[Resenha] MAQUINÁRIOS - "Seis Milhas Para o Inferno" EP - (2013)

[RESENHAS] Por Marco Paim


Não é fácil fazer rock n roll pesado no Brasil, quanto mais cantado em português, por incrível que pareça, mas tem muitas bandas lançando ótimos trabalhos neste formato nos últimos anos, e uma delas é a banda MAQUINÁRIOS. Com seu rock pesado, orgânico e de muito bom gosto, a banda lançou em 2013 seu primeiro EP, com a produção de Marcello Pompeu e Heros Trench do estúdio Mr. Som.

O registro contém quatro faixas, e já na primeira música, que dá nome ao EP, a banda joga um tijolo no seu peito, com riffs pesados e uma pegada rápida. O vocal rasgado dá ainda mais peso ao som, isso somado as participações de Rogério Fernandes (Carro Bomba) e Marcello Pompeu (Korzus) que dão aquele toque mais que especial no refrão.  
Em seguida vem "Além da Estrada", e posso estar enganado, mas há um flerte com JUDAS PRIEST nesse som, me lembrou o começo de "Dissident Aggressor", que tem um andamento cadenciado e um refrão bem melódico e grudento.
Depois vem "Sentido Contramão", um som mais rápido, pesado e curto, com muita influência de BLACK SABBATH e CARRO BOMBA, que são referências claras em todo o EP, ainda mais na música "Cinza Espúrio", que fecha o trabalho, onde temos uma referência direta a música "War Pigs".

Tecnicamente falando, é um álbum cru e "barulhento", bem orgânico, passa aquela sensação de banda ao vivo no estúdio, com muita influência do lado sombrio do rock pesado setentista mas com uma produção atual e limpa. O vocal é ótimo, desempenhado com competência por Ivan Silva, pena não fazer mais parte do grupo, hoje um trio. A banda não deixa nada a desejar, aliás, são grandes músicos e percebe-se uma unidade que deixa o som bem "redondo" e agradável. Minha única ressalva para um próximo lançamento, um full length talvez, é quanto a timbragem das guitarras, que em alguns momentos soa um pouco saturada.
Um grande trabalho brasileiro de 2013, estava curioso para ouvir e não me arrependi, vale a pena conferir.

MAQUINARIOS - "seis Milhas Para o Inferno" EP (2013)
(Independente)
Setlist
01. Seis Milhas para o Inferno
02. Além da Estrada
03. Sentido Contramão
04. Cinza Espúrio

Lineup
Ivan Silva - vocal
Watson Silva: - guitarra/vocais
Matheus Andrighi - baixo/vocais
Cézar Fernandes - bateria

Arte
Matheus Andrighi

Link
https://www.facebook.com/Maquinarios?ref=ts&fref=ts




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário