THE TRUE MEANING OF LIFE: 10 anos do EP "Advent of the Truth"

[ESPECIAL] Por MARCO PAIM


2014 é um ano muito significativo pra mim. Por exemplo, faz 20 anos (1994) que montei minha primeira banda, que chamávamos de INTRUDERS, ou seja, há 20 anos que posso me considerar músico. Há 15 anos (1999), surgia a primeira demo do THE TRUE, chamada "Reincarnate" e há 10 anos (2004) lançava o meu primeiro registro de relevância, o EP "Advent of the Truth".

HISTÓRIA

A maneira como aconteceu a gravação deste EP foi interessante. A banda THE TRUE havia dado um tempo depois de 5 anos de existência (98-03) e muitas mudanças de formação. Desde de 2001 tocava paralelamente com a banda NIGHTFALL e foi quando conheci o guitarrista Tiago Della Vega através do baterista Beto Ceccato em 2003. O Tiago nos convidou para gravar umas músicas que estava produzindo, mas logo esse projeto se tornou uma banda, o AFTER DARK, que contava ainda com o então novato Maurício Pezzi nos teclados e Josué Baciqueti no baixo (ex-The True).

Neste meio tempo, sem ter a banda montada (The True), só havia sobrado EU e o Tiarli, decidi gravar uma demo. Liguei para o Tiarli e disse "Cara, tem horário marcado no estúdio, vá gravar", mais ou menos isso...  Havia uns 7 meses que não ensaiávamos... O Tiarli então foi no peito e na raça, com um metrônomo e uma guitarra guia gravados e registrou as baterias de "Advent of the Truth", "Heavenly" e "Joanna D´ark" no estúdio W37. Foi então que o Tiago me convidou para produzir o trabalho em seu estúdio. Ao mesmo tempo, Beto deixava o AFTER DARK e, como o Tiago estava gostando do meu projeto, sugeriu que convidássemos o Tiarli para tocar, foi então que eu sugeri fundir as bandas e mudar o nome, FERMATHA foi sugerido pelo Tiarli, dando assim início a formação do EP "Advent of the Truth".

Além das músicas citadas acima, decidimos ainda incluir no EP uma nova gravação, "Lady of the Shadows" (música do Tiago), "Reincarnate" e uma releitura da música "Rain" do URIAH HEEP, gravadas no Estúdio Compacto, do Tiago.

O EP foi relançado em 2012 com nova capa e remasterizado, além de músicas editadas. Acima, capa original da FERMATHA (esquerda), e capa de relançamento (direita).

MOMENTOS

- Lembro de ir quase todas as noites ao estúdio, de bicicleta, para fazer a produção e mixagem do trabalho. Quando estava pela metade, certo dia chego e... zlgo estava errado... "Onde estão as músicas Tiago?"... "Bah! Deu pau!!" disse ele. Havíamos perdido quase tudo... Tive que começar do zero... A sorte que havia guardado as gravações da bateria, mas o resto tivemos que gravar tudo novamente, mas desta vez, devidamente salvas em um backup.

- Setembro de 2004, mixagem pronta, alguns shows já haviam sido feito para divulgar a banda, inclusive lançando o single "Reincarnate" e faltava apenas a masterização. O show de lançamento do EP já estava agendado, estávamos na semana final e o Tiago ainda não havia feito o trabalho.  "Tiago, já fez a masterização?"... "Calma rapá, tá quase...".... "Tiago, já gravou tua parte de "Heavenly"?"... "Calma rapá, tá quase!".... Chega o dia do show. Neste dia, teríamos uma audição do EP na íntegra antes do show, no Revival Rock Bar. Foi então que ouvimos o produto final pela primeira vez, exceto o Tiago. E pra minha surpresa, ficara ótimo! Porém, o Tiago havia gravado um trecho de guitarra na "Heavenly" errado... e está até hoje... (risos)

- Ainda em 2004, Agosto eu acho, participamos de um Festival/Concurso em Bento Gonçalves, "Escola do Rock", do qual valia a gravação de um CD. (Veja o vídeo AQUI). Aliás, Gui Antonioli (Tierramystiva) fazia parte do corpo de jurados, porém, apesar de termos ficado com o primeiro lugar, nos desclassificaram por já termos um EP lançado... quem deu a notícia foi o próprio Gui visivelmente contrariado. mas valeu a divulgação, pois no ano seguinte, voltamos a Bento para mais um show.


DEPOIMENTOS
Tiarli Chedid (baterista)
Me lembro da Juliana Berzaghi, de noite, com abrigo de colégio, gravando as vozes da "Joanna D´arc", lembro de que cada vez que chegávamos para conferir o material, sempre tinha alguma coisa diferente porque o Sr. Tiago Della Vega, (na época ainda um dos mais lentos do mundo) tinha mexido em quase tudo... Lembro que este single até depôs contra a gente em um festival de bandas, em que os jurados disseram que nós já tínhamos material gravado, camisetas e por isso não precisávamos da grana da premiação... Lembro do marquinho la gripadão gravando as guias e tal, dando a garganta pelo projeto, literalmente... O massa é que dentre todos os perrengues que passamos juntos, ainda somos todos amigos, esse é o maior legado que levo para mim dessa época. Parabéns por manter o projeto marquinho, embora a qualidade da voz gravada esteja muito boa, só da pra ter uma ideia do que é se te ouvir pessoalmente!! Obrigado a todos pela convivência dessa época 
Juliana Berzaghi (participação)
Me lembro muito bem dessa época... Um dos projetos que abriu as portas do mundo da música para mim e sim, eu era uma nenê... aprendi muuuuito com vocês!
Tiago Della Vega (guitarrista)
Nossa, parece que foi ontem, e lá se vão 10 anos, foi uma época incrível, um tempo que não volta mais, fiz grandes amigos e aprendi muita coisa com todos da banda, muitas vezes me pego pensando de como teria sido se as coisas fossem diferentes e a banda tivesse continuado, mas com o tempo cada um foi trilhando seu caminho e acabamos não seguindo juntos, porem guardo com muito carinho dentro do meu peito cada momento que vivemos, também fico muito orgulhoso que em vários países que passei sempre vinham pessoas me perguntando da FERMATHA, mesmo que o CD não tenha sido bem tocado ou gravado ate hoje as pessoas lembram dele, e isso me faz pensar que todo o nosso esforço, mesmo que imaturo, sem saber direito de como fazer as coisas funcionarem, valeu a pena, pois deixamos um legado. Obrigado a todos membros, amigos e familiares que nos ajudaram de alguma forma na época. Um dia voltaremos a tocar juntos novamente, será incrível.
Josué Baciqueti (baixista)
Guardo ótimas lembranças desse período tocando na banda, lembro de ser fã da banda muito antes de fazer parte da formação, curtia demais as composições e os covers que na época eram tocados. Quando recebi o convite para integrar a banda, que na época se chamava THE TRUE, fiquei extremamente feliz, e ao mesmo tempo preocupado, pois iria substituir um grande baixista, e não me sentia muito seguro e desenvolvido musicalmente para tamanha responsa. Mas como na vida precisamos arriscar, aceitei a oportunidade, e a banda me proporcionou um aprendizado gigantesco, Tiarle Chedid e Marco Paim foram cruciais para meu desenvolvimento musical, sempre destaquei a enorme musicalidade desses dois caras. Apesar das diversas formações a banda nunca perdeu em qualidade, pelo contrário, isso acabou contribuindo para o desenvolvimento das composições e grandes amizades foram construídas nesse período. Saudades dos velhos tempos, onde o som tomava formas, ficávamos horas e mais horas tocando, como se o resto não importasse, era onde acontecia a magia, onde tudo fazia sentido.
 ==================================================
Você pode ler uma auto-análise das músicas clicando AQUI

Baixe o EP com as músicas bônus por tempo limitado (até 25/10) clicando AQUI.

==================================================
THE TRUE MEANING OF LIFE - "Advent of the Truth" (2004)
Tracklist
01. Intro - Prophet´s Words
02. Advent of the Truth
03. Reincarnate
04. Heavenly
05. Joanna D´Arc
bônus (versão original)
06. Lady of the Shadows
07. Rain (Uriah Heep cover)

Line-up
Marco Paim - vocal / guitarra na 04
Tiago Della Vega - guitarra
Maurício Pezzi - teclados
Josué Baciqueti - baixo
Tiarli Chedid - bateria

Links
http://thetruesongs.blogspot.com.br/






Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário