - Galera valeu a força! Apareça aos shows! 2015 tem muita novidade... Se você tem um sonho corra atrás dele! Não perca tempo competindo com quem aparece mais que você porque provavelmente essa pessoa está na frente por não estar jogando e sim fazendo com amor. É isso aí, faça com feeling, pratiquem, respeitem o próximo, respeitem a si mesmo e sucesso onde quer que seja! 

Links




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário