QUEENSRYCHE: Todd La Torre - “Na minha perspectiva, a banda se sente como uma banda novamente.”

[ENTREVISTA] Por Geraldo Andrade & Marco Paim
Agradecimento especial: Emilen Galvão Marcelo Veles (colaboração tradução)

A banda tem mais de 30 anos de estrada, é um dos grandes nomes do metal mundial, possuem fãs em todo mundo e recentemente tiveram uma troca drástica em seu line-up que mexeu com o mundo do metal, a lendária banda é o QUEENSRYCHE. Após alguns contatos, consegui uma entrevista, exclusiva para o Brasil, com o novo dono da voz da banda: Todd La Torre. O carismático, atencioso e grande músico, conversou com o Heavynroll, direto dos EUA, onde falou um pouco da sua história, das comparações com o ex-vocalista, do Brasil e muito mais. Confira essa grande entrevista internacional!! 

HEAVYNROLL - Quem é Todd La Torre? 

TODD - Eu acho que eu sou apenas um cara tentando encontrar o seu caminho, querendo contribuir pelo menos um pouco com a história da música de alguma forma especial.

HEAVYNROLL Quando começou sua paixão pela música? 

TODD - Eu realmente comecei a realmente "ouvir" música quando eu tinha cerca de sete ou oito anos de idade. Comecei a tocar guitarra aos dez anos, em seguida, bateria com treze anos. Eu sempre estive envolvido com música, é meu talento natural e paixão.

HEAVYNROLL Li em algum lugar que você seria um cantor autodidata. Isso é verdade? Qual a tua formação musical e quais as tuas principais influências?

TODD - Sim, eu sou um cantor autodidata. Minhas influências variam por razões diferentes, mas alguns dos meus mais influentes e favoritos são IRON MAIDEN, QUEENSRYCHE, PANTERA, STRYPER, HEART, Billy Joel, FLEETWOOD MAC, e muitos dos grandes cantores e compositores da década de 70.

HEAVYNROLL Você foi baterista por mais de 20 anos e também tocou guitarra. Quando e por que você decidiu se tornar um cantor?

TODD - Eu sempre gostei de cantar, mas nunca pensei em cantar para uma banda até por volta de 2009. Eu não decidi me tornar um cantor, isso realmente me encontrou. Fui apresentado para os caras do CRIMSON GLORY através de meu querido amigo Matt La Porte (JON OLIVA´S PAIN). Essa relação floresceu e então eu me vi cantando com esses caras. Juntei-me ao CRIMSON GLORY e o resto foi história.



HEAVYNROLL Falando nisso, você é um cantor há muito pouco tempo. Como você disse acima, faz pouco mais de 5 anos, apesar disso, já é a segunda grande banda de que você faz parte e substituindo grandes ícones e lendas, no CRIMSON GLORY (Midnight e Black Wade) e no QUEENSRYCHE (Geoff Tate). Pode comentar sobre isso?

TODD - Bem, o CRIMSON GLORY foi um sonho realizado, o QUEENSRYCHE é "meu" sonho se tornado realidade. É difícil colocar em palavras o que significa, mas foi uma mudança de vida, e eu nunca estive mais orgulhoso e honrado de ser parte do legado de ambas as bandas.

HEAVYNROLL Como foi sua passagem pela banda CRIMSON GLORY?

TODD - Foi muito divertido, fizemos a turnê por toda a Europa, conhecer a base de fãs incrível do CG foi fantástico. Eu ainda mantenho muitos desses conhecimentos e amizades até hoje. Realmente me senti preparado quando entrei para o QUEENSRYCHE.

HEAVYNROLL Em uma entrevista recente, o guitarrista Michael Wilton, disse que a banda recuperou a magia da primeira década, pode comentar isso?

TODD - Bem, na minha perspectiva, a banda se sente como uma banda novamente. Estamos tocando muitas das músicas favoritas dos primeiros cinco álbuns da discografia do QUEENSRYCHE. Estamos a todo vapor, e as coisas estão realmente ótimas! No novo álbum que acaba de ser lançado resgatamos muitos dos elementos clássicos do RYCHE, e acho que muitos dos fãs sentem que têm a "sua" banda de volta. Isso é ótimo.

HEAVYNROLL Como está sendo esta experiência de tocar em uma banda com tamanha projeção e importância na história do rock como o QUEENSRYCHE. Como é trabalhar com esses caras?

TODD - A experiência tem sido incrível. É muito fácil trabalhar com todos os caras da banda. Sem ego, muito pessoas de mente aberta, músicos excepcionais, e todos os envolvidos da equipe são pessoas muito produtivas. Eu não poderia estar mais feliz com isso.

HEAVYNROLL O novo álbum QUEENSRYCHE está maravilhoso, como foi processo de gravação? Como os fãs receberam o álbum? Como estão as vendas?

TODD - O processo de gravação foi um trabalho árduo, mas também muito gratificante. Trabalhar com James Barton foi muito especial também. Ele é um dos melhores engenheiros musicais do mundo, e ele também co-produziu o álbum. Foi uma honra trabalhar com ele e chamá-lo de amigo agora.
As vendas estão indo bem, considerando as mudanças no negócio, recorde de vendas, apesar dos sites de torrents e downloads. Até o momento, já ultrapassou mais de 50.000 cópias vendidas em todo o mundo em apenas 4 meses, mais ou menos. Estamos muito orgulhosos desse registro, e os fãs têm demonstrado seu apoio ao adquirir o CD ou vinil. Há ainda muitas pessoas que gostam de apreciar verdadeiras obras de arte, um álbum completo que pode tocar e olhar fisicamente, ler as letras, etc...

HEAVYNROLL Como é estar substituindo um vocalista como Geoff Tate?

TODD - Bem, eu não sei se "substituir" é a palavra certa, mas eu entendi o que você quis dizer. Ele é e sempre será único e eu não sinto pressão de tocar ou soar muito parecido com ele. Ele foi muito influente como vocalista, então, naturalmente, seu estilo faz parte do meu estilo também, de muitas maneiras. Estou honrado de ser comparado, se tem que haver uma comparação.

HEAVYNROLL Você espera um dia que as inevitáveis comparações com Geoff Tate terminem?

TODD - Sim, isso seria bom, o tempo dirá. Eu só tenho que ser eu, e sinto que com tempo, com músicas novas suficientes, essa comparação vai diminuir. Ninguém jamais cantou para o QR antes dele, por isso é perfeitamente compreensível que algumas comparações sejam feitas. Está tudo bem.



HEAVYNROLL Como você foi recebido pelos fãs da banda?

TODD - No geral, eu sinto que tenho sido aceito pela maioria. Eles têm sido tão gentis comigo e eu serei para sempre grato a eles por isso.

HEAVYNROLL O QUEENSRYCHE tem muitos fãs no Brasil, quando teremos shows em nosso país?

TODD - Estamos sempre trabalhando com promotores de todo o mundo e, certamente, nós gostaríamos de tocar no Brasil em breve. Espero que alguma coisa seja agendada para a América Central e do Sul em um futuro muito próximo.


HEAVYNROLL O que você conhece do rock brasileiro?

TODD - Eu sei que os fãs são muito apaixonados e realmente amam o rock e o heavy metal!

HEAVYNROLL O que o Todd faz quando não está no QUEENSRYCHE?

TODD - Eu sou uma pessoa caseira. Eu amo apenas ficar em casa, fazendo trabalhos caseiros e passar o tempo com meus amigos e familiares. Eu também valorizo ​​o meu tempo sozinho.

HEAVYNROLL Um álbum inesquecível:

TODD - IRON MAIDEN - "Seventh Son of a Seventh Son"

HEAVYNROLL Um show inesquecível:

TODD - STRYPER - In God We Trust Tour

HEAVYNROLL Um sonho de Todd La Torre?

TODD - Continuar cantando no QUEENSRYCHE e um dia ter minha própria família e pelo menos um filho.

HEAVYNROLL Uma mensagem para os fãs e leitores do Heavynroll:

TODD - Muito obrigado a todos os fãs por seu apoio de sempre, de mim e do QUEENSRYCHE! Esperamos vê-los em uma turnê em breve!






Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”