[Resenha] ROSA TATTOOADA - "XXV" (2013)


Não é a toa que o ROSA TATTOOADA levou várias "estatuetas" na nossa votação dos Melhores de 2013. O álbum "XXV" é simplesmente um grande petardo e deu uma grande visibilidade e revigorada nesta banda que é um dos ícones da cena gaúcha e brasileira.

Foram 7 anos sem lançar um álbum completo, apenas singles e videoclipes, além da mudança na formação com a entrada de VALDI DALLA ROSA no baixo e DALIS TRUGILLO na bateria, que completam o atual power trio com o lendário JACQUES MACIEL, a banda volta com tudo e comemora 25 anos de estrada (por isso o nome do álbum).

De cara já digo que o clima do álbum inteiro nos remete ao KISS do começo dos anos 80, com muita pegada e muito peso. JACQUES MACIEL vive seu grande momento como vocalista e também como guitarrista, mostrando que o tempo só lhe fez bem. VALDI DALLA ROSA, além de um baixista formidável e com uma presença de palco inigualável, nas gravações ele soltou o braço nos 4 cordas até estalarem as notas e saltarem do auto-falante. Também atacou nos vocais de apoio de algumas músicas. Já DALIS segura as pontas de maneira segura e precisa, somando ainda mais peso as músicas. E aqui destaco o grande trabalho da Good Music, com a produção de VINI TONELLO, que soube captar todo esse clima vintage deixando-o atual e com o peso na medida. Ele ainda participa tocando os teclados do trabalho.

Os meus destaques ficam por conta das pesadas "Rezar Não Vai Te Livrar do Fim", a música que abre o trabalho tem um riff matador e é com certeza uma das melhores do trabalho, aquela que se tornará um clássico, ganhou inclusive um videoclipe com a produção do mestre das lentes ALEX MILESI.

"Hard Rocker, Old School", fodástica e pesada, uma das minhas preferidas, tem bem aquele clima KISS que falei acima, também tem "O Veneno do Seu Olhar" com um clima meio "Sure Know Something", uma sonzeria com um climão foda.



Após um riff venenoso, ao estilo AC/DC, a banda entra pesada e destruidora em "Carta Marcada", com JACQUES MACIEL sentando a mão com vontade na guitarra do começo ao fim.

Tem ainda "Sonho Bom" que é um pouco mais nostálgica, uma balada com a assinatura ROSA TATTOOADA e que leva os fãs aos primórdios da carreira da banda. Já "Cerveja & Rock n`Roll" traz de volta o peso nervoso e venenoso desta nova e ótima fase do trio.

E meu último destaque fica por conta da clássica "Rock n`Roll Até Morrer", que está no repertório do grupo já faz algum tempo e é bem conhecida dos fãs da banda.

E não posso esquecer do bônus, que é uma regravação da clássica "Tardes de Outono", com uma roupagem mais suave e moderna, superando a versão original, ficou perfeita!

Falando do aspecto visual do CD, ficou bem simples, o encarte traz apenas uma foto de cada integrante e as letras, e apesar do cuidado e bom gosto, aqui talvez a banda tenha pecado um pouco por ser um álbum comemorativo, mas talvez tenham optado por este formato para que fosse mais acessível e vendável nos dias de hoje. E não posso deixar de ressaltar o grande lance da capa, produzida por MARCELO SIDEWALK: nela há uma escultura do grande artista e músico caxiense ALE AMORIN fotografado por ALEX MILESI, ou seja, a imagem é real e aquele coração realmente existe, não é uma imagem digital - Veja eles segurando o souvenir na foto abaixo.

"XXV" é um álbum que você não consegue ouvir só uma vez, quando acaba é automático voltar ao começo do play. Um grande trabalho que ficou em 2º lugar entre os Melhores de 2013 do Heavynroll na categoria Braziland. Vale a pena ter na coleção!

NOTA - 9,5
================================
ROSA TATTOOADA - "XXV" (2013)
(Good Music Records)
Tracklist
01. Rezar Não Vai Te Livrar do Fim
02. Hard Rocker, Old School
03. Só Um Beijo Da Sua Boca
04. O Veneno Do Seu Olhar
05. Carta Marcada
06. Sonho Bom
07. Cerveja & Rock And Roll
08. Tão Longe
09. Chuva de Estrelas (participação de Nei Van Soria) - VIDEOCLIPE
10. Rock And Roll Até Morrer
Bonus
11. Tardes de Outono (Re-2013)

Lineup
Jacques Maciel - voz/guitarra
Valdi Dalla Rosa - baixo
Dalis Trugillo - bateria

Participações
Vini Tonello - teclados e outros instrumentos percussivos
Nei Van Soria - vocal

Artwork
Marcelo Sidewalk



==========================
(Editor / Redator / Músico)



Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”