[Resenha] FIRE SHADOW - "Phoenix" EP (2014)

[RESENHA] Por MARCO PAIM


Gravado em Curitiba no Estúdio Bunker, o EP "Phoenix" é o segundo trabalho oficial lançado pelo grupo paranaense,  já que em 2007 eles já haviam dado a luz ao seu debut autointitulado. De cara você já percebe a influência das bandas SAVATAGE e CIRCLE II CIRCLE, com referências a IRON MAIDEN e NEVERMORE, tanto nas levadas como  nas estruturas harmônicas e ainda mais no excelente vocal de meu xará Marco Lacerda, que tem um timbre muito parecido com Zak Stevens e linhas melódicas de Bruce Dickinson. A produção é crua e limpa, sem muitos efeitos, deixando tudo bem audível, méritos de produção da própria banda com a mão amiga do produtor Alexandre Cegalla. 

O EP abre com a excelente "Scars", que já traz o recado de como a banda irá se comportar, você pode conferi-la no videoclipe abaixo. Depois "Inner Battle" com um introdução marcial bem bacana, pra logo a emoção tomar conta em uma interpretação impecável de Marco Lacerda, onde a música se torna uma semi-balada pesada.
A faixa título, "Phoenix" começa com um riff pegado e depois evolui para algo mais progressivo. Aqui o timbreira do baixo de Gustavo Adaeots fica em evidência. Em seguida, com uma levada que beira o thrash metal e lembrando muito o SAVATAGE na década de 90, vem "From Darkness" a mais rápida do EP. E que solo de guitarra hein meu amigo!!
E para fechar o trabalho, "Unbreakable", é um som cadenciado e com ótimos riffs, porém um pouco abaixo da qualidade das demais, mesmo assim, fecha o trabalho com uma boa impressão do todo.


Por fim, mais um grande trabalho lançado neste ano no metal nacional e que valeu a pena ouvir cada segundo. Pesquisando a história da banda entende-se porque o EP é tão bem construído musicalmente. São mais de uma década de estrada e experiência abrindo para bandas internacionais como ICED EARTH e GRAVE DIGGER, e ouvindo registros anteriores percebe-se que a sonoridade da banda só evoluiu a cada trabalho. Ou seja, os caras sabem de onde vieram e pra onde querem ir. Eu Recomendo! 

===============================
FIRE SHADOW - "Phoenix" EP (2014)
Tracklist
01. Scars
02. Inner Battle
03. Phoenix
04. From Darkness
05. Unbreakable

Line-up
Marco Lacerda - vocal
Francisco Kozel - guitarra
Bruno Quimelli - guitarra
Gustavo Adaeots - baixo
Leandro Zonato - bateria




Comentários

Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul