UNDERLOAD: "Acreditamos em nosso som e estamos bem focados."

[ENTREVISTA] Por Marco Paim


A banda UNDERLOAD está prestes a lançar seu debut álbum no próximo dia 23/03 na Casa da Cultura. Para saber um pouco mais sobre este lançamento conversei com vocalista  Beto Vianna,  e o guitarrista Sasha Zavistanovicz. Confira:

HEAVYNROLL -Tudo bem? Em primeiro lugar, quero agradecer ter nos recebido para esta entrevista.

SASHA - Tudo ótimo! Agradeço em nome da Underload pela oportunidade.

HEAVYNROLL - Dia 23 marca uma grande etapa da carreira banda. Finalmente o primeiro álbum será lançado. Qual a expectativa para esse dia especial?

BETO - A expectativa é enorme, com certeza será um divisor de águas. A gravação e lançamento de um álbum é a concretização de uma etapa de esforço e trabalho duro.

SASHA - A melhor possível. Foi bastante trabalho para chegar até aqui e acreditamos que será uma grande noite pra banda e para todos que curtem rock n' roll. Os ingressos estão saindo muito rápido!

HEAVYNROLL - E daí Sasha, satisfeito com o resultado? Em palavras, gostaria que você definisse o álbum "Underload".

SASHA - Fiquei muito satisfeito e orgulhoso do resultado final que chegamos. Os meus colegas de banda tiveram performances matadoras! Trabalhamos com uma equipe incrível e isso também ajudou bastante. O álbum é dinâmico, pesado, com bastante groove e tem um objetivo: resgatar o rock dos anos 70' com uma roupagem atual. Estamos em 2014 e é assim que queremos soar. Misturando o estilo e as influências de cada integrante, acho que criamos o som da UNDERLOAD. Foi isso que buscamos registrar no disco.

HEAVYNROLL - O público já conhece o single “My Imagination”, lançado há mais ou menos 2 anos junto com o videoclipe. A versão para este álbum será a mesma ou ela foi regravada? Aproveitando a pergunta, será lançado algum single antes do lançamento?

BETO - "My Imagination" foi regravada. Posso dizer que ficou "mais nossa cara". Espero que o público goste. Antes do lançamento teremos novidades, aguardem.

SASHA - Fiquem ligados, logo vamos lançar o trailer do álbum  (NE: já disponível abaixo) e o single "Russian Roulette"!



HEAVYNROLL - Algum videoclipe programado?

BETO - O nosso foco principal agora é o show de lançamento, porém temos algumas ideias em mente.

HEAVYNROLL – Beto, gostaríamos de conhecê-lo melhor. Conte um pouco de sua história, como começou a sua caminhada no rock, quando começou a cantar e como chegou ao UNDERLOAD?

BETO - Minha caminhada no rock começou desde que nasci, ouvindo PINK FLOYD com meu pai. Comecei a cantar aos 12 anos, quando comecei aulas de técnica vocal. Aos 14 ingressei como cantor de um grupo folclórico, o qual tive oportunidade de aprender com o mestre Fernando Do Ó.
Conheci o Sasha há alguns anos e tentamos montar uma banda, porém alguns contratempos ocorreram e não deu certo. Em 2011, ele entrou em contato novamente comigo para fazer um teste. Ele enviou uma melodia e eu coloquei uma letra. Criamos "Set Me Free", música que estará presente neste álbum.

HEAVYNROLL Como músico, quais as tuas principais influências?

BETO - Como já havia comentado, PINK FLOYD foi minha primeira paixão. LED ZEPPELIN, Eric Clapton, QUEEN e THE BEATLES também me influenciaram bastante. Ao longo do tempo, pude agregar influências ciganas e latinas, como GYPSY KINGS, MANÁ, Diego Torres e outros.

HEAVYNROLL O que o Beto ouve quando quer “limpar os ouvidos”?

BETO - BLACK COUNTRY COMMUNION

HEAVYNROLL Além do UNDERLOAD, você tem algum projeto paralelo? O que você se faz nos momentos de “folga”?

BETO - Sou Biólogo e professor de canto. Nos momentos de folga, como qualquer um, gosto de aproveitar o tempo com a família e namorada.

HEAVYNROLL  Voltando ao álbum, como foi trabalhar com caras como Mauro Caldart, Benhur Lima e Marcel Zwan para a produção do trabalho? Conte um pouco como foi este processo.

SASHA - O time dos sonhos! O Mauro Caldart trouxe uma visão de fora, um ouvido "zerado" quanto as nossas composições e essa perspectiva foi muito saudável. Particularmente foi um grande desafio gravar na presença de um produtor que também é um guitarrista sensacional! Isso colocou o nível de exigência lá em cima. Estudei em dobro (hehehe). 
O Benhur fez uma mixagem impecável! Com muito talento e feeling ele ajudou a chegar no som que queríamos. Fez toda diferença. E o Marcel foi quem finalizou o trabalho, com uma excelente masterização. É sempre bom contar com diferentes pontos de vista. São todos músicos e profissionais que eu respeito muito.

BETO - Tive um contato mais direto com o produtor Mauro Caldart no estúdio. Esse cara é genial. Possui um ouvido musical ímpar e além de todo seu talento e profissionalismo musical, ele é uma figura.
O Benhur dispensa comentários, é um músico excepcional e possui uma veia artística única. A mixagem ficou melhor do que esperávamos. A masterização do Marcel fez jus à sua experiência. O disco ficou com uma sonoridade muito interessante. Resumindo, todos os profissionais com que trabalhamos agregaram no resultado final do álbum.

HEAVYNROLL - A arte do álbum só vamos conhecer no dia 23? Algum outro detalhe que possa revelar? Uma participação talvez?

BETO - Dia 23 está próximo, aguardem.

HEAVYNROLL A entrada do evento será será 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Lar da Velhice. Que bela iniciativa. De quem partiu a ideia e por que?

SASHA - A ideia surgiu como contrapartida ao nosso projeto do Financiarte. O disco foi bancado com dinheiro público e nada mais justo do que retribuir de alguma forma ao povo caxiense. Além disso, o rock sempre teve essa função social. É algo que contribui para a imagem de um estilo que ainda sofre preconceito. Esperamos conseguir uma boa arrecadação.

HEAVYNROLL - Quais são os planos do UNDERLOAD para 2014 depois que o álbum, estiver oficialmente lançado?

SASHA - O palco. Queremos tocar e levar nossa música adiante. Já estamos movimentando algumas datas e buscando diversas ações para divulgar o material do álbum. Acreditamos em nosso som e
estamos bem focados. Logo teremos novidades!

HEAVYNROLL - Para o show, alguma coisa que possa adiantar? O que público irá encontrar na Casa da Cultura dia 23/03?

BETO - O público pode esperar o bom e velho Rock 'n Roll!

SASHA - Será um show de rock n' roll. Vamos tocar as 10 faixas do disco e também algumas surpresas. Estamos preparando tudo com muito capricho e tenho certeza será o melhor da UNDERLOAD ao vivo!

HEAVYNROLL -  Mais uma vez quero agradecer a disponibilidade e atenção, o espaço é de vocês:

BETO - Não posso deixar de agradecer ao pessoal do Estúdio Noise pelo profissionalismo, ao Financiarte e a Heavynroll pela oportunidade. Grande abraço!

SASHA - Eu que agradeço! Parabéns ao Heavynroll pelo grande trabalho de divulgação do som autoral de Caxias do Sul. Quero convidar todos a comparecer na Casa da Cultura dia 23/03 às 20h. Será o inicio da caminhada e contamos com vocês!

===================
O que o Beto anda ouvindo?

Black Country Communion - "Afterglow"
Slash "Apocalyptic - Love"
Alter Bridge - "AB III"
Ratt - "Infestation"
Ratt - "Out of the Cellar"
====================
O que o Sasha anda ouvindo?

Black Country Communion - "Black Country Communion 2"
Alter Bridge - "Fortress"
Led Zeppelin - "Presence"
Richie Kotzen - "24 hours"
Joe Bonamassa - "Driving towards the day light"

=====================

Links







Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”