DR. SIN: Andria Busic - “Minha energia vem da vontade de sempre ser melhor, compor algo melhor e cantar cada vez melhor”.

[ENTREVISTA] Por GERALDO ANDRADE

Foto: Marcelo Rossi
Fui conversar com um baixista/vocalista que já tocou em bandas como PLATINA, CHEROKEE, SUPLA, TAFFO, ULTRAJE A RIGOR. E há 23 anos, está fazendo história com uma das melhores bandas do rock brasileiro: Dr. Sin! Conversei com aquele que é considerado atualmente um dos melhores vocais do metal mundial: Andria Busic! Vale conferir!

HEAVYNROLL - Em primeiro lugar, em nome do Heavynroll, quero agradecer você estar atendendo o blog:

ANDRIA - Eu que agradeço o espaço!

HEAVYNROLL - Você já tocou em inúmeras bandas, mas, gostaria que você falasse, rapidamente, da sua passada em duas: PLATINA e TAFFO?

ANDRIA - PLATINA foi bem no inicio da minha carreira. Eu era bem moleque e o Daril nos apresentou o que era o mundo dos shows do rock. Foi um grande aprendizado. A banda TAFFO foi um divisor de águas para minha carreira. Saímos de gravadora independente para uma gravadora grande e o novo mundo artístico se abriu para nós.

HEAVYNROLL - O DR. SIN, nesse ano completa 23 anos, e o melhor, com a mesma formação. Isso é algo muito raro no mundo do Rock and roll. Você pode comentar sobre isso?

ANDRIA - Antes de mais nada, tem que ter muito respeito um com o outro. Muito respeito. Respeitar o espaço de cada um e amar o que você faz. Amar a banda, amar os seus parceiros, você ter um companheirismo de irmão mesmo. Que é o que a gente tem. É até difícil você ver o que conseguimos em outras bandas. Espero que a gente continue assim a vida inteira.

HEAVYNROLL - O DR. SIN é influência para muitas bandas, abriu shows de grandes nomes do rock mundial, participou dos maiores festivais no Brasil, faz grande sucesso nos EUA e Japão. Você já chegou a onde queria na música, ou ainda tem muita estrada pela frente? 

ANDRIA - Nunca vou chegar aonde sonho porque senão estarei desestimulado. Minha energia vem da vontade de sempre ser melhor, sempre compor algo melhor e cantar cada vez melhor.

HEAVYNROLL - A banda acaba de confirmar o título do próximo álbum de estúdio: “Intactus”. O que podemos esperar desse álbum? E qual a previsão de lançamento? 

ANDRIA - Voltando a pergunta que você fez sobre os 23 anos da banda, "Intactus" surgiu exatamente do sentimento e do respeito que temos há tanto tempo uns pelos outros. Seguimos intactos pela estrada e pela vida. A previsão do álbum é de até Julho estar nas lojas. 

HEAVYNROLL - A agenda da banda está sempre cheia, quando teremos a chance de ver a banda ao vivo no Rio Grande do Sul?

ANDRIA - Cara, graças a Deus, a agenda está cheia mesmo e posso te dizer que o público do Rio Grande do Sul sempre nos recebe com muito carinho, todo mundo canta as letras comigo e os shows são sempre alto astral. Ainda não temos uma data, mas espero que em breve.

HEAVYNROLL - Como somos um Blog do Sul, gostaria de saber o que você conhece do rock gaúcho?

ANDRIA - Infelizmente não tenho conhecimento profundo para dar opinião, mas conheço vários músicos locais que são excelentes.



HEAVYNROLL - Como você vê a atual cena rock/metal do Brasil? O que mudou nesses últimos anos?

ANDRIA - Cada vez mais forte. Vejo excelentes bandas surgindo pelo Brasil afora quando abrem nossos shows. O rock esta muito forte, apesar de ser paralelo. 

HEAVYNROLL - Você e seu irmão Ivan Busic, foram várias vezes considerados a melhor “cozinha” (baixo e bateria) do Brasil. Como você se sente sabendo disso?

ANDRIA - Para mim é um orgulho e uma honra estar ao lado do Ivan que creio ser um dos melhores bateras da cena atual. Temos uma interação total no palco e nos divertimos com o que fazemos porque amamos tocar.

HEAVYNROLL - Fui à Expomusic 2012, inclusive tenho uma foto com você e seu irmão, e fiquei impressionado com o carinho e atenção que vocês dão aos fãs. Como é esse relacionamento entre o Dr. Sin e fãs?

ANDRIA - O carinho dos fãs nos alimenta e nos faz querer criar cada vez mais musicas e sons inusitados. Sem essa interação tenho certeza que a banda esfria, começa a fazer som apenas por dinheiro.

HEAVYNROLL - Além do DR. SIN, quais são os outros projetos/bandas que você participa?

ANDRIA - Atualmente, participo apenas do projeto solo ROCK AND ROAD do meu irmão Ivan

HEAVYNROLL - Que equipamento você usa?

ANDRIA - Sou endorsee das marcas YAMAHA para baixo, SPARFLEX para cabos, ISTRINGS/ LA BELLA para cordas, palhetas LOST DOG, CFD Pedalboard, EFR Customs Effects que desenvolveu um pedal signature para mim (DR WHA) e amplificador, que não sou endorsee, MARSHALL 400 W.

HEAVYNROLL - Quais baixistas você destacaria hoje em dia?

ANDRIA - Geddy Lee, disparado!

HEAVYNROLL - O que o Andria escuta hoje em dia?

ANDRIA - A maioria das bandas dos anos 60, 70 e 80.

HEAVYNROLL - O que a Andria faz quando não está na no DR. SIN?

ANDRIA - Adoro jogar videogame. Minha esposa e eu fazemos questão de receber nossos amigos em casa para sempre fazermos campeonatos. É bem divertido. Um dos motivos que digo que sempre cai por terra dizer que há rivalidade entre as bandas. Porque todos nossos amigos são roqueiros como os das bandas ALMAH, ANJOS DE RESGATE, KORZUS e etc.

HEAVYNROLL - Um álbum inesquecível?

ANDRIA - “A Night At the Opera” - QUEEN.

HEAVYNROLL - Um show inesquecível? 

ANDRIA - AC/DC e RUSH, ambos no Estádio do Morumbi, em SP.

HEAVYNROLL - Sabemos que você é apaixonado por futebol, o que você espera da Copa do Mundo no Brasil esse ano? Tem tudo para dar certo? 

ANDRIA - Para mim é um grande mistério o resultado da Copa num todo.

HEAVYNROLL - Uma mensagem para os fãs e leitores do Heavynroll:

ANDRIA - Fazer música com muito amor, com muita vontade, tocar o que tem vontade e de coração, e não só pra estar na moda, ou porque tem alguém da moda que toca. Pra fazer uma coisa que venha do coração mesmo. Aí nunca vai morrer, e você vai se dar bem fazendo o que você faz. 

Links Relacinados

Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”