[Resenha] GUNS N´ ROSES - Show - Pavilhões Fiergs – Porto Alegre/RS (03/04)

[RESENHA] Por GERALDO ANDRADE


A tour “South American Tour 2014”, do GUNS N´ ROSES, está a mil pelo Brasil, e na quinta-feira (03/04), foi à vez da capital dos gaúchos, Porto Alegre, receberem a banda. A expectativa era grande, pois o ultimo show da banda na cidade, em 2010, gerou muitas polêmicas, e todos estavam “loucos” para ver como seria a nova visita da banda a Porto Alegre.

Quem me conhece, sabe que admiro demais, essa grande banda e seu frontman, em minha opinião um dos últimos rock stars de verdade, um cara que não tem frescura e não gosta de agradar a ninguém e nem de ser o bonzinho. Falem o que quiser, Axl Rose é um dos nomes mais importantes da história do rock and roll mundial.

Mais uma vez, fui com a Rupestre Turismo, saímos de Caxias do Sul, em 05 ônibus, chegando a Porto Alegre perto das 18 horas, e já na chegada, dava para se ver uma fila enorme, sinal de casa cheia. Era bonito de ver, pais, filhos, todas as gerações ali presentes, muitas bandanas (risos), respirava-se hard rock, pois ali teríamos a apresentação de um dos maiores nomes do estilo.

A entrada foi bem tranquila, muita gente, mas ocorreu tudo bem, mas, de cara já vou reclamar, adquiri ingresso de camarote, com intenção de ficar em um lugar mais tranquilo e de fácil visualização, para minha ingrata surpresa, entro no tal camarote, que nada mais é do que uma parte mais elevada da pista, que privilegiava quem chegava cedo, pois todos colam na “grade”, os que chegam mais tarde, como eu não enxergo nada, ouvia muita reclamação de muita gente. E ainda mais tarde teve uma evacuação das pessoas ali presente, o local não suportava tantas pessoas. Solução? Paguei preço de camarote e acabei assistindo ao show da pista normal, pelo menos dava para enxergar o palco, fica aqui a minha reclamação, tremenda falta de respeito por quem pagou caro para assistir ao show de um lugar diferenciado, e uma irresponsabilidade da produtora que mandou montar uma estrutura que não comportava aquela quantidade de gente. 

O show estava marcado para começar às 21 horas, antes tivemos o show da banda Gunport, que a maioria das pessoas presentes perguntava: “que banda é essa?”, a maioria ali presente, não sabia que banda estava tocando. Entraram, tocaram em torno de 40 minutos, um show morno e saíram, o engraçado foi que, em momento algum se apresentaram para o público, aquele tipo de coisa: “somos a banda tal”.
E logo começaram os gritos de “Guns n Roses, Guns n Roses”, o publico já impaciente e a expectativa aumentando a cada minuto.


Com um atraso de uma hora e quinze minutos, aparece no palco a atração principal da noite: Guns n Roses!
Aos primeiros acordes da guitarra de DJ Ashba, o pavilhão da Fiergs quase vem abaixo, 15 mil pessoas, pulando e gritando, estava começando um dos shows mais esperados em Porto Alegre. E foi assim o show todo, em nenhum momento, o publico deixou de acompanhar a banda, todos, mas, todos os clássicos estavam presentes, como “Don’t Cry”, “Sweet Child O´Mine”, “It's So Easy”, "Welcome to the Jungle", “Paradise City” e para a minha alegria, uma das minhas favoritas: “Nice Boys”. Em certos momentos, eu senti a pista da Fiergs tremer de verdade, tamanho era o som poderoso que vinha do palco. 

Essa tão criticada formação do GUNS N´ ROSES, já está junta a vários anos, e cada dia que passa, vimos que Axl Rose, fez a escolha certa, grandes músicos, que já fazem parte da história. As guitarras poderosas de Richard Fortus, Bumblefoot e Dj Ashba, são os destaques da noite, que trio fantástico de guitarras. A cozinha com o baixista Tommy Stinson e o monstro Frank Ferrer, não deixam ninguém respirar, uma máquina! Também temos os tecladistas Chris Pitman e o “velho” conhecido de todos Dizzy Reed.

E Axl Rose? O cara, comparando com o show de 2010 em Porto Alegre, está muito melhor, temos um vocalista sorridente, carismático como sempre e cantando muito, sim, isso mesmo, cantando muito.

Uma das melhores coisas que li sobre Axl Rose, veio do meu amigo César Louis (baterista da Epitaph e Sabotage Black Sabbath Cover): “ele provoca reações de raiva na mídia e críticos, pois suas ações não são pré-fabricadas... ele é um rock star de carne e osso e não de plástico e politicamente correto como os de hoje em dia". Esse é Axl Rose!

Já é 01 hora da manhã de sexta-feira, depois de quase 03 horas de show, encerra uma grande apresentação, de um dos maiores nomes do rock mundial, uma noite que Porto Alegre jamais vai esquecer.

Hora de partir e pegar a estrada de volta a Caxias Rock City, daqui a pouco é hora de trabalhar, mas, tenho 02 horas de sono até meu destino. Isso é rock and roll, que venha o próximo show!




Comentários

Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul