SCELERATA: Francis Cassol - “Mudanças como essas que sofremos podem abalar as estruturas de qualquer banda”

[ENTREVISTA] Por GERALDO ANDRADE


A banda é uma das melhores do metal brasileiro, viveram algumas mudanças na formação, teve que se reestruturar, sem perder a qualidade de sempre, estou da falando da banda gaúcha SCELERATA. Fui conversar com o baterista Francis Cassol, para saber um pouco mais sobre o “novo” SCELERATA, as mudanças, os novos integrantes e os planos para o futuro. Vale conferir!

HEAVYNROLL - Para começo de conversa, muito obrigado em atender o Heavynroll:

FRANCIS - É uma grande satisfação, meu amigo Geraldo Andrade!

HEAVYNROLL - Depois de algumas mudanças, a banda está de volta com uma nova formação. O que podemos esperar desse “novo” SCELERATA?

FRANCIS - Muita motivação, em primeiro lugar. Mudanças como essas que sofremos podem abalar as estruturas de qualquer banda, mas eu e o Gustavo Strapazon tivemos muito cuidado em escolher os novos membros, portanto seguimos firmes e fortes. O pessoal pode esperar uma banda que se mantém em alto nível e com grandes músicos e instrumentistas.

HEAVYNROLL - Qual é a nova formação do Scelerata?

FRANCIS - VA banda conta atualmente com Jonathas Pozo (V), Daniel Breitenbach (G), Dan Bagesteiro (G), Gustavo Strapazon (B) e Francis Cassol (D).


HEAVYNROLL - Muda a formação mas a banda sempre continua com músicos de alto nível, qual é o segredo disso?

FRANCIS - Olha, não é nada fácil (risos)! Músicos que se enquadram no perfil do SCELERATA são bem difíceis de encontrar porque são muitos requisitos a serem preenchidos. Não basta tocar bem, é preciso também ser uma pessoa de fácil convivência (talvez esse seja o ponto mais importante), que compreenda o funcionamento da cena, que curta o trabalho da banda, que tenha uma boa performance de palco, foco e disponibilidade para a banda, etc.

HEAVYNROLL - Após essas mudanças, quais os planos para a banda?

FRANCIS - Estamos em fase de composição com diversas músicas novas bem encaminhadas. Pretendemos finalizá-las ainda esse ano para no primeiro semestre de 2015 entrarmos em estúdio.

HEAVYNROLL - Neste ano, vocês participaram do cruzeiro Motorcycle Rock Cruise, com show próprio e como banda de apoio da “lenda” Paul DiAnno. Conta como foi essa experiência?

FRANCIS - Foi uma grande experiência e uma enorme responsabilidade. Passamos 4 dias convivendo com grandes músicos da cena metal brasileira e internacional, como Jeff Scott Soto, Bruno Sutter, Derrick Green, o pessoal do DR. SIN, SEPULTURA, TORTURE SQUAD, KIARA ROCKS, entre outros. Fazer show para uma plateia dessas não é mole (risos)! Os shows começavam por volta do meio dia e iam até às 4hs da madrugada. Mas o mais bacana foi todo o clima de parceria e cumplicidade que havia no navio, fizemos grandes amigos nessa viagem.

HEAVYNROLL - Falando em Paul DiAnno, parece que o SCELERATA definitivamente é a banda de DiAnno, quando ele vem ao Brasil. Como é isso tudo? Essa parceria com um dos maiores nomes do metal mundial? 

FRANCIS - É uma grande honra, o Paul sempre faz questão de tocar conosco, e nós ficamos muito felizes com isso. Sempre damos o nosso melhor, seja nas semanas de preparação que antecedem as tours, seja na preocupação com o backline, estrutura da casa, etc. E no palco, logicamente, também.


HEAVYNROLL - Vocês passaram por Caxias do Sul 02 vezes, em 2011, com Paul DiAnno e 2013 com show só de vocês. Quais as lembranças que você tem desses shows?

FRANCIS - Na verdade tocamos em Caxias, no antigo Revival Rock Bar, em 2005 também. Todos foram shows muito especiais, temos as melhores recordações. Esperamos voltar em breve e rever todos os amigos caxienses.

HEAVYNROLL - Começou uma campanha nas redes sociais, aqui em Caxias do Sul, pedindo a volta da banda a nossa cidade, e parece que muitas pessoas estão apoiando. O que você acha desse tipo de mobilização?

FRANCIS - Acho incrível! É muito importante porque assim o contratante local pode ter uma ideia da aceitação da banda e se dará um bom retorno. E para a banda também, podemos ter uma ideia melhor da base de fãs que temos na cidade. Só temos a agradecer por todo esse apoio.

HEAVYNROLL - Qual a sua opinião dessa movimentação toda, que muitas cidades do interior estão fazendo, trazendo grandes shows, agitando a cena rock? Você acha que as grandes bandas vão começar a olhar com mais carinho para o interior do Brasil?

FRANCIS - O interior tem um potencial enorme para receber grandes shows, acredito que as cidades que têm produtores competentes acabam recebendo os grandes shows. Tivemos boas experiências tocando no interior com o Paul DiAnno, com grandes públicos e galera sedenta por show de rock. Acredito que as pessoas sentem falta desse tipo de evento, e quando bem trabalhado pelo produtor local, a tendência é dar muito certo.


HEAVYNROLL - O último álbum de vocês foi o excelente “The Sniper”, de 2012. Planos para o próximo?

FRANCIS - Sim, pretendemos gravar o disco novo no primeiro semestre de 2015.

HEAVYNROLL - E a agenda da banda? Muitos shows para breve?

FRANCIS - Além da próxima tour com o Paul, que deve ocorrer em abril de 2015, queremos manter o foco na composição para apresentar logo esse material com a nova formação.

HEAVYNROLL - O que você conhece do rock feito aqui em Caxias do Sul?

FRANCIS - Caxias do Sul tem uma baita história dentro do rock. A primeira banda que me chamou a atenção foi a LUCILLE, em meados dos anos 90. Fui a dezenas de shows da LUCILLE! Em seguida conheci as bandas de metal, como BURNING IN HELL e AKASHIC, que são bandas espetaculares. E lógico, o Marcos de Ros é uma lenda da guitarra brasileira. Não dá para esquecer o fenomenal Paulo Schroeber que infelizmente nos deixou esse ano.

HEAVYNROLL - O que o Francis anda ouvindo hoje em dia?

FRANCIS - Tenho gostado muito do trabalho de bandas novas aqui de Porto Alegre como PLATINUS e GRIMRIOT. Procurem essas bandas, vão dar muito que falar!

HEAVYNROLL - Recentemente você participou do “Metal Drummer Festival”, em Porto Alegre, com Dave Lombardo, Eduardo Baldo e Renato Siqueira. Como foi essa experiência?

FRANCIS - Montamos 4 bateras de metal no palco do Bar Opinião, o que por si só já é demais! 8 bumbos, dezenas de tambores e pratos. O palco estava lindo. Deu um grande público e foi um evento histórico e muito bem sucedido que aconteceu em Porto Alegre. Tive a enorme honra de participar do evento do Dave Lombardo junto com meus amigos de mais de uma década Eduardo Baldo e Renato Siqueira. Aproveito para deixar meu agradecimento às produtoras Rock Freeday e Abstratti, à loja Mil Sons, ao Instituto de Bateria Bateras Beat Porto Alegre, Harman e baquetas C. Ibañez.

HEAVYNROLL - Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

FRANCIS - O Heavynroll está sempre pronto para abrir espaço para as bandas que estão trabalhando sério! Agradeço mais uma vez o convite feito pelo Geraldo Andrade e o espaço destinado ao Scelerata nesse grande blog de rock e metal!

Comentários

Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul