[Resenha] Old School Metal Festival - Show - Vagão Bar - (05/07/2014)

[RESENHA] Por MARCO PAIM

Foto: Junior Terrocult
Neste último final de semana Caxias do Sul teve mais um daqueles dias raros e surpreendentes, com vários shows de qualidade rolando na cidade. Neste sábado, dia 05/07 tivemos o show do HIBRIA, tivemos FREJAT, tivemos lançamentos de bandas autorais, mas também tivemos o nostálgico festival OLD SCHOOL METAL FESTIVAL, idealizado por Fabian dos Reis em parceira com a Demo Tape 2,7 Produtora, e que tinha como homenageado o nosso saudoso irmão Paulo Schroeber

A preocupação desde o início era com relação ao público, já que as opções eram diversificadas, mas já digo que Caxias e Região surpreendeu mais uma vez, até onde sei, estava bom pra todo mundo, ao menos o Vagão estava lotado e o Aristos também...

Foto: Cerise Gomes
No cartaz os shows estavam marcados para acontecer às 20hs, mas eles realmente começaram depois das 21hs, ainda bem, porque consegui ver todas as bandas. E quem abriu os festejos foi o HELL HUNTER, do lendário vocalista Tony Devil. Calcada no heavy metal tradicional dos anos 80, como o movimento NWOBHM, a banda surpreendeu a todos com um show bem tocado e com uma pegada muito legal, apesar do diminuto número de pessoas que estavam no local no momento, já que era cedo. Mas logo o pessoal foi chegando e o show esquentava cada vez mais, com muita música autoral e covers do ACCEPT e GRAVE DIGGER. A banda lançou recentemente sua primeira demo, "Children Born in War", e tocou todas as 5 faixas que compõem o play com ótimas performances individuais, principalmente de Tony Devil, que cantou pra caramba, e o guitarrista Javier "Chancho" Urbin, que é um showman à parte.

Foto: Cerise Gomes
Depois vieram os caras do TORVO, do performático Tiaraju, botando abaixo um Vagão já lotado, com seu thrash metal técnico e preciso. A banda executou músicas de seu debut "World of Glory and Hate" (2011), como a clássica "No More" que é cantada em uníssono em cada show da banda. A banda fez um show cravado e com muita energia, ao final, ainda rolou um cover de "Desperate Cry" do SEPULTURA pra deixar o público mais enlouquecido para a próxima apresentação.

Foto: Cerise Gomes
E então vem a "velharia". NOISEKILLER, que começa o show com alguns problemas no som (pra variar), mas logo estava resolvido. a banda mostrou muita energia e "fogo nozóio", executando músicas que fazem parte de seus trabalhos, como o álbum "A Frozen Image in Time" lançado em 1998, mas com novas releituras. E ainda tivemos a grande participação de Maicon Leite no vocal de "Roots Blood Roots" do SEPULTURA. Em uma rápida conversa que tive com Biu (vocal) ele comentou sobre essa nova fase da banda com um novo baterista e sobre como foi refazer arranjos de músicas velhas. Também conversamos sobre um futuro próximo, mas isso é um assunto para novas postagens. Só tenho a dizer que o show não decepcionou e o NOISEKILLER está vivo!!!

Foto: Cerise Gomes
Outra grande presença do evento, o INHERITOURS mostrou toda a fúria e agressividade em 9 músicas muito bem escolhidas de seu repertório próprio, como as clássicas "Certainly It Was Him" e "Dropped to the Throne" e também em covers de bandas como DEICIDE e MORBID ANGEL, desta última, a música escolhida foi "Chapel of Ghouls", que teve ainda a participação do vocalista Ale Amorin (FEAR RITUAL) fazendo uma bela homenagem ao guitarrista Paulo Schroeber. Também conversei com os "Twins Metal" Rafael e Mateus, sobre os seus projetos e eles também virão com grandes novidades nos próximos meses, aguardem.

Foto: Junior Terrorcult
E então chegou a vez da "anfitriã" da noite, o SCRAPER HEAD, que após anos de parada e praticamente sem previsão de voltar, reaparece com uma nova formação contando com ninguém menos que os grandes irmãos Daniel e Fábio Suliani (ABOMINATTION) nas guitarras. Essa notícia por si só já era digno de nota. O show foi uma pancada só, com músicas que fizeram a história da banda retiradas das demos e debut lançados nos anos 90. Além disso, tivemos a participação de membros antigos, com o Toddy dividindo o vocal em 3 músicas e cantando solito na "Destruction Objects" e também do guitarrista Daniel Vieria, um dos fundadores da banda na música "Lost in a Dream". Além disso, teve a participação de velho amigo da banda, o paulista Junior Terrorcult, que mandou ver nas guitarras e vocais de 2 músicas. Recentemente fiz uma entrevista com o vocalista Henrique Ramos e com o baterista fundador Rodrigo Kahler, pra conferir é só clicar AQUI.

Um festival para ficar cravado na história do metal de Caxias do Sul, que trouxe a nostalgia dos grandes festivais dos anos 90. Claro que, naquela época, a peleia era maior: lugar para tocar, equipamentos, etc e etc... Hoje temos bares que podem nos proporcionar estes eventos, porém eles são raros... A organização o público estão de parabéns e que venha outras edições.

==================================
Old School Metal Festival - Show - Vagão Bar - (05/07/2014)

Ordem e Repertórios das bandas:

HELL HUNTER
01. Metal Never Stops 
02. The Beast of Geavoudan 
03. The Tides of Blood Return 
04. Heavy Metal Breakdown (GRAVE DIGGER cover) 
05. Rising From the Graves 
06. Fast as a Shark (ACCEPT cover) 
07. Violence and Force (EXCITER Cover) 
08. Children Born in War

TORVO
01. Intro
02. I Will Confront, 
03. Don't Stop to Kill
04. Reality
05. Scars
06. Live Like a Puppet
07. No More
08. Desperate Cry (SEPULTURA cover)

NOISEKILLER
01. Day After Day
02. We Can´t Stop
03. Right Time
04. A Frozen Image in Time
05. Milk/Caught in a Mosh (Medley)
06. Listen to Me
07. Ace of Spades (MOTORHEAD cover)
08. Roots Blood Roots (SEPULTURA cover / Participação de Maicon Leite)
09. Noisekiller (Participação de Junior Terrorcult)

INHERITOURS
01. Certainly It Was Him 
02. Dropped to the Throne 
03. Nothing to Remains 
04. lunatic of Gods Creation (DEICIDE cover)
05. Outcome is Given 
06. Chapel of Ghouls (MORBID ANGEL cover/ Participação de Ale Amorin em homenagem a Paulo Schroeber)
07. Die Hard (VENOM cover)
08. To Halt
09. Looking Forward the Promise

SCRAPER HEAD
01. Saint War
02. Opressive Violence (Henrique e Toddy)
03. Where is the Noise? (Henrique e Toddy)
04. Destruction Objects (Toddy)
05. Self Anguish
06. Ressurrection (VENOM cover / em Homenagem ao Paulo Schroeber)
07. Gates of Hell
08. Out of Control (Junior Terrorcult de São Paulo)
09. Lost in a Dream (Toddy no vocal, Junior Terrorcult e Daniel Vieira nas guitarras)

Cerise Gomes
Junior Terrocult
Junior Terrorcult
Cerise Gomes
Cerise Gomes
Cerise Gomes
Cerise Gomes
Junior Terrorcult
Cerise Gomes
Junior Terrorcult
Junior Terrorcult
Cerise Gomes
Cerise Gomes
Junior Terrorcult

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário