[Resenha] DEVACHAN - "Andarilho" EP (2013)


O DEVACHAN é uma banda de metal tradicional do interior de São Paulo, e tem como característica principal as letras cantadas em português. Em 2013 a banda lançou seu primeiro EP, "Andarilho", e estão em produção de seu primeiro full-length.

O problema de se cantar heavy metal em português, é que as escolhas de palavras e melodias tem de ser bem acertadas, pois nossa língua não é tão melódica quanto o inglês para esse estilo, porém, muitas bandas conseguem fazer isso, e as admiro, apesar do português casar melhor com o rock. Enfim, é uma questão bem contraditória e sem uma regra definitiva...

"Andarilho" tem 6 boas composições, porém a produção está muito abaixo do nível de gravações atuais. Infelizmente, apesar de bem executadas, as músicas perdem muito em qualidade por conta da gravação, o que me leva a pensar que a banda devia ter encarado este trabalho como uma "demo". Me lembra muito as gravações do final dos anos 80 e começo dos 90 de bandas brasileiras, que na época não tinha suporte dos grandes estúdios existentes hoje e também dos ótimos programas e softwares que te possibilitam fazer um grande trabalho de home studio.

As letras, apesar de bem positivas e libertárias, são um pouco fracas, e vem de encontro com aquilo que falei acima. Mas percebe-se que, apesar disso e mesmo com a baixa qualidade sonora, existe ali uma banda que sabe fazer a coisa, toca bem, em muitos momentos até impressiona, como no climão de "Mente em Sonhos", e na rápida "Mudança de Tempo", que lembra um pouco do MANOWAR e também tem seu grande momento. 



A banda pode vir a mostrar um trabalho futuro de qualidade, mas para isso precisa pensar e investir em uma bela produção sonora, e uma produção vocal também cairá bem, pois apesar do bom timbre de voz, GABRIEL DIAS precisa encaixar melhor as melodias, que as vezes soam até fora de tom.

Fico no aguardo de um "tapa na cara" para um próximo CD.

NOTA - 6,0
=======================
DEVACHAN - "Andarilho" EP (2013)
Tracklist
01. Mentalis Corpus
02. Mente Em Sonhos
03. Mudança de Tempo
04. Liberdade
05. Andarilho
06. Poetas

Line-up
Gabriel Dias - vocal
Leandro Dias - guitarra
Daniel Dias - baixo
Bruno Caresia - bateria
Michael Santos - teclados

Mais Informações:
SITE OFICIAL

=======================
 photo ROCKPEDIA.jpg



Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul