[Resenha] SPIT - "Afterall" EP (2014)

[RESENHA] Por MARCO PAIM


O SPIT é uma banda gaúcha de thrash metal, mais precisamente de Santa Maria. O estilo da banda é um metal cru com uma pegada que lembra em muitos momentos o PANTERA, principalmente na timbragem dos instrumentos, e tem alguma coisa de BLACK SABBATH, BLS e OZZY mais moderno também. Segundo a própria banda, a proposta é "mesclar a agressividade de riffs de guitarras do trash com a pesaria do baixo/bateria em uma afinação nada convencional, característica do Southern Metal."

Com uma pegada mais cadenciada e mais "pop", o EP abre com "Shadows and Dust". A música é bem acessível e ganhou até um videoclipe, que pode ser assistido abaixo. Ela é bem diferente do que vem a seguir, onde a banda tira o pé do freio na agressividade e o vocal passa de algo mais lírico e melódico para o drive e gutural. "Not For Long" tem referencias claras de PANTERA, mas também possui muita particularidades, talvez pela forma de afinação citadas acima.
Depois vem a quebradeira em "Castaway", com trabalhos fenomenais de guitarras e um baterista mostrando toda a sua técnica em mudanças de ritmos e batidas. incrível a quantidade de coisas que eles fizeram em 3:34 min. E iniciando com o mesmo beat da anterior, temos "What Are You Looking For?", que é mais several, com vocais scream em alguns momentos, a palavra de ordem aqui é fazer barulho, no bom sentido é claro.
Pra fechar o EP temos "Last Breath", fazendo um trocadilho, é o que resta depois de tanta pancadaria. Mais cadenciada, é daquelas para você bater cabeça do começo ao fim. Achei muito legal as pausas de baixo durante os riffs.
O EP pode ser ouvido na íntegra no link: http://spitmetal.bandcamp.com/releases



"Afterall" é de surpreender qualquer amante de heavy metal, tanto pela qualidade nas gravações e timbres quanto pelos próprios arranjos, muito bem encaixados e criativos. Levando mais pelo meu gosto pessoal, senti falta de mais vocais ao estilo de "Shadows and Dust", acho que Fabricio Furia deveria explorar mais este estilo de cantar, alternando entre a agressividade e o lírico, pois o faz muito bem e tem uma voz muito boa. O SPIT está de parabéns pelo trabalho, eu recomendo!!

============================
SPIT - "Afterall" EP (2014)
Tracklist
01. Shadows and Dust
02. Not For long
03. Castaway
04. What Are You Looking For?
05. Last Breath

Lineup
Fabrício Furia - voz
Luciano Schimer - guitarra
Marco Arend - guitarra
Mateus Bortoluzzi - baixo
Lucas de Oliveira - bateria

Link
https://www.facebook.com/pages/SPIT-Metal/270578759726058?fref=ts
http://tnb.art.br/rede/spitheavymetal



Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário