TERRIFY: Aurélio Cassina - "Estamos muito motivados para fazer um baita show"

[ENTREVISTA] Por MARCO PAIM

Outra banda que estará no cast do II Old School Metal Festival é o TERRIFY, banda de Caxias do Sul que lançou uma demo em 2004 chamada "Iron Battlefield" e boa repercussão na época. A banda se reúne novamente para esse festival, que tem a finalidade de revitalizar lendas do metal gaúcho e também dar espaço para novas bandas. Entrei em contato com o baixista da banda, Aurélio Cassina para saber mais sobre este momento, talvez, único, confira:

HEAVYNROLL – Tudo bem Aurélio? Em primeiro lugar, quero te agradecer por receber o Heavynroll.

AURÉLIO - Tudo certo! Melhor agora, que estamos chegando perto do festival. Eu que agradeço pela oportunidade de poder conversar com vocês e contar um pouquinho da nossa história.

HEAVYNROLL – Faltam poucos dias para o Old School Metal Festival e para surpresa de todos, o TERRIFY está no cast do dia 14. Como aconteceu o convite?

AURÉLIO - Então, desde quando eu vi que iria acontecer a primeira edição do festival, já fiquei com muita vontade de poder participar com a TERRIFY. A banda já tinha esse desejo de tentar se reunir e fazer alguns shows, mas sempre foi difícil. Alguns integrantes moram fora de Caxias, outros tem seus compromissos particulares, e por aí vai. Quando soube da realização da segunda edição, procurei todos os ex-integrantes da banda e conversei a respeito. Que seria uma ótima forma de comemorar os 10 anos do lançamento do nosso CD demo “Iron Battlefield”, gravado em 2004. A grande maioria se mostrou favorável, e então ofereci a possibilidade ao Fabian, que gostou da ideia. 

HEAVYNROLL – A banda irá se reunir só para esse show ou darão prosseguimento aos trabalhos?

AURÉLIO - Isso é uma coisa que ainda não sabemos. Estamos todos muito animados nos ensaios, com bastante vontade de fazer esse show. Mas ainda não temos uma resposta real para essa pergunta. Pode ser que continuemos como pode ser um encerramento da banda... Temos que esperar para ver o que vai acontecer. A minha vontade, é continuar. Vai depender dos outros.

HEAVYNROLL – Para refrescar a memória dos velhos headbangers e fazer-se conhecer para os novos, conte-nos a história do TERRIFY:

AURÉLIO -  A banda começou no ano de 2001, quando os 4 integrantes da formação original ainda estavam na escola. Gustavo (vocal/guitarra), Samuel (guitarra) e Rafael Froner (baterista) eram colegas. Antes mesmo de a banda começar, Gustavo e Samuel já tocavam juntos, com o intuito de um dia formar uma banda. Eu fui o ultimo da formação original a entrar na banda. Os caras ensaiavam sem baixista, eu nem tocava baixo na época. Comecei a aprender e entrei na banda.
Bem no inicio, a banda chegou a se apresentar em festivais na escola, obviamente que o thrash metal não era o tipo de som preferido por lá... mas era divertido. A banda se manteve nessa formação até por volta de 2005, tendo nessa época tocado com PREDATOR, ABOMINATTION, SELF MUTILATION, entre outras.
Em 2004 gravamos nosso CD demo no estúdio do amigo Roger Fingle, que na época se chamava Brave Metal Studio. Nosso CD sempre teve muito boa aceitação, tendo sido elogiado pelas principais revistas de metal do país e até mesmo por algumas revistas europeias. Pouco depois do lançamento do CD, que começaram as trocas de formação. Do line up original, só fiquei eu.
Convidei o vocalista Daniel Frosi, o Ed, para fazer parte da banda. Posteriormente, convidei o guitarrista Leandro Marques e o baterista Marcos Sandoval, que em uma nova fase, assumiu os vocais para a entrada de Marcio Bonesso nas baquetas. Essa foi a ultima formação da banda.
Tocamos até 2008/2009. Estamos parados desde então. Ou seja, estamos muito animados em poder tocar de novo, até porque, quase todos os integrantes que eu citei irão participar desse show. Vai ser muito legal.


HEAVYNROLL – Vocês pisarão no palco no mesmo dia que outras lendas do metal gaúcho, como o OZIRIS, DARKNESS e PANIC. Qual é a expectativa para este dia?

AURÉLIO - A expectativa é a melhor possível, pois estamos muito motivados para fazer um baita show. E poder dividir o palco com essas bandas das antigas é uma grande oportunidade de mostrar respeito aos caras. Nunca tocamos com nenhuma dessas bandas que irão nos acompanhar na noite de sexta, então será muito legal. E vai ser gratificante poder encontrar o pessoal das antigas, gente que nos acompanhava quando a banda estava ativa. Queremos fazer o melhor show possível.

HEAVYNROLL – O que você pode nos adiantar sobre o setlist do show?

AURÉLIO - Eu não gostaria de adiantar todo o setlist, mas posso dizer que iremos tocar todas as músicas que fazem parte do nosso CD demo, intercaladas com covers de bandas que sempre foram grandes influencias para nós. Tocaremos SLAYER, KREATOR, SEPULTURA... e bom... melhor parar por aí. Quem lembra dos nossos shows, mais ou menos sabe que músicas são essas. (Risos).

HEAVYNROLL – Sabemos que tempos atrás, quando a banda estava na ativa, as coisas não eram tão fáceis como hoje, com redes sociais e a facilidade de gravar em ótimos estúdios disponíveis e até mesmo em casa. Tu achas que se fosse hoje, a coisa seria diferente?

AURÉLIO - Pois é... isso é uma questão difícil de responder. Claro que hoje em dia, com a internet, redes sociais, vários bons estúdios em Caxias e região, as coisas ficam um pouco “mais fáceis”. Mas não adianta nada disso se o teu som não tiver qualidade, não for feito com dedicação. Antigamente, o cara tinha que correr atrás pra caramba, mandar CD pelo correio, receber e escrever cartinhas, ensaiar na casa de alguém (até que a vizinhança reclamasse...). Eu acho que as duas épocas são importantes e tem suas vantagens e desvantagens. Tem que saber aproveitar as oportunidades e fazer seu trabalho de forma séria. 


HEAVYNROLL – Falando nisso, como tu vê a atual cena rocker de Caxias, do RS e do Brasil?

AURÉLIO - A atual cena me deixa muito feliz. Existem varias bandas novas com muita qualidade, bastante gente metendo a cara e se puxando. Não só as bandas, como as produtoras. Uma pena é que ainda existam muitos bares que não abrem espaço para o som mais pesado, mas temos sim algumas casas que dão essa chance, temos que agradecer muito esse espaço. A impressão que dava é que a cena do rock e metal caxiense tinha dado uma congelada em alguns anos atrás, mas de um tempo pra cá as coisas estão voltando a crescer e ser grande de novo, o que é muito bom. Torço para que isso continue e surjam ainda mais bandas e locais para shows. No Brasil é complicado, pois como todo mundo sabe, o metal é um dos estilos musicais menos ouvidos... infelizmente somos bombardeados por estilos que a grande mídia nos força.... Mas ainda assim existe muita gente que faz um trabalho sério. Não vivemos só de SEPULTURA, KRISIUN e ANGRA. Temos muitas excelentes bandas por todo o Brasil. 

HEAVYNROLL – Mais uma vez obrigado pela entrevista e deixo o espaço para as palavras finais:

AURÉLIO - Agradeço de verdade pela oportunidade de poder conversar com vocês e poder contar um pouco da nossa história. Quero aproveitar para convidar a todos para que se façam presente nas duas noites do Old School Festival e prestigie esse festival que está se consolidando entre os grandes da cidade. Contamos com a presença de todos por lá! Muito obrigado pelo espaço.
Um forte abraço a todos!

Link
https://www.facebook.com/terrifymetal?fref=ts





Comentários

Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul