[Resenha] CRISTIAN RIGON - "Down on the Highway" (2013)

[RESENHA] Por Marco Paim


Cristian Rigon é um guitarrista versátil e um músico empreendedor, um verdadeiro camaleão. Teve muitas fases, nos primórdios como guitar hero ao estilo Mallmsteen, passando pelo metal melódico e pelo hard rock, estilo que adotou por muitos anos e do qual ficou mais conhecido, principalmente pela sua técnica e velocidade. Mas em 2009 surpreendeu a todos quando pisou no freio e lançou com a banda THE BLUES BEERS um álbum voltado ao classic blues, estilo que o acompanha desde então. A banda ainda lançou mais um álbum em 2012.
Mas o inquieto Rigon acaba de lançar mais um álbum voltado ao blues raiz, o "Down on the Highway", e pra isso selecionou um time de músicos do mais alto gabarito e reconhecidos por sua vivência no estilo, caras old school e que tem o blues no sangue, como os baixistas Marcos Petta e Alexandre França, o baterista Leozão Reis e os vocais de Alexandre Bergmann e Camila Dengo, além de convidados especiais.

O álbum, que contém 8 faixas, começa com a instrumental "Jack´s Boogie", com um blues mais dos primórdios (anos 40, 50 e 60), onde Cristian demonstra total domínio no estilo, aliás, eu já adianto para não me tornar redundante, que sua performance está impecável em todo o álbum, com ótimos solos e levadas, além de escolhas acertadas de timbres. Depois vem "Hey Honey", um rhythm blues onde os vocais de Alexandre aparecem pela primeira vez. Esta música ganhou um vídeoclipe que você pode conferir abaixo. Depois vem "Waiting for the Wind to Change", um blues bem arrastado, onde temos a participação de Toyo Bagoso em um grande solo de harmônica. Em seguida temos "Down on the Highway", que é um blues puxado pro jazz, desta vez com com uma excelente performance de piano de Gustavo Pezzi.



A 5ª faixa é "Get on the Road", um jump blues que conta com um dueto entre Alexandre Bergmann e Camila Dengo em uma ótima performance de ambos. Aliás, tenho que ressaltar que, além do show a parte que é sempre digno de nota, Camila é responsável pela produção e arranjo vocal do álbum. Essa música ainda conta com o solo de guitarra de Decio Caetano. Em "This is Chicago", um R&B marcado, temos novamente a harmônica precisa e melódica de Toyo Bagoso, e Cristian Rigon atacando com guitarra slide. Depois temos mais uma instrumental, "Cadillac Shuffle", como já diz o nome, é um shuffle bem ao estilo Stevie Ray Vaughan, só que com guitarra limpa. A última música é "Texas Bar", novamente um blues arrastado com muitas mudanças de dinâmicas e solos com muito feeling.

Falando da parte técnica, "Down on the Hiughway" foi captado no Estúdio DuZamba Records, de Marcos Zambon, um veterano na área e que é responsável pela gravação, mixagem e masterização do trabalho. A produção ficou a cargo do próprio Cristian Rigon e Camila Dengo. O design da capa ficou por conta da Jamwork Estúdio Estratégico, que fez um ótimo trabalho em uma belíssima caixinha com encarte onde temos as letras das músicas e ótimas fotos de Tall Sperry. E por traz de tudo isso a produção cultural de Cláudio Troian.
Ou seja, um álbum bem pensado, bem tocado, bem produzido, com uma sonoridade de muito bom gosto e feito por músicos que sabem o que estão fazendo. Parabéns Cristian, mais um ótimo trabalho.

==============
CRISTIAN RIGON - "Down on the Highway" (2013)
(DuZamba Records/Financiarte)
Tracklist
01. Jack´s Boogie
02. Hey Honey
03. Waiting for the Wind to Change
04. Down on the Highway
05. Get on the Road
06. This is Chicago
07. Cadillac Shuffle
08. Texas Bar

Line-up
Cristian Rigon - guitarras
Alexandre Bergmann - vocal
Marcos Petta - baixo
Alexandre França - baixo
Leozão Reis - bateria

Participações
Camila Dengo - vocal
Toyo Bagoso - harmônica
Decio Caetano - guitarra
Gustavo Pezzi - piano




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário