DETONATOR E AS MUSAS DO METAL: Juliana Farias - “Um dos maiores benefícios que a musica tem me dado é trazer pessoas e historias incríveis para minha vida.”

[ENTREVISTA] Por Geraldo Andrade

Ela é baixista na banda do filho do “Deus Metal”, DETONATOR! Talentosa e, claro, linda. Ela é uma das “Musas do Metal”, depois de Paulitchas Carregosa, chegou à vez de mais uma musa do metal conversar com o Heavynroll: JULIANA FARIAS, ou simplesmente JUJU. A baixista conta um pouco da sua história, fala do preconceito, do álbum que em breve vai ser lançado e muito mais. Vale conferir!

HEAVYNROLL - Juliana, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista. Quem é Juliana Farias?

JULIANA - Difícil falar exatamente quem somos! (risos) Mas vou tentar ser fiel a mim mesma ok? (risos)! Sou Juliana Farias, tenho 24 anos. Considero-me uma pessoa simples, sou apaixonada pelo simples fato de VIVER. Vim de uma família bem tradicional e simples que me tornaram apaixonada pela vida e desinteressada por complica-la!(risos). 
Sou formada em Comunicação Social, adoro conhecer pessoas e me relacionar em geral com diversas tribos. Sou bastante observadora, humana, comunicativa, e agitada... Ao pé da letra estas palavras bastante me define. Uma das qualidades que muito me define é o meu senso de humor, talvez vocês percebam por este “bate papo”. Basicamente esta sou eu! 

HEAVYNROLL - Como começou sua paixão pela música, principalmente pelo baixo?

JULIANA - Minha paixão pela música começou desde pequena. Aos dez anos comecei a fazer aula de teclado, logo depois percebi que minha atenção durante a aula se voltava para a turma de violão. E logo veio meu interesse pelas cordas... Foi quando sai e comecei a aprender em casa mesmo, com aquelas famosas revistinhas que tinham nossas músicas favoritas e suas cifras. Após isso, a paixão e o interesse pela música me proporcionou conhecer novas amizades, que começaram a me acrescentar e aumentar ainda mais o meu interesse no quesito musical. 
Em especial eu costumo citar uma grande amiga que fiz, a guitarrista da banda paulistana PARALLELES, Paula Villas Bôas, é uma excelente contra baixista que brilhou meus olhos para os graves! Ela já havia estudado contrabaixo e me apresentou basicamente o instrumento, as notas, os tempos e etc. Não precisou de muito tempo para eu comprar o meu primeiro instrumento e calejar meus dedinhos nos grooves tentando tirar músicas na volta do colégio... Cheguei a montar minha primeira banda, chamada SUPER KITSCH, gênero mais voltado para o Rock n’ roll, e formada apenas por mulheres. Foi minha primeira experiência como baixista e através desta banda a certeza da paixão pelo instrumento. 
Conforme o tempo foi passando, fui conhecendo um pouco sobre os diversos gêneros do rock, o que me tornou uma pessoa bem eclética dentro dele! (risos) Sempre gostei mesmo de Rock alternativo, Glam Rock e Hard Rock! Quando mais nova era o tal do Grunge, Hard core e o” Ska “que brilhavam meus olhos também... Mas hoje eu acrescentei aos meus gosto musicais o Black Metal e o Heavy Metall!

HEAVYNROLL - Qual o motivo que te levou a escolher o baixo?

JULIANA - Eu escutei durante a minha a adolescência inteira uma banda que se chama NO DOUBT! Simultaneamente enquanto aprendia a tocar baixo, um dos principais motivos pela escolha do instrumento foi minha admiração pelo baixista deles o Tony Kanal e suas criativas linhas de baixo que fazia uma espécie de revival do Ska na década de 90. Aquelas escalas impressionantes, corridas, junção de temas e rítmica fantástica! Foi como dizem “amor à primeira vista” ao contrabaixo. Minha motivação na época em aprender, criar, praticar e etc.! Logo depois de alguns anos vieram os mestres que passei a admirar.

HEAVYNROLL - Suas principais influências?

JULIANA - Tenho muitas influências no contrabaixo, porém a principal sem dúvidas como citei acima é o Tony Kanal do NO DOUBT, me despertou muita vontade em aprender técnicas e linhas com seu estilo. Outra grande influência que tive é o John Paul Jones do LED ZEPPELIN e seus temas marcantes que ouço desde o ínicio.... Tem também Geddy Lee do RUSH, a baixista Paz Lechantin da banda A PERFECT CIRCLE que usa uma técnica diferente com afinações alteradas e temas mais progressivos apesar de não perder sua feminilidade nos palcos que é bastante importante para nós mulheres que assumem tocar um instrumento tão rustico como o baixo. Admiro muito o talento do Flea do RED HOT que dispensa comentários, sempre assisti muito e tomava como base a musicalidade do Cliff Burton do METALLICA e atualmente tocando em uma banda de heavy metal fechei minha lista de influências com o Steve Harris do IRON MAIDEN.

HEAVYNROLL - Qual equipamento você usa?

JULIANA - Atualmente eu toco em um modelo TBM4 da marca Tagima e não utilizo pedais por enquanto.

HEAVYNROLL - Você é endorse de quais marcas?

JULIANA - Tenho o imenso prazer dentre tantos talentos que nosso país tem, no meio do zero em reconhecimento que temos e pouco espaço para divulgar nosso trabalho e lutar por nossos ideais dentro das músicas, em ter conseguido os apoios de importantes marcas neste meu inicio de carreira. Sou endorse da marca Tagima que foi a primeira empresa em apoiar minha carreira e logo após fechei com os Cabos Sparflex, e recentemente com as cordas DR Strings Brasil. Tenho também o apoio da escola de música e tecnologia EM&T, a qual sempre foi um sonho eu poder estudar e devido à visibilidade do projeto, que me fez me mostrar para um maior número de pessoas conseguirem estas importantes parcerias para o ponta pé iniciais.

HEAVYNROLL - Você é baixista da banda “Detonator e as Musas do Metal”, pode comentar como você entrou para a banda?

JULIANA - Entrar na banda DETONATOR E AS MUSAS DO METAL eu costumo dizer que foi meu grande incentivo musical. Sempre toquei em bandas de “garagem”, apresentações pequenas em barzinhos espelhados pela cidade... Na época que entrei eu estava sem banda e tocava apenas em casa, tirando uma música ou outra... 
Quando começaram a rolar os testes para a formação da banda com o Bruno Sutter (vulgo Detonator), que seria formada por musicistas mulheres. Abriram os testes no programa dele o Rocka Rolla pela MTV! A primeira a formar as “Musas do Metal” foi a Paulichas Carregosa (guitarrista canhota da banda) e logo após foram entrando as demais, eu já conhecia a Paulichas, além de já termos “tentado” inúmeras vezes tocar juntas por anos atrás, fizemos faculdade juntas e já éramos amigas, quando a baixista que eles tinham saiu do projeto que era a Fernanda Lira (primeira baixista do Detonator) ela seguiu com o projeto no qual ela toca e canta, a banda NERVOSA, e nisto o Bruno começou a busca pela nova baixista. A Paulichas por já me conhecer, sabia que eu tocava baixo e me indicou para o teste da banda, na época com outras meninas. Deu tudo certo no dia, à banda teve e tem um entrosamento muito bom, foi à junção perfeita!(risos). E desde então estamos a mais de um ano na mesma formação. 
Quando entrei já peguei o “bonde” andando, sessão de fotos, shows de estreias e tudo mais. Foi à divisão de águas para o que eu conhecia de ter banda. Até então tocava em pequenos lugares, poucas pessoas, pouca estrutura, e desde então, um mês depois, nos apresentamos no VMB 2012 na MTV com grandes nomes, festivais grandes como o Anime Friends entre outros... É, Meu sonho esta se tornando cada vez real...

HEAVYNROLL - Vocês, as Musas do Metal, são lindas e com um talento incrível, mas, mesmo assim, existe o preconceito, por serem mulheres tocando heavy metal?

JULIANA - Obrigada pelos elogios. (risos). Sim, existe muito preconceito mesmo. Eu acredito que tenham realmente importantíssimos talentos escondidos, muita gente boa sem espaço para se mostrar e receber o prestígio que merecem. Mas muitos acabam confundindo e “nos culpando” por isso. Existem pessoas que nos acusam de roubar o espaço que podiam ser de outras pessoas, ou acham que usamos o lugar que poderia ser de um terceiro que eles julguem toquem melhor e por ai vai... 
Mas a grande realidade é que não devemos encarar isso como um problema. Isso é questão de aceitação e de como algumas pessoas enxergam as coisas. É fato que por sermos mulheres bonitas e tocar em uma banda de heavy metal em um projeto que tem uma boa visibilidade, acabamos tendo mais oportunidades de mostrar nosso trabalho, para o maior números de pessoas, agregar importantes parcerias e assim construir nossas carreiras. Porém julgar “não ser” merecido, eu acho pesado, ou dizer que temos tudo isso por apenas beleza é hipocrisia... Todas as integrantes da banda se esforçam bastante, seja para estudar, pois as quatro estudam música, sejam para tirar músicas do CD (em breve vocês escutaram esta um peso só, esta fantástico espero que gostem!). (risos), quando damos a cara para bater ao subir em um palco, nos expor em redes sociais e qualquer outra mídia, quando perdemos horas e horas de sono para ensaiar e deixar tudo redondo para chegar a nosso show e mostrar o melhor de cada uma, assim como muitos outros músicos fazem. Então é injusto do ponto de vista de quem pretende de alguma forma nos atingir com este preconceito nos tempos de hoje. Esta atrás de um computador e ser um anônimo ou não e soltar palavras ofensivas isso qualquer pessoa faz, o difícil é fazer acontecer. Seja lá o que for.
Eu, Juliana, particularmente abstraiu coisas do tipo, espaço tem para todos, infelizmente não as mesmas oportunidades, mas estou correndo atrás assim como qualquer outra pessoa faria com as mesmas portas abertas.
É importante ter humildade e crescer. Mas por incrível que pareça, o retorno é muito mais positivo do que negativo. Tem muita gente boa e modesta no meio da música que mesmo não estando aonde gostariam de estar, não deixa de torcer e de fazerem críticas construtivas para nossa carreira. É trocar de energia sem tamanho e quase sempre mais positiva! 

HEAVYNROLL - Como é trabalhar com o filho do “Deus Metal”, Detonator?

JULIANA - Trabalhar como filho do “Deus Metal” é uma escola diária. Ele atualmente além de ter minha admiração como frontmen da banda é acima de tudo sempre muito nosso amigo. De uma paciência incrível. Ainda bem, pois tocar com quatro mulheres, acreditem, é uma loucura, todas temos período de TPM simultaneamente pela convivência (sim isso existe!) e o clima fica tenso (risos). Mas o Bruno é uma pessoa muito amável com todas, de uma humildade sem tamanho, um verdadeiro talento a parte. Não consigo escrever nada além de elogios quando me perguntam dele. É hoje um grande amigo e uma das pessoas que mais agradeço por tudo que me agregou, até mesmo por estar aqui escrevendo para vocês.

HEAVYNROLL - Como está a produção do primeiro álbum da banda? O lançamento está previsto para quando?

JULIANA - O CD já está pronto, estamos agora estudando a gravadora. Assim que soubermos divulgamos as informações sobre o lançamento para vocês. Esta bem legal deu bastante trabalho e ficou realmente magnífico... Heavy Metal em português!

HEAVYNROLL - Vai ser um álbum conceitual, que fala do folclore brasileiro, com musicas como “Saci” e “Mula Sem Cabeça”, quem teve a ideia desse formato? De quem são as letras das músicas?

JULIANA - Sim o CD é conceitual, que conta nas músicas à história do Folclore brasileiro. Tem o hit “Saci” que já lançamos o clipe no dia do saci este ano, e esta música faz um sucessão nos shows, tem a “Mula sem cabeça” e “Metaleiro” que também já lançamos o clip com participação do Felipe Andreoli no contrabaixo. Quem ainda não viu, vale a pena conferir. Já lançamos na CD PROMO, vendido em alguns shows da banda. Uma “Pré” do que vem por ai... Todas as letras são de autoria do Bruno Sutter (Detonator).

Veja o clipe de "Saci" neste link:

Veja o clipe de "Metaleiro" neste link:


HEAVYNROLL - O álbum vai ter participações especiais como João Gordo e Ricardo Confessori. Como foram as gravações com essas feras?

JULIANA - Sim. Participações do João Gordo na música “Saci” e do Ricardo Confessori do ANGRA, teve o Felipe Andreoli no contrabaixo da música “Metaleiro” e o CD é todo narrado pelo Alexandre Frota. Tivemos solos do Edu Ardanuy e Michel Leme, e também um solo de baixo com Nilton Wood. Foi uma honra ter esses grandes nomes durante o processo de gravação e o resultado com eles ficou ainda mais incrível.

HEAVYNROLL - Como está a agenda da banda?

JULIANA - Agenda da banda está bem tranquila, pois como ainda não lançamos o CD ainda não estamos em turnê. Mas em breve teremos bastantes novidades para vocês.

HEAVYNROLL - Hoje em dia, as mulheres estão invadindo o rock n roll, coisa que antigamente, era muito pouco. Existem bandas e artistas talentosas demais. Qual a tua opinião sobre isso? Há que se deve essa “invasão”?

JULIANA - Acredito que hoje em dia não somente apenas na música as mulheradas estão mais confiantes em se mostrar em diversas outras atividades... E na música isso foi ótimo, pois temos nomes incríveis. Eu penso que esta invasão se deu ao espaço hoje ser maior para serem mostradas e reconhecidas. Sempre teve muita mulher boa, que fazia de igual para igual, ou até melhor que muitos marmanjos, mas não eram vista para que possam ser admiradas e hoje o espaço acabou o mesmo para ambos. Independente do sexo. Acredito que isso se deu, pelo espaço ter expandido também para o público feminino. E com isso despertado o interesse para as demais e assim o surgimento de inúmeras musicistas.

HEAVYNROLL - Quais os baixistas você destacaria hoje em dia, independente do estilo ou quem?

JULIANA - Destacaria nomes aqui do Brasil mesmo, que passei a admirar... Como o Fábio Zaganin ótimo instrumentista, compositor e professor. Assim como meu atual professor Ricardinho Paraíso um baixista pernambucano e um multi-instrumentista que faz belíssimas “brincadeiras” no contra baixo. Celso Pixinga também é um ícone não dá para não citar. Dentro muitos nomes, acredito que são estes meus destaques por enquanto.

HEAVYNROLL - O que você ouve hoje em dia?

JULIANA - Atualmente eu ainda escuto muito Rock n’ Roll e Rock Alternativo o que mudou de antes para agora é que passei a ouvir, tocar e gostar mais de Heavy Metal.

HEAVYNROLL - Qual a sua opinião do atual momento do rock no Brasil?

JULIANA - Acredito que o rock no Brasil vem ganhando cada vez mais identidade. Com o tempo as bandas conseguiram com a era digital expor mais seus trabalhos e conquistar mais o público. Se tornarem além de qualquer coisa mais independente e com isso evoluir com o tempo. Aos poucos estamos voltando a ter grandes nomes com o rock nacional que até então esteve em escassez.

HEAVYNROLL - Como somos um Blog do Sul, gostaria de saber o que você conhece do rock gaúcho?

JULIANA - Eu conheço algumas bandas gaúchas. Tenho vários amigos do sul (POA como vocês falam. (risos)) com um ótimo trabalho independente. Bandas que começaram a sua divulgação aqui em São Paulo e mostraram que mandam muito bem. Entre bandas que fizeram mais nomes por aqui, que eu lembre gostei bastante do som dos meninos da banda do BIDÊ OU BALDE, do CACHORRO GRANDE e FLOR DE CAÑA. Mas espero conhecer mais do trabalho de vocês!

HEAVYNROLL - Você é uma mulher vaidosa?

JULIANA - Olha, eu acredito que sou... Porem na medida certa. Eu gosto de maquiagem e um cabelo bem arrumadinho, porem não abro mão de ser eu 100% quando estou em casa. Não sou muito fixada em 24h estar com maquiagem, no salto e etc. Sou normal eu diria. Adoro cuidar da pele, cabelo, roupa/aparência mas tudo na medida certa. Não deixaria de sair por conta de uma espinha, ou deixar de usar uma roupa por um kg a mais ou uma unha descascada não!! (risos) Não mesmo! Mas toda mulher tem que se sentir lady né? Então precisa se cuidar sim e ter um pouco de vaidade, na medida certa.

HEAVYNROLL - Como é ser considerada uma musa?

JULIANA - É muito estranho e ao mesmo tempo diferente! (risos) minha mãe costuma brincar: “Ta vendo filha, não falei que vc iria ser musa de alguma coisa?” (risos)  Eu acho que enriquece sem dúvidas meu ego, porém hoje em dia levo mais como um apelido. Entre amigos virou um tratamento na brincadeira. Mas a consideração é só alegria.... Imaginem: Qual mulher não quér ser considerada musa? Fico bem feliz com o nome da banda que me trouxe esse tratamento ai... (risos) brincamos as vezes de colocar este nome na frente de qualquer coisa por exemplo: Musa do horror, Musa da TPM, Musa da loucura e por ai vai... Brisa!! Brisa!!


HEAVYNROLL - O que a Juliana faz quando não está no palco ou em estúdio?

JULIANA - Eu sou bem tranquila... Quando não estou tocando levo uma vida pra lá de agitada... Trabalho numa área testes para um banco, estudo contra baixo, divido apartamento com uma amiga (isso me faz ser também dona de casa), adoro ficar em casa , mas nao abro mão de sair para barzinhos com os amigos, gosto bastante de viajar, conhecer novos lugares, conhecer pessoas... Basicamente isso.

HEAVYNROLL - Um álbum inesquecível?

JULIANA - "The Wall" do PINK FLOYD. Perdi as contas de quantas vezes ouvi... E até hoje escuto... Clássico!

HEAVYNROLL - Um show inesquecível?

JULIANA - Um show inesquecível que fui, foi do Roger Waters. Estádio do Morumbi... Lotado... E tudo que ele prometeu fazer a 10 anos atrás (quando não se tinha estrutura e nem tecnologia) ele cumpriu quando tocou aqui em São Paulo em 04/2012. Eu me arrepio de lembrar cada detalhe daquele show. Foi foda! (risos) Inesquecível também.

HEAVYNROLL - Um sonho da Juliana Farias?

JULIANA - Eu tenho muitos sonhos... Mas um concreto eu não sei! O maior deles é ser feliz. Dentro disto estão tudo de melhor que envolve meus planos musicais, materiais e pessoais. Acho que são tantos que não cabem em apenas uma definição. (risos)

HEAVYNROLL - Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

JULIANA - Meu recado para vocês é que um dos maiores benefícios que a musica tem me dado é trazer pessoas e historias incríveis para minha vida e sendo assim de coração agradeço a todo carinho que me transmitem, trocas de informações que muito me acrescentam e assim por diante. Agradeço imensamente, espero que gostem do nosso novo trabalho e que continuem me acompanhando por muito e muito tempo. 
Para os que não conhecem ainda eu tenho uma página no facebook e costumo atualizar com todas as novidades, shows, fotos, workshops e etc:
Ano que vem estarei investindo no meu canal do youtube que será feito com muita dedicação para vocês. Para quem quiser tenho alguns materiais caseiros por lá e shows com a banda.
Um enorme beijo, um prazer esta por aqui. Meus agradecimentos ao Blog Heavynroll pelo convite! Sucesso para todos nós!

==================




LINKS

Comentários

Postar um comentário

Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul