[Resenha] VENDETTAS - Vendettas - 2014


Publicação original de 11/09/2014

Ao dar o play no trabalho homônimo da banda gaúcha VENDETTAS você é automaticamente mergulhado em um universo de bandas inglesas e americanas de rock e punk rock da década de 70, a maior referência que vi foi obviamente aos RAMONES e também à bandas contemporâneas e alternativas.

Gravado no estúdio Noise Audiodesign de Caxias do Sul/RS, o álbum foi masterizado no clássico estúdio inglês Abbey Road e isso contribuiu ainda mais para uma sonoridade diferenciada e nostálgica, e claro, para deixar a produção do trabalho, que ficou a cargo de Fher Costa, ainda mais primorosa. 

Os VENDETTAS vem da mesma escola de bandas como TEQUILA BABY e CACHORRO GRANDE, misturando a influência punk com o rock alternativo em arranjos simples e diretos, mas com melodias e harmonias muito bem construídas, e o fato de ser cantado em bom português torna a audição ainda mais acessível, onde você pode acompanhar as letras que falam do cotidiano, festas e amigos. 

Exemplo disso é a música "A Culpa é do Calor", que se apropria de um bordão usual do cotidiano em um rock agitado e divertido e um refrão bem cativante. Destaques também para a rápida "Embriagado", que lembrou os conterrâneos do ALIANÇA REBELDE com uma letra divertida e totalmente alcoólica.

O rockabilly vem com tudo em "Inverno", onde a banda tira da manga a batida do saudoso ELVIS PERSLEY. "Hey, Amigo" é outro rockão bem cativante, com uma letra bem bacana, provavelmente em homenagem a algum amigo que foi embora, de alguma maneira.

A melhor do álbum em minha opinião, "Pare o Trem" se destaca do restante do álbum, a impressão que eu tenho (posso estar enganado) é que foi uma das últimas músicas compostas pela banda, ela possui uma linha vocal e arranjos mais elaborados e uma letra mais profunda e poética, grande interpretação de Bruno Meneguzzi. E meu último destaque fica por conta de "Sinais Amarelos" , que mostra outra faceta da banda, com um som mais grooveado e moderno.



Em suma, "Vendettas" é um ótimo debut, um "carteirasso" rocker de uma banda que mostrou a que veio já na estréia. Gravação e produção de primeiro mundo, timbres muito bem escolhidos e músicas de bom gosto. É um álbum para aqueles dias de festa, onde você bebe uma boa cerveja e faz o "esquenta" para a noite. Para sair de casa eletrizado. Recomendo!


NOTA - 9,0
============================
VENDETTAS - "Vendettas" (2014)
Tracklist
01. A culpa é do Calor
02. Fins de Semana
03. Embriagado
04. Inverno
05. Hey Amigo
06. Pare o Trem
07. Sinais Amarelos
08. Tempestade
09. Underground Rockbar
10. Vamos Ser Famosos

Lin-up
Bruno Meneguzzi - vocal / guitarra
Leandro Rios - guitarrista
Lucas Damasceno - baixista
Claiton Lize - baterista

Links
https://www.facebook.com/vendettasrock
https://www.youtube.com/channel/UCNgmxfjsRlQtk22Kz_kZPjA
https://soundcloud.com/vendettas_rock



Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário