SASTRAS: Nathy Pfütze- “Nunca fui de chorar pelo leite derramado.”

[ENTREVISTA] Por GERALDO ANDRADE


SASTRAS é uma das grandes revelações do metal gaúcho nos últimos anos. Após uma pequena turbulência, a banda está de volta com uma nova formação e cada vez mais forte, com muita sintonia e qualidade. Conversei com a vocalista Nathy Pfütze, para conhecer um pouco a “nova” SASTRAS. Vale conferir! 

HEAVYNROLL - Para começo de conversa, muito obrigado em atender o Heavynroll: 

NATHY - Para começo de conversa, como negar um convite a um irmão? (risos) Eu quem agradeço o convite e o apoio de sempre! 

HEAVYNROLL - Depois de, digamos que pequenas “turbulências”, a Sastras está de volta com uma nova formação. O que podemos esperar dessa “nova” SASTRAS? 

NATHY - A arte no nosso país ainda é marginalizada, até mesmo pelos próprios artistas muitas vezes. Levar um trabalho independente adiante é uma tarefa árdua e para poucos. Enxergar a arte como estilo de vida e a frente de um cifrão também faz a diferença. As dificuldades são inúmeras e o artista necessita de qualidades pessoais fundamentais onde cito como principais: persistência e uma excelente maneira de saber relacionar-se com as pessoas. Meu discurso é para explicar que as sucedidas entradas e saídas de membros, tem na essência das causas esse problema: a falta de perfil para manter um trabalho duradouro. Lidar com a liderança, com as diferenças, enfrentar e superar os conflitos enfim, uma batalha quase que diária, um casamento. Eu e o Rudy, fundamos a Sastras há quase 10 anos e somos de uma geração mais antiga do que todos os membros que pela Sastras passaram. A maturidade também passa a ser uma qualidade importante para manter a banda em pé. Nem os casamentos de hoje em dia duram tanto! (risos) 

Então, passada as duas últimas trocas de membros, a nova Sastras está com a antiga “cara”. Matheus Mietlicki retorna a bateria da banda. O Matheus também é fundador e participou da composição de quase todo o trabalho que temos atualmente. Outro fator importante é que novamente os membros são todos aqui da região Butiá e Minas do Leão (cidades vizinhas), o que agrega em sermos todos da mesma cultura e termos essa veia tradicionalista muito forte. A “nova” SASTRAS em pouquíssimo tempo estabeleceu uma grande sintonia. A banda está com qualidade e tem projetos para serem colocados em prática em breve. Um deles é a apresentação do show acústico que já vem sendo ensaiado há algum tempo e o público pode esperar que tem gravação vindo aí, além de claro, muitos shows. 

HEAVYNROLL Qual é a atual formação da Sastras? 

NATHY - Nathy Pfütze – vocal , Rudy Moraes e Vinicius Curio – Guitarras, Willian Limberger – Baixo , Matheus Mietlicki - Bateria


HEAVYNROLL O baterista Matheus Mietlicki, na realidade, está de volta à banda, pois ele foi um dos fundadores da Sastras? 

NATHY - Sim. O Matheus junto comigo e o Rudy fundou e fez parte da banda até 2009. Retorna agora em 2014 com muita energia! 

HEAVYNROLL Essas mudanças são normais no mundo do rock, o que você aprendeu com tudo isso? 

NATHY - Na vida, podemos usar tudo como um grande aprendizado. Eu aprendi muitas coisas entre elas é que ninguém, ninguém mesmo é insubstituível. Já aconteceu certa vez, de eu e o Rudy nos depararmos sozinhos. Sim a Sastras naquele momento era apenas nós dóis. Eu lembro que disse a ele que enquanto nós dois acreditássemos nesse trabalho, daríamos um jeito. E de fato em breve estávamos com a formação completa e tocando por aí. 

Também aprendi que não é fácil mesmo manter uma banda pelo fato de que não se compartilha apenas um trabalho, mas se compartilha verdadeiramente uma vida. Conviver com as diferenças pessoais nos faz crescer, mas para manter uma banda é preciso o mesmo foco, os mesmos objetivos, o mesmo amor pelo trabalho em si, mesmo com personalidades distintas. E esse tipo de diferenças afasta as pessoas, porque ao correrem atrás de seus próprios objetivos, com focos diferentes nos distanciamos sem perceber e ao romper, já nem sequer nos enxergávamos há muito tempo. Ninguém tem culpa disso. Com as sucessivas mudanças eu tenho uma certeza: Eu e o Rudy somos dois fortes pilares desse trabalho. Defendemos e lutamos pela Sastras acima de muitas coisas. Não somos melhores do que ninguém que já tenha passado por aqui, mas de fato nós dois olhamos para o mesmo horizonte e caminhamos juntos pelo mesmo caminho e por isso estamos juntos há tanto tempo, só isso. 

Nunca fui de chorar pelo leite derramado, o Einstein já dizia que a vida é um rio que corre então eu sigo a corrente, porque nadar contra a correnteza não dá! 

HEAVYNROLL Após essas mudanças, quais os planos para a SASTRAS? 

NATHY - A SASTRAS não tem uma troca de planos. Continuamos trilhando nosso caminho, seguindo em “busca do destino”. Nos nossos planos o principal é recomeçar os shows, amamos os palcos. Também estamos planejando gravações, clipes e tudo mais que uma banda possa realizar. 

HEAVYNROLL A Sastras foi banda de abertura do polêmico show de Doro Pesch em Porto Alegre, onde houve muita reclamação do publico, por várias coisas que aconteceram no evento. Como foi esse show para vocês? 

NATHY - Foi um grande momento pessoal e profissional. Houve diversos problemas de espaço no palco, de atraso e de uma segunda festa iniciando em cima do show da DORO. Mas na psicologia eu aprendi uma coisa muito legal, focar na saúde e não na doença; guardar na memória, na medida do possível, o que tiver de bom de tudo o que acontece. Eu tenho na memória um grande show da Sastras, com uma mega aceitação do público que pediu bis, que comprou EP, que tirou fotos, que curtiu a página no facebook e deixou lá uma mensagem de apoio e força à banda. Eu tenho na memória o abraço de cada artista importante que elogiou nosso show, os mais marcantes foram o do Aquiles Priester e do Cristiano Wortman (Hangar). Eu tenho na memória o abraço, a humildade e a simpatia da DORO no camarim, a foto e a minha emoção no show dela e do Hangar. 

Foi um show muito importante para a Sastras, sem dúvidas. 

HEAVYNROLL Em 2013, vocês lançaram o ótimo Ep “Chacal: Em Busca do Destino”, até agora como está sendo a aceitação do público e mídia especializada? 

NATHY - Fazer metal em língua portuguesa, com uma vocalista que não faz gutural nem canta ópera, além de ser um trabalho muito diferente é um grande desafio. O EP superou todas as nossas expectativas! Já vendemos muitas cópias, pedidos do país inteiro. Recebemos muitos elogios e inclusive saiu uma resenha super positiva na Revista ModernDrummer de março de 2014. 


HEAVYNROLL E o primeiro CD da SASTRAS? Para quando podemos esperar? 

NATHY - Buenas, aí o buraco é mais embaixo, porque falar no CD também é falar de dinheiro. Está nos planos, mas não posso precisar uma data. Uma coisa é certa, tem um single chegando em breve. 



HEAVYNROLL Por um tempo, vocês tiveram a participação de Eduardo Martinez (Hangar), como guitarrista. Como aconteceu isso? Como rolou o convite? 

NATHY - Sim. Nossa que experiência incrível, somou e agregou muitas coisas positivas à Sastras. Tínhamos um show marcado aqui na cidade (Butiá) pré-lançamento do EP e estávamos desfalcados, pois o Renan tinha acabado de sair da banda. Precisávamos de alguém profissional, já que tínhamos pouco tempo para ensaio e para o músico tirar as nossas musicas. O Thiago que já tinha amizade com o Nando Mello (Hangar) pediu o telefone do Edu e entramos em contato, contratando ele. Como o show aqui foi sucesso total o Edu se empolgou e topou fazer uma mini turnê de lançamento do EP. Tocamos em Laguna SC, Carlos Barbosa na serra gaúcha e fizemos a abertura para o Angra no Opinião – POA/RS. 

HEAVYNROLL A Sastras tem planos de sair de Butiá, para um centro maior? 

NATHY - Por enquanto não. Temos uma vida aqui! Podemos sair tocar e voltar! 

HEAVYNROLL Em 2012, tive o prazer de assistir vocês ao vivo em Butiá, no “Grito Underground”, e fiquei impressionado com o público rock da cidade. Como é a cena rock em Butiá? 

NATHY - Realmente é uma cena forte. Temos o Adrenaline, é um bar aqui da cidade que se propôs a manter essa cultura e tem dado certo. Todo o final de semana tem festa rock aqui. 

HEAVYNROLL E a agenda da banda? Muitos shows para breve? 

NATHY - Temos alguns convites e até o final do ano queremos estar no palco outra vez. Entretanto nada certo! 

HEAVYNROLL Sei que depende de convites de produtores, mas, quando vamos ter a visita da Sastras na Caxias Rock City? 

NATHY - Sim, porém espero que em breve! 

HEAVYNROLL O que a Nathy anda ouvindo hoje em dia? 

NATHY - Eu ouço de tudo um pouco, da música clássica ao thrash metal. Como eu também danço e faço teatro, eu ouço de tudo mesmo (pop, dance, musica tradicionalista, rock, metal, MPB). Acho que ouvir de tudo ajuda o ouvido a não saturar na rotina musical. 

HEAVYNROLL Um sonho da Nathy? 

NATHY - Um? Pergunta malvada para uma eterna sonhadora, que sonha com um mundo em paz, com seres humanos mais humanos, com mais dias felizes do que tristes, com a nobreza da simplicidade da vida! Então, não sonho com nada material nem com nada grandioso demais. Eu sonho em desfrutar da companhia dos meu pais o maior tempo possível; em viver em harmonia com as pessoas e principalmente que o ser humano consiga viver em harmonia com esse planeta tão belo e tão sofrido pelas nossas mãos. 

Com a SASTRAS meu único sonho é levar em frente esse mar de ideias que não para de fluir das nossas mentes! 

HEAVYNROLL E a Psicóloga Nathy? Muito trabalho para a Psicóloga Metaleira? 

NATHY - Mas bah! Muito trabalho sempre. Mais trabalho do que dinheiro é claro! (risos) Continuo com meu consultório e trabalhando na Assistência Social. Sempre estou envolvida com projetos sociais, palestras e afins. Acho que minha profissão faz parte da realização daqueles sonhos que citei acima. Trabalho para isso, por um mundo melhor e por pessoas mais felizes e de bem consigo e com mundo. 

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll: 

NATHY - Eu só tenho a agradecer aos fãs e amigos da Sastras, que sempre estão conectados com a gente. Aos leitores que ainda não conhecem a banda, fica o meu convite para conhecer esse trabalho diferenciado e para apoiar a Sastras e todas as bandas do cenário nacional. Abram-se ao novo e eternizem a cena do Rock e do Metal. Um beijo especial e as melhores energias a todos nós! 

Para finalizar fica o meu agradecimento ao blog por esta oportunidade de divulgar o meu trabalho e especialmente a ti Geraldo Andrade, a quem me orgulho de ter conhecido e chamar de irmão! O mundo precisa de pessoas como tu querido! Que não tem vergonha de dizer eu te amo que chega junto, que apoia e que é de uma simplicidade imensa... Obrigada pela tua amizade, pelo teu carinho e pela tua força. Tu és um grande homem e eu te admiro e respeito demais! Valeu mano! 

Links



Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”