[Resenha] GRANDFÚRIA - "Grandfúria" (2012 - 2014)

[RESENHA] Por MARCO PAIM


Lançado originalmente single a single no ano de 2012, depois em 2 EP´s digitais (I e II), e até em fita K7, o GRANDFÚRIA relança seu primeiro CD em formato único reunindo todas as 10 músicas de forma física. "Grandfúria" nasceu como um projeto (hoje uma banda) dos músicos Vinícius Lima (vocalista e compositor) e Carlos Balbinot (guitarrista) e traz influências das mais variadas, deixando o trabalho com muitas cores e texturas musicais, batizado pela dupla como "rock camaleônico".
A produção do álbum ficou a cargo de Carlos Balbinot, que possui o estúdio Noise Produtora de Áudio, um dos mais conceituados da região, com mixagem e masterização de Fabrício Zanco, e já digo que a sonoridade ficou incrível, captando a essência exata de cada música em sua proposta. Fizeram um grande trabalho.

Meus destaque vão para "Dando a Cara a Tapa", que já virou um clássico, ela abre o CD com uma guitarra pesada que logo se transforma em um rock/nativista, com muita influência da música tradicional nativista gaúcha, inclusive se utilizando de instrumentos do estilo, como o acordeon. A balada "Faz-Me", que possui inclusive um videoclipe, você pode tirar sua própria conclusão vendo abaixo:



"Choro do Pampa", como já diz o nome, além de uma belíssima letra, que conta uma história de relação entre pai e filho, faz a mutação entre o choro gaúcho e o rock, e novamente a participação de Rafael De Boni no acordeon é soberba. "Só Coração" tem a influência de bandas do rock alternativo como COLDPLAY e MUSE, ela é uma semi-balada pesada com uma letra poética e com uma grande interpretação de Vinícius, já "Caça às Bruxas" carrega o DNA do rock nacional em seus acordes e variações, é a mais rápida do trabalho. E fechando o álbum, temos "Boa Sorte", um rock suave e com grandes melodias, lembra músicas de nossos conterrâneos do BOB SHUT.



"Grandfúria" é um excelente trabalho, com ótima produção, agradável de escutar e contou com músicos de apoio do mais alto gabarito aqui do sul, como você pode ver abaixo.
Em todo o trabalho vemos estas variações de estilos e ritmos surgindo e se fundindo uns aos outros de forma genial, desde a batida nativista, passando pelo alternativo, shoegaze, progressivo, tudo tendo como sistema nervoso central, o rock. O álbum ficou entre os Melhores do 2012 de Caxias do Sul, segundo votação dos leitores do Blog.
Vinícius Lima sempre foi um grande cantor, desde de sua passagem pela banda ZAVA, mas neste trabalho ele supera todas expectativas e dá um show de interpretação a cada música, mostrando também ser um grande compositor.
Um trabalho que você deve, ao menos, conhecer. Eu Recomendo!

=================================
GRANDFÚRIA - "Grandfúria" (2012 - 2014)
(Independente)
Tracklist
01. Dando a Cara a Tapa
02. Meu Próprio Fim
03. Faz-Me
04. Choro do Pampa
05. 2D
06. Só Coração
07. A Cartomante
08. Caça às Bruxas
09. Um Pouco Mais
10. Boa Sorte

Line-up
Vinícius Lima - voz
Carlos Balbinot - guitarra
Gustavo Viegas - baixo 
Diego de Toni - bateria 
Maurício Pezzi - teclados
Beto Scopel - trompete
Cleber Comin - violão 
Rafael de Boni - acordeon


Comentários

  1. Tá aí uma banda que merece todo o reconhecimento. Quando ouço "Só Coração", por exemplo, me imagino numa arena com outras milhares de pessoas cantando o refrão. já pensou que massa seria? Sou fã. Também escrevi um texto sobre a banda. Dá uma olhada. Parabéns pelo blog. Abraço

    http://ricmais.com.br/sc/rifferama/resenhas/discos-injusticados-5-grandfuria-2012/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”