KRISIUN: Alex Camargo - “Essa energia que vêm diretamente do público é a força principal que nos motiva”

[ENTREVISTA] Por GERALDO ANDRADE


Sábado, 13 de Dezembro, vamos ter um Festival em Caxias do Sul/RS, que vai entrar para a história da cidade, o 1º Hell’s Gate Metal Fest, com as bandas SCRAPER HEAD, THE SCEPTIC, TORTURE SQUAD e KRISIUN. Conversei com o vocalista e baixista de uma das maiores bandas de Death Metal do mundo, uma das atrações do festival, um cara que dispensa apresentações: Alex Camargo, do KRISIUN. Ele falou da expectativa de voltar a Caxias do Sul, do Rock In Rio, do Rio Grande do Sul, de futebol. Vale conferir!

HEAVYNROLL - Em primeiro lugar, muito obrigado por atender o Heavynroll:

ALEX - Eu que agradeço pela oportunidade.

HEAVYNROLL Foi confirmado um festival que vai entrar para a história, aqui no Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul, o 1º Hell’s Gate Metal Fest, com o TORTURE SQUAD, TTHE SCEPTIC, KRISIUN e SCRAPER HEAD. Qual a expectativa de tocar na serra gaúcha?

ALEX - A expectativa é sempre muito boa, sempre fomos muito bem recebidos em Caxias, Temos grandes amigos por lá, Caxias sempre revelou grandes bandas e músicos, Desde a época do FEAR RITUAL, ANESTHESIA, PREDATOR...

HEAVYNROLL - Os headbangers gaúchos estão “enlouquecidos” na espera desse festival, vai movimentar pessoas de várias cidades gaúchas. Isso é um gás a mais, para subirem no palco e “quebrarem” tudo? 

ALEX - Com certeza, estamos sempre motivados para tocar. Essa energia que vêm diretamente do público é a força principal que nos motiva. Estamos encerrando a turnê do "Great Execution", Acredito que foram mais de 200 shows ao redor do mundo, recentemente voltamos da Austrália e Japão, e pela primeira vez no oriente Médio, os shows foram incríveis e vamos trazer essa "vibe" dessa turnê completa para os shows ai no Rio Grande.

HEAVYNROLL O que podemos esperar do set list do show?

ALEX - A gente deu uma mudada nos últimos shows, estamos tocando algumas musicas do "Conquerors" que não tocávamos há muito tempo, assim como outras músicas também, Vai depender do dia, se o pessoal pedir alguma a gente pode tentar tocar.

HEAVYNROLL A última vez que vocês fizeram show em Caxias do Sul, foi em 2012, com uma casa lotada de headbangers. Quais lembranças daquele show? 

ALEX - Como eu falei, sempre fomos muito bem recebidos em Caxias, Não somente sobre esse show de 2012, mas todas as outras vezes, Acredito que já tocamos em Caxias umas 5 ou 6 vezes, temos muito orgulho em poder retornar e sabermos que a cidade sempre nos deu a oportunidade de podermos voltar e fazer nosso show.

HEAVYNROLL Tive a oportunidade de acompanhar um pouco essa passada de vocês por Caxias do Sul. E notei, que apesar de vocês serem considerados uma das maiores bandas de death metal do mundo, vocês são uma banda sem “frescura”, sem “estrelismo”. E o público também nota e admira muitos vocês por isso. Pode comentar esse jeito KRISIUN de ser? 

ALEX - Buenas, quem nos conhece desde o princípio sabe que somos pessoas simples, de origens simples. Me sinto honrado quando as pessoas se deslocam para assistir nosso show, quando tenho a oportunidade é sempre um prazer rever grandes amigos, "A vida não vale nada se não se tem tradição”.


HEAVYNROLL Caxias do Sul é uma cidade do interior, qual a sua opinião sobre o interior estar ficando com uma cena muito forte. Bandas como NERVOSA, HIBRIA, e agora em Dezembro, KRISIUN e TORTURE SQUAD, muitas vezes não tocam na capital, fazendo uma ponte direta para as cidades do interior?

ALEX - É muito importante com certeza, fora Porto Alegre, das cidades do RS, Caxias é o lugar aonde mais tivemos a oportunidade de tocar. Muito bom para a cidade e os headbangers locais e da região, isso prova a força do metal da cidade e das bandas locais também.

HEAVYNROLL Vocês estão fora do Rio Grande do Sul, já faz um bom tempo (a banda é de Ijuí/RS). De fora, como você vê a atual cena rock/metal do nosso Estado?

ALEX - Eu acredito que o RS sempre foi berço de grandes nomes da música, não somente de metal, mas de outros estilos também, como a música regional. Nossa primeira influência foi o ASTAROTH, depois veio o LEVIAETHAN.

HEAVYNROLL Um show histórico do KRISIUN foi ao Rock In Rio, em 2013, como foi levar pela primeira vez o death metal, para um dos maiores festivais de musica do mundo? 

ALEX - Bom, na verdade foi emocionante, o RnR tem seu perfil, algumas pessoas torcem o nariz por não ser um festival 100% metal. Para a gente foi uma grande conquista, pela primeira vez o Death Metal brasileiro tomou de assalto esse festival, que já teve no seu cast grandes nomes em sua melhor forma, AC/DC, IRON MAIDEN, OZZY, SCORPIONS, JUDAS PRIEST entre outros, assim como dividir o palco com os mestres do thrash DESTRUCTION. Na hora do nosso show abriu uma roda de uns 100 metros de lado a lado, a poeira levantou e a resposta do Publico foi brutal, foi um grande dia para o KRISIUN.

HEAVYNROLL Antes de Caxias do Sul, vocês vão ter passado por Japão, Nova Zelândia, Austrália, Emirados Árabes e Colômbia. Como está sendo essa tour histórica?

ALEX - Foi muito boa, o publico tem nos apoiado em todos esses lugares, é sempre muito bom tocar na Colômbia, foi um grande momento viajar para lugares tão distantes e poder levar nosso som, a recepção foi maravilhosa, a viagem é cansativa, mas vale a pena, chegamos semana passada e já estamos recuperados para detonar Caxias do Sul.

HEAVYNROLL O último álbum de vocês foi à obra-prima “The Great Execution”, de 2011. Para quando podemos esperar o novo álbum? Parece que já tem algumas músicas prontas?

ALEX - Sim, já estamos trabalhando no novo material, na verdade já esta bastante adiantado, acredito que vamos gravar em março 2015, para ser lançado em Julho/agosto 2015.



HEAVYNROLL Você, Max e Moyses, já estão na estrada há 25 anos. São irmãos, como é essa convivência nesses anos todos?

ALEX - Eu acredito que depois de todos esses anos o fato de sermos irmãos nos favoreceu, praticamente todas as bandas tem problemas de formação por discórdias ou diferenças, fomos educados juntos e crescemos juntos ouvindo praticamente as mesmas bandas, cada um tem seu gosto musical, mas todos temos em comum o prazer em tocar esse estilo de musica, isso é muito importante, passamos por muitas coisas juntos, bons e maus momentos, isso fortaleceu o respeito entre a gente, isso também ajuda na convivência.

HEAVYNROLL Uma coisa que admiro em vocês é o orgulho de ser gaúcho, das suas raízes. Em todas essas tours pelo mundo, sobra tempo para o churrasco e visitar a família aqui no Rio Grande?

ALEX - Sempre que posso eu visito a minha mãe, infelizmente esse ano que passou não tive muitas oportunidades, minha mãe tem vindo mais a SP do que a gente para o RS. Mas claro, quando sobra um tempo é sempre uma alegria visitar minha terra de origem.

HEAVYNROLL Também sei que vocês, como eu, são colorados, torcedores do “Campeão de Tudo”, o Internacional. Vocês acompanham os jogos do time?

ALEX - Com certeza, na veia, tradição de família, é muito mais do que futebol, crescer torcendo pelo time da tua cidade/estado e um dia ver esse time ser campeão do mundo entre outros títulos, é uma alegria imensurável, sempre acompanho, infelizmente não tenho ido a jogos, mas já fui muitas vezes ao Beira-Rio, falando nisso o grande "Morcego" (Evandro Brito (Hammer 67, Fear Ritual)), conhecido guitarrista ai de Caxias, me presenteou com uma camisa da torcida camisa 12, com a qual eu assisti muitas glórias do Inter, derrotas também... o que importa é fidelidade na vitória ou derrota,tenho muitos amigos Gremistas,brincadeiras à parte procuro não misturar as coisas,aqui é Inter na veia e no coração.

HEAVYNROLL 2014 está chegando ao seu final, o que podemos esperar do KRISIUN em 2015? Quais os planos da banda? 

ALEX - Bom, o novo álbum será prioridade, estamos para fechar com um dos maiores produtores de Death Metal para a gravação do álbum, fiquem ligados, já temos duas turnês de festivais na Europa para o verão, depois vamos programar as turnês para o novo álbum.

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll: 

ALEX - Obrigado pelo apoio e por lerem a entrevista, valeu Geraldo, abraço.

Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário