LEVIAETHAN: Flávio Soares - “A cena Caxiense está crescendo novamente. Sempre foi muito forte, com ótimas bandas e público.”

[ENTREVISTA] Por GERALDO ANDRADE


Ele dispensa apresentação, uma lenda do heavy metal brasileiro, influência para muitas bandas e músicos, mais de 30 anos de dedicação ao metal. Tive a honra de conversar com FLÁVIO SOARES, vocal e baixista de uma das maiores bandas do metal brasileiro, o LEVIAETHAN. Ele falou da expectativa de voltar a Caxias do Sul/RS, para tocar no 2º Old School Metal Fest, sobre o novo disco da banda, e muitas coisas muito interessantes. Vale conferir! 

HEAVYNROLL - Em primeiro lugar, muito obrigado por atender o Heavynroll:

FLÁVIO - Opa, eu que agradeço pelo espaço e apoio!

HEAVYNROLL Nos dias 14 e 15 de Novembro, teremos a 2ª Edição do Old School Metal Fest, em Caxias do Sul/RS, no Aristos London House. O LEVIAETHAN é uma das atrações principais do festival. Qual é a expectativa para essa apresentação?

FLÁVIO - Muito grande, pois estaremos "estreando" a nova formação, com o guitarrista Victor Nichele (ex-Panic, atual Sarcástica) substituindo Manoel Rodrigues, que por problemas particulares está deixando o LEVIAETHAN temporariamente. Além disso, talvez a gente toque algum material bem "Oldescul" da banda... Preparem-se!

HEAVYNROLL Já faz um bom tempo que o LEVIAETHAN não toca em Caxias do Sul, o que podemos esperar desse show? 

FLÁVIO - Pois é, faz tempo sim... Podem esperar muita vontade de estar no palco, se divertindo e fazendo todo mundo bater cabeça. E algumas surpresas... Será?

HEAVYNROLL O set list do show? 

FLÁVIO - Como disse, teremos algumas surpresas... Mas, no set list normal, sempre incluímos "Echoes From The Past", "Drinkin' Death", "A.I.D.S." e "Hell Is Here".


HEAVYNROLL - O LEVIAETHAN é uma lenda do metal brasileiro, com vários anos de estrada. Como é tocar em festival com várias bandas da nova geração?

FLÁVIO - Muito bom, pois nos dá o alento de que o Heavy Metal não é finito, sempre teremos essa renovação. E tira esse peso das nossas costas, pois não somos imortais, uma hora não estaremos mais por aí!

HEAVYNROLL No festival, vamos ter a famosa cerveja da banda à venda? A galera sempre pede materiais das bandas. 

FLÁVIO - Teremos sim, a "Blood Ale", que é a cerveja do LEVIAETHAN, estará à venda com a gente. Bem como todo o nosso material (CDs, Camisetas, canecas,LPs) e também material de muitas outras bandas brasileiras e "gringas", pois a True Metal Records está distribuindo vários selos independentes, e sempre que possível, montamos a "loja". Portanto, levem grana, apoiem o Metal !

HEAVYNROLL Você esteve recentemente em Caxias do Sul, com HIBRIA e ROSA TATTOOADA. Como você vê a cena caxiense? As casas de shows?

FLÁVIO - A cena Caxiense está crescendo novamente. Sempre foi muito forte, com ótimas bandas e público. Passou por um período de estagnação, mas felizmente isso passou. E está aí, voltando com força. Parabéns a todos os envolvidos, público, bandas, mídia, produtores, apoiadores e locais para os shows acontecerem!

HEAVYNROLL Falando nisso, qual a sua opinião sobre o interior estar ficando com uma cena muito forte. Bandas como NERVOSA, e agora em Dezembro, TORTURE SQUAD, muitas vezes não tocam na capital, fazendo uma ponte direta para as cidades do interior?

FLÁVIO - Isso é muito bom, diversifica e mostra a forçado Metal em todos os lugares. Quando um determinado local satura, como é o caso de Porto Alegre, é bom que surjam alternativas. E Caxias do Sul, com certeza, é uma delas!

HEAVYNROLL Recentemente vocês tocaram no Rio de Janeiro com o HICSOS? Como foi a passagem do LEVIAETHAN pela cidade maravilhosa?

FLÁVIO - Muito bom voltar a tocar no RJ. A produção esteve impecável, equipamento ótimo, num grande local, que é o Teatro de Lona Gilberto Gil. E o povo que compareceu, na sua maioria, conhecia a gente, sabiam as músicas... Foi ótimo!


HEAVYNROLL O que mudou na cena rock do Rio Grande do Sul e Brasil, nesses mais de 30 anos? Mudou para melhor ou pior?

FLÁVIO - Essa é uma boa pergunta... Em muitos aspectos, mudou pra melhor, com muito mais shows, maior interatividade entre bandas, tanto brasileiras como com as bandas de fora... Isso sem falar na evolução natural das coisas, como qualidade de tudo e a própria mídia, com a sua velocidade instantânea. Por outro lado, tudo o que está em volta, toda a conjuntura da vida das pessoas afeta diretamente todo e qualquer movimento. E aí, aparece a falta de público nos shows como o grande entrave a ser resolvido atualmente. Mas já passamos por isso umas duas vezes nesses mais de 30 anos, e temos certeza que isso é cíclico. Quem viver verá

HEAVYNROLL E o tão esperado novo álbum da banda? Podemos esperar para quando? 

FLÁVIO - É obrigatório que seja lançado em 2015!

HEAVYNROLL Você é uma pessoa que está sempre ligado no mundo virtual, redes sociais e etc. Qual a sua opinião sobre esse mundo? É um lance legal para as bandas e músicos? Ou não?

FLÁVIO - Acho que é essencial para qualquer pessoa, qualquer trabalho, e consequentemente qualquer expressão artística. Afinal, sempre se luta pra alcançar um maior número de pessoas possível, e a mídia de hoje nos facilita isso.

HEAVYNROLL 2014 está chegando ao seu final, o que podemos esperar do LEVIAETHAN em 2015? Quais os planos da banda?

FLÁVIO - O nosso 2º álbum, "Disturbed Mind" acabou de ser lançado na Inglaterra, via Secret Service Records, e assim também serão o "Smile" e o novo. Com esses lançamentos no Velho Mundo, fica bem mais viável projetarmos uma tour por lá. Esperamos poder viabilizá-la!

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll: 

FLÁVIO - Quero deixar aqui um agradecimento especial a todos que nos apoiam. Sem essa interatividade, não existiríamos. E dizer que, de um jeito ou de outro, esperamos encontrar todos vocês em algum show do LEVIAETHAN. LET WE THRASH YOUR FUCKING BRAINS!

Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”