GISELA NITZSCHE (Fotógrafa): “Tento passar em forma de foto, aquilo que realmente vejo e sinto no momento que vou clicar.”.

[ENTREVISTA] Por GERALDO ANDRADE

Continuando mostrar o que acontece por trás de um show de rock and roll, o Heavynroll foi conhecer um pouco mais a fotógrafa caxiense GISELA NITZSCHE. Quem nunca viu aquela menina de cabelos vermelhos, com sua máquina fotográfica, em muitos shows em Caxias do Sul? Tivemos uma conversa muito legal, onde ela falou dos shows, de suas lindas fotos, da burocracia... Vale conferir! 

HEAVYNROLL - Quem é Gisela Nitzsche?

GISELA - Uma jovem de 20 anos, com personalidade forte e sonhos a realizar.

HEAVYNROLL - Quando começou seu interesse por fotografia?

GISELA - Durante a infância e a adolescência eu já demonstrava interesse pela fotografia (confesso que até uns 16 anos, era mais por ser fotografada). Durante a adolescência, gostava muito de clicar coisas (paisagens, pessoas e até objetos), que me despertassem interesse. Mas foi após ingressar no curso de fotografia da faculdade, que despertei um amor pela profissão. 

HEAVYNROLL - E o rock n roll? Como entrou na sua vida?

GISELA - Desde a infância, eu já era influenciada pelo estilo musical, meus pais, e amigos próximos da família escutavam alguns clássicos. Então, praticamente cresci ouvindo um pouco do gênero. Mas foi durante a adolescência que comecei a mostrar um interesse maior pelo Rock N’ Roll. 

HEAVYNROLL - Qual a primeira banda que você fotografou?

GISELA - Profissionalmente, a primeira banda que fotografei, foi a PARASITE KISS COVER. 

HEAVYNROLL - É difícil separar a fã da profissional fotógrafa?

GISELA - Quando é uma banda que eu gosto, é muito difícil! Em vezes é difícil acreditar que realmente estou em contato com os caras. Mas não tem como não “tietar” e deixar de pedir pra ser fotografada com eles. 

HEAVYNROLL - Além de fotografia de shows, quais outros tipos de foto você faz?

GISELA - Atualmente, eventos em geral e fotografias pessoais (books, ensaios fotográficos).


HEAVYNROLL - Como é todo o trabalho para fotografar shows? A parte burocrática.

GISELA - Fotografo para uma produtora, então, tenho uma credencial que me permite acesso livre ao palco, camarim e público, o que facilita o trabalho. Fotografo a galera e a banda antes e durante os shows, com liberdade para registrar o evento completo. 

HEAVYNROLL - Qual foi o melhor show que você fotografou?

GISELA - Até agora, o show da banda Rosa Tattooada. Tanto em questão de entrosamento com os caras da banda, quanto à disponibilidade que eles apresentam para serem fotografados.

HEAVYNROLL - Cite alguns trabalhos, quais artistas você fotografou?

GISELA - Poucos, por enquanto. Fotografei as bandas PARAISET KISS COVER, ROSA TATTOOADA e NERVOSA. 

HEAVYNROLL - Tem algum artista que você quer muito fotografar?

GISELA - Têm vários! MARKY RAMONE com certeza é um sonho fotografar. Assim como adoraria fotografar METALLICA, TEQUILA BABY, MATANZA, ESTEBAN TAVARES, TAYLOR MONSEN, entre muitos outros. 


HEAVYNROLL - Tem muito profissional que proíbe o uso de suas fotos sem autorização, o que tu acha disso?

GISELA - Particularmente, acho desnecessário. Hoje em dia vivemos numa época em que uma das atividades mais praticadas por todos é o ato de fotografar. Se for uma imagem que possa comprometer o profissional, ninguém tem o direito de expor. Mas, uma fotografia como outra qualquer, que em vezes até “divulga” o profissional, tem de ser aceita com gratificação. 

HEAVYNROLL - Acompanho teu trabalho pouco tempo, e já posso dizer, é fantástico! Você consegue mostrar através das fotos toda a emoção de um show musical. Como você consegue isso?

GISELA - Primeiramente, obrigada! Gosto que elogiem meu trabalho, isso me dá ânimo para continuar. Eu tento passar em forma de foto, aquilo que realmente vejo e sinto no momento que vou clicar, acredito que em vezes isso funcione. É como se meus olhos e a câmera fossem um só. Tento registrar da maneira que vejo acontecer. Eu penso que cada vez que alguém ver a foto tem que sentir quase o mesmo que sentimos no dia do registro. 

HEAVYNROLL - Onde podemos ver teu trabalho?

GISELA - Na minha página no facebook “Gisela Nitzsche Fotografia”, na página da produtora pela qual trabalho “Edena Produções”, ou no instagram como @_heroina.

HEAVYNROLL - Quem quiser contratar Gisela Nitzsche, como faz?

GISELA - Pode entrar em contato pelo e-mail giselanitzsche@hotmail.com, ou pelo telefone (54) 81476645.

HEAVYNROLL - Pra quem está começando agora nessa área da fotografia de shows, qual o conselho você dá?

GISELA - Dê o melhor de si, não veja a fotografia como um meio de ganhar dinheiro apenas, não leve na brincadeira, não tenha em mente que é só clicar um botão de qualquer jeito, porque isso aí qualquer um faz. Tente transmitir na foto, o que você sentiu naquele exato momento do show, explore o máximo possível o tempo que tiver para registrar o show, as diversas e “estranhas” caretas ou poses que o pessoal da banda faz. Não leve a fotografia como uma brincadeira, só para entrar no camarim da banda, por favor! Estude, absorva máximo que puder de aprendizado, porque não é fácil, mas quando se ama o que faz, é muito gratificante fazê-lo. 

HEAVYNROLL - Um recado para os leitores do Heavynroll:

GISELA - Seguindo o raciocínio da Sophia Velho, na entrevista de 2013, aproveitem o show, e deixem as fotos por nossa conta!






Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário