[Resenha] IRON MAIDEN - "Powerslave" (1984) - *30 Anos

[RESENHA] Por MARCO PAIM


Hoje faz 30 anos que o IRON MAIDEN lançou uma de suas maiores obras. O pesado e melódico "Powerslave"!

Aqui a banda chegou ao auge do peso nos anos 80. "Powerslave" é o mais heavy metal e cru dos primeiros álbuns, levando em conta que depois dele a banda começou a explorar outros elementos sonoros como sintetizadores e teclados, dando inicio a uma mudança drástica em sua sonoridade e forma de compor.
A turnê de divulgação do álbum, o famoso "World Slavery Tour", que inclusive passou por aqui no primeira edição do Rock in Rio, foi uma das maiores turnês já feitas por uma banda até então, começando no dia 09/08/84 e acabando em 05/07/85 (331 dias e 187 shows), a ainda resultou no álbum ao vivo "Live After Death". O IRON MAIDEN se tornava uma banda gigante e a partir de agora, headliner em todos os eventos. Fatos dizem que a turnê foi tão exaustiva que a banda ficou parada pelos restantes meses do ano.

O álbum é um clássico do começo ao fim, com músicas ovacionadas e tocadas até hoje, como o caso da "2 Minutes to Midnight" e "Aces High", além das icônicas "Flash of the Blade" e "Powerslave" e seus riffs lembrando temas egípcios e a apoteótica e longa "The Rime of the Ancient Mariner". Isso sem contar as "cool", aquelas que fãs sempre tem a esperança de verem executadas ao vivo, como a instrumental "Losfer´s Word (Big´Orra)", que foi tocada em shows da turnê, a fodástica e melódica "The Duellists" e  a rápida e com uma performances fantásticas, tanto vocal quanto intrumental, "Back in the Village".



Nem preciso dizer que é um álbum obrigatório na coleção de qualquer amante do estilo (agora já disse...), "Powerslave" é tão importante quanto "The Number of the Beast" na carreira do MAIDEN, pois foi um momento mágico e único da banda, virando a página de mais um capítulo dos anos 80, pois agora a "Donzela de Ferro" podia tudo, a "Donzela" agora dominava o mundo.

==============================
IRON MAIDEN - "Powerslave" (1984)
(EMI)
Tracklist
01. Aces High
02. 2 Minutes to Midnight
03. Losfer Words (Big´Orra)
04. Flash of the Blade
05. The Duellists
06. Back in the Village
07. Powerslave
08. The Rime of the Ancient Mariner
Bônus
09. A Rainbow´s Gold (Beckett cover)
10. King of Twilight (Nektar cover)
11. Mission from `Arry

Line-up
Bruce Dickinson – voz
Dave Murray – guitarra
Adrian Smith – guitarra e segunda voz
Steve Harris – baixo e segunda voz
Nicko McBrain – bateria


Comentários

Postar um comentário

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário