CONSTANTINE: Mariana Constantine - "Rock n roll não têm cor, não é azul ou rosa, é energia!"

[ENTREVISTA] Por GERALDO ANDRADE

A banda vem de São Paulo, a CONSTANTINE, uma das melhores revelações do rock brasileiro na atualidade. O primeiro álbum da banda vai se chamar “Constante Evolução”, título que tem tudo a ver com o atual momento das gurias. Conversei com a responsável por uma das guitarras da banda, uma guitarrista que também está em “Constante Evolução”: Mariana Constantine! Ele contou um pouco da sua história, da banda e muitas coisas legais. Vale conferir! 

HEAVYNROLL - Em primeiro lugar, em nome do Heavynroll, quero agradecer você estar atendendo o blog. Quem é Mariana Constantine? 

MARIANA - Uma mulher que se arrepia toda vez que sobe no palco. Sente a energia e tenta retribuir de volta essa veia rock n roll. Aquela que tem o maior tesão em dizer - Eu amo o que faço!

HEAVYNROLL - Você é uma das guitarristas da banda CONSTANTINE, uma das grandes revelações do rock brasileiro. Como está o atual momento da banda?

MARIANA - A banda está em um momento muito importante. Esses degraus que pouco a pouco subimos, comemoramos com muita gratificação, o resultado de toda essa luta vem se revelando cada vez mais.

HEAVYNROLL - Recentemente, vocês lançaram a musica “Constante Evolução”, que vai fazer parte do primeiro álbum da banda. Como está às gravações, a produção desse álbum tão esperado?

MARIANA - "Constante Evolução" faz parte do nosso primeiro CD, foi um período de gravação bem intenso. Cada uma gravou com toda a garra e paixão pelo o que faz na banda. O CD foi produzido por um cara que entende a ideia da banda e foi impecável, nosso parceiro de longas datas, Draco.



HEAVYNROLL - Qual a previsão de lançamento?

MARIANA - No momento não temos uma data pré-definida, mas acredito que final de maio sai do forno! Pronto pra galera levar o seu pra casa.

HEAVYNROLL - Quais os planos após o lançamento do álbum? Muita divulgação? shows?

MARIANA - Sim! O plano é trabalhar nessa nova turnê com show de lançamento e rodar o Brasil todo pra mostrar nosso trabalho, além dos shows, tem em vista aparições em rádios e revistas.

HEAVYNROLL - Voltando a falar da nova música “Constante Evolução”, eu realmente notei uma evolução muito grande na banda desde o EP “Nas Suas Costas”. Você concorda com isso? 

MARIANA - Concordo! A cada trabalho estamos conseguindo exprimir melhor nossas ideias e expor essa energia nas gravações. Acredito que isso faça parte desse lema que a gente insiste em citar, a ideia é mostrar cada vez mais a evolução dentro da individualidade e como grupo.

HEAVYNROLL - Vocês gravaram no EP “Nas Suas Costas”, uma música em inglês: “Hate It”. Todas as outras músicas são em português, o que acho ótimo. A CONSTANTINE pensa em atingir o mercado no exterior? Você acha, que pra isso, banda precisaria de um álbum com letras em inglês? 

MARIANA - Na realidade a "Hate it" não veio para atingir o lado "gringo" da banda, simplesmente ela foi aceita do jeito que foi criada, não sentimos necessidade de traduzi-la para o Português. Acredito que se chegarmos à gringa, o que pode acontecer mesmo que não seja esse nosso foco, chegaríamos como banda do rock nacional brasileiro. 


HEAVYNROLL - Outro dia comentei com o Tuca Constantine, que existem muitas bandas de mulheres que vivem mudando de formação. Já vocês estão cada vez mais unidas, podes comentar sobre isso?

MARIANA - Em minha opinião, somos 5 em 5 milhões! Tivemos sorte, uns acreditam em destino, outros no acaso que deu certo... O que realmente acontece entre nós 5 é a posição que cada uma assume com muita dedicação e amor pelo o que fazemos juntas. Gosto de dizer assim, uma cuida da outra e nós cuidamos de nós. Estamos sempre procurando equilíbrio, nem tudo são flores, mas o amor pela música e por cada uma de nós supre e transborda positividade. Mesmo sonho, mesmo foco, mesma banda, temos tudo pra manter essa corrente forte e unida.

HEAVYNROLL - Como está a agenda da banda?

MARIANA - A agenda está repleta de shows pelo Brasil todo. Esse é o resultado do nosso trabalho, quando tocamos numa cidade desconhecida, a melhor recompensa é saber que a casa pede para voltarmos em breve.

HEAVYNROLL - Como você vê a atual cena rock/metal do Brasil?

MARIANA - Apesar da cena do rock nacional ter "hibernando" alguns anos atrás, acredito que ainda há muito pra conhecer, como bandas novas com muita qualidade. Essas bandas existem, basta uma pitada de sorte e toneladas de persistência pra chegar onde pretendem. Milhões de brasileiros amam, vivem e respiram rock, temos tudo pra dar certo e mostrar que a "ressaca" já passou e que estamos mais vivos do que nunca. 

HEAVYNROLL - Como somos um Blog do Sul, gostaria de saber o que você conhece do rock gaúcho?

MARIANA - É difícil conhecer bandas Independentes que não tiveram a chance ainda de se expor na mídia ou pelas redes. Uma banda que fez parte da minha adolescência foi ENGENHEIROS DO HAWAII. Mas ainda acompanho alguns trabalhos do CACHORRO GRANDE por exemplo. 

HEAVYNROLL - Essa é uma opinião que peço para todas as bandas e artistas. Queria a tua opinião sobre a internet, tipo redes sociais, myspace, Twitter, Facebook, Downloads, isso tudo ajuda a CONSTANTINE?

MARIANA - Sim! Ajuda e muito! Como disse anteriormente, esse tipo de canal hoje em dia é essencial para as bandas. Desde aquelas que estão começando até as bandas que já têm seu lugar reservado na cena fonográfica. A CONSTANTINE nasceu nesses tempos de mídias sociais e desde o início auxiliou muito no acesso ao nosso trabalho, fan pages, sites e outros canais que sempre foram importantíssimos para a nossa visualização, bem como a Heavynroll

HEAVYNROLL - Essa é uma pergunta tradicional, tenho que fazer para o pessoal conhecer um pouco mais a Mariana Constantine. Suas principais influências? 

MARIANA - Quando criança ficava entre PINK FLOYD e Trem da Alegria (risos). Quando adolescente fui identificando meu sangue roqueiro, a roqueira da escola, da turma do prédio e assim por diante. Sempre me identifiquei com o rock porque ele transcrevia todas as minhas emoções, rock é a mais pura liberação de endorfina que existe. As primeiras bandas que me influenciaram foram bandas que eu tinha acesso pela televisão como NIRVANA, METALLICA, IRON MAIDEN, lembro que esses foram os principais responsáveis por eu quebrar meu cofrinho de comprar minha primeira guitarra. 

HEAVYNROLL - Que equipamento você usa?

MARIANA - Em set de shows o pedal que criei identidade foi no timbre do Jackhammer. Ainda somei uma Jackson com captadores JB e '59. Basicamente é esse conjunto que você pode conferir na guitarra base da banda, som encorpado, agressivo e destemido.

HEAVYNROLL - Quais guitarristas você destacaria hoje em dia?

MARIANA - Tenho os meus de cabeceira, como um gosto bem particular, como Kurt Cobain, James Hetfield, Eric Clapton, Brian May e óbvio entre outros virtuosos como Hendrix. Atualmente os que ainda estão vivos e na ativa não poderiam deixar de citar Slash e Bruce Springsteen.

HEAVYNROLL - As mulheres estão se destacando cada vez mais na musica o que antigamente acontecia muito pouco. Existem bandas e artistas talentosas demais. Qual a tua opinião sobre isso?

MARIANA - Acredito que essa "descoberta" veio depois do auge da idade machista e feminista bandeirada na estrutura social, ainda assim no meio da música. Hoje em dia as pessoas estão carentes de rock com qualidade e atitude, portanto não importa o que você tem debaixo das calças e sim o que você pode transmitir para aquele que te ouve. Rock n roll não têm cor, não é azul ou rosa, é energia!

HEAVYNROLL - O que a Mariana escuta hoje em dia?

MARIANA - Eu escuto o desde sempre, rock dos anos 80's e 90's são minhas décadas favoritas. Nacionais e internacionais. Bandas que fizeram parte de uma história e consequentemente da minha história em particular.

HEAVYNROLL - O que a Mariana faz quando não está na CONSTANTINE?

MARIANA - Atualmente faço parte da sociedade das lojas Tric Glasses e Tric Lounge com a Monalisa (Baixista) e mais duas amigas. Fora dos negócios, procuro sair sempre que posso pra relaxar e rir com os amigos. Todo convite é bem vindo.

HEAVYNROLL - Você é uma mulher vaidosa?

MARIANA - Depende do grau da palavra (risos), não uso vestidinho e salto alto, uso jeans e all star, me preocupo com imagem sim, mas sem excessos e "embonecamentos".

HEAVYNROLL - Um álbum inesquecível?

MARIANA - Difícil escolher 1 entre tantos colecionáveis, mas vou ficar com o meu lado mais obsoleto, "Incesticide" - NIRVANA.

HEAVYNROLL - Um show inesquecível? 

MARIANA - Cada show tem suas surpresas e peculiaridades, acredito que um dos mais marcantes foi um show que fizemos em Guarulhos, a cena era a seguinte, local aberto, chuva forte e todos os fãs pulando e cantando com a gente como se estivessem pisando no carpete de suas casas. Foi emocionante demais receber toda aquela energia!

HEAVYNROLL - Quais os planos para o restante de 2014?

MARIANA - Para nós 2014 ainda está começando! Temos muito pra caminhar, muitos shows pra fazer e muita estrada pra percorrer! Estamos muito animadas para receber o que esse ano ainda vai nos proporcionar!

HEAVYNROLL - Uma mensagem para os fãs e leitores do Heavynroll:

MARIANA - Em primeiro lugar quero agradecer o convite para essa entrevista! Sempre muito gratificante ter essa oportunidade! Os fãs! Ah os fãs! Sem eles não seríamos nem metade do que somos hoje. Subimos no palco pra fazer sempre o melhor para todos eles e eles nos retribuem sempre em dobro! Sempre foi assim e sempre será! 
Aos leitores! Agradeço por acompanharem o trabalho da Constantine! Todos são guiados por sonhos, sigam o de vocês, tenho certeza que estarão no caminho certo!

Beijos e abraços.

Comentários

Postar um comentário

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul