INDISCIPLINE: Maria Fernanda - “Eu comemoro toda banda feminina que aparece.”

[ENTREVISTA] Por Geraldo Andrade

Já faz algum tempo que acompanho a cena rock/metal do Rio de Janeiro e posso dizer que existem bandas fantásticas na cidade maravilhosa. Bandas como MORTARIUM, SCATHA, MELYRA, INDISCIPLINE e tantas outras. E um detalhe importante, bandas só de meninas e com muito talento e vontade de vencer. Fui conversar com a guitarrista da banda INDISCIPLINE, Maria Fernanda Cals, uma conversa bem bacana, onde Maria fala da sua história, banda, cena carioca, dificuldades e muito mais. Confira a entrevista com Maria Fernanda Cals!

HEAVYNROLL – Maria Fernanda, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista:

MARIA FERNANDA - Eu que agradeço!

HEAVYNROLL – Quem é Maria Fernanda? 

MARIA FERNANDA - Uma pessoa feliz pra caralho por gostar de rock. Essa sou eu (risos). 

HEAVYNROLL – Como começou sua paixão pela musica? 

MARIA FERNANDA - Comecei aos 13 anos ouvindo SILVERCHAIR, NIRVANA, Marilyn Manson e daí parti para DORSAL ATLANTICA, SEPULTURA, DIMMU BORGIR... Pra começar a tocar foi um passo, e o resto é história. 

HEAVYNROLL – Suas principais influências?

MARIA FERNANDA - Algumas das bandas que eu mais escuto são ALICE IN CHAINS, MOTORHEAD, BLACK SABBATH e PANTERA.

HEAVYNROLL – De quais bandas você já participou?

MARIA FERNANDA - Comecei minha vida musical aos 15 anos numa banda de punk só de meninas chamada KILLER PILLS. A banda eventualmente acabou e no fim de 2003 passei a integrar a TRINNITY (outra banda 100% feminina (risos)). Foram anos muito produtivos, dos quais lembro com muito carinho. Em 2009, entrei para o IMPACTO PROFANO, de Black metal. Eu nunca havia tocado com homens antes, então já foi uma diferença brutal, logo de cara, fora o estilo - e eu sempre digo que, quem gosta de metal, um dia na vida tem que tocar numa banda de metal extremo. É uma experiência única, e que muda sua forma de ver o underground e a sua própria técnica... por fim, em 2012 fundamos a INDISCIPLINE e aqui estamos nós. 

HEAVYNROLL – Quais guitarristas você destacaria hoje, independente do estilo ou quem?

MARIA FERNANDA - Alguns dos que eu mais gosto são Zakk Wylde (BLS), Jerry Cantrell (ALICE IN CHAINS), Dan Donegan (DISTURBED) e Alex Skolnick (TESTAMENT). E como não falar do Dimebag Darrel (PANTERA)? 

HEAVYNROLL – O que você ouve hoje em dia?

MARIA FERNANDA - Tenho ouvido muito os álbuns “The Devil Put Dinosaurs Here” (ALICE IN CHAINS), “Feel the Steel” (STEEL PANTHER), “Back in Black” (AC/DC), “Drive” (POISONBLACK) e “Aftershock” (MOTORHEAD).

HEAVYNROLL – Que equipamento você usa?

MARIA FERNANDA - Uma Gibson Les Paul e uma pedaleira Line 6 POD X3 Live.

HEAVYNROLL – Você é guitarrista da banda INDISCIPLINE, pode falar um pouco da banda? Quando nasceu a banda? Os planos para o futuro?

MARIA FERNANDA - A INDISCIPLINE foi criada em 2012, após o fim da TRINNITY. Já começamos como um Power trio, depois tentamos o formato de quarteto e voltamos a ser um power trio novamente (formato que ADORO). Não sabemos classificar muito bem o estilo da banda, mas eu diria que é algo entre metal, rock n’ roll e stoner, com várias outras influências, porque escutamos coisas BEM diversas. Ana, por exemplo, é super fã de QUEENS OF THE STONE AGE, já eu AMO RAMMSTEIN, enquanto a Alice curte NIGHTWISH. Tudo isso acaba aparecendo de uma forma ou de outra no que escrevemos. Nossa prioridade é gravar nossa demo de estreia, um clipe bem produzido e depois partir pro maior número de shows possível. 

HEAVYNROLL – Qual atual formação da banda?

MARIA FERNANDA - A INDISCIPLINE é: Alice (baixo e voz); eu, na guitarra e nos backings; e a Ana de Ferreira, na bateria e nos backings.


HEAVYNROLL – Como está a agenda da banda?

MARIA FERNANDA - Bem cheia, ainda bem! (risos). Recebemos vários convites pra fazer eventos muito legais e com a INDISCIPLINE eu conheci diversos picos de rock pelo Rio de Janeiro todo. As pessoas têm nos recebido de forma muito positiva, o que é extremamente gratificante. Trabalhamos muito duro para fazer a banda acontecer e estamos começando a colher os primeiros frutos. Mas ainda queremos muito mais shows. Queremos tocar em todo o Brasil e partir para turnês internacionais também.

HEAVYNROLL – E o primeiro álbum? Para quando podemos esperar?

MARIA FERNANDA - Estamos finalizando as composições pra nossa primeira demo, que deve ter 5 faixas. Esperamos lançá-la o mais brevemente possível. 

HEAVYNROLL – Vocês são do Rio de Janeiro, que muitas vezes é associado ao samba e ao funk. Como é fazer rock/metal no Rio de Janeiro?

MARIA FERNANDA - É engraçado, porque as pessoas muitas vezes não compreendem o rock e o heavy metal. Lembro-me de uma vez em que fui produzir um evento e achar lugar pra produzir rock/metal aqui no Rio é algo bem complicado. Ou é lugar muito pequeno, ou é de difícil acesso, ou é caro demais (e no geral, o Rio de Janeiro está abusivamente caro). Mas enfim, nessa romaria de procurar local pra fazer o show, cheguei a um na Lapa, até bem conhecido. A diretora da casa me perguntou: “é evento de que?”, e eu já sabia que ela não ia gostar da resposta. Falei: “Rock. Heavy metal”. E eu estava certa, ela realmente não gostou. Não quis nem saber de que banda se tratava, só respondeu: “Não, não trabalhamos com rock.”.

HEAVYNROLL – Como é a cena/rock no Rio de Janeiro? Há espaço para as bandas? Casas?

MARIA FERNANDA - Têm muitas bandas de todos os estilos e vertentes, várias excelentes (UNEARTHLY, LACERATED AND CARBONIZED, GUTTED SOULS, as já citadas MELYRA e SCATHA e etc...). Há alguns produtores fazendo eventos (um dos mais ativos é o DJ Terror, já conhecido por festas como From Hell e Um Drink no Inferno, e que encabeça um dos projetos independentes de rock mais legais no Rio de Janeiro atualmente, o Subúrbio Alternativo), apesar da dificuldade com os locais para realização dos eventos, assunto sobre o qual falei na pergunta acima.

HEAVYNROLL – O que me chama a atenção no rock/metal carioca é a quantidade de bandas femininas, e excelentes bandas. Pode comentar sobre isso?

MARIA FERNANDA - Realmente, é inegável a qualidade de bandas como SCATHA e MELYRA. Ambas eu acompanhei desde o começo e sou testemunha de como as meninas trabalham bem e são extremamente dedicadas. 

HEAVYNROLL – As mulheres estão se destacando muito na musica coisa que antigamente não acontecia. Qual a sua opinião sobre isso?

MARIA FERNANDA - Eu comemoro toda banda feminina que aparece. Pesquiso sobre o assunto e sou
fã, principalmente quando são formadas 100% por mulheres, (risos). A última que descobri se chama BROWSING COLECTION, da Suécia, e é formada por meninas super novas, de menos de 20 anos, extremamente talentosas!
Tocar com mulheres é muito legal, é diferente. Claro que tudo tem suas vantagens e desvantagens, mas eu amo ter banda só de mulheres. 

HEAVYNROLL – Somos um blog do Rio Grande do Sul, o que você conhece do rock gaúcho?

MARIA FERNANDA - Conheço algumas boas bandas de rock daí do Rio Grande do Sul! VETITUM, por exemplo, conheci há anos ainda na época da TRINNITY, sempre achei a banda muito boa. Inegável a qualidade do HIBRIA, que vem se destacando demais aqui no Brasil e no mundo também.

HEAVYNROLL – O que a Maria Fernanda faz quando não está no palco ou em estúdio?

MARIA FERNANDA - Além da música, sou uma aficionada por tecnologia, artes plásticas e cinema.

HEAVYNROLL – E sua família? O que acha da Maria Fernanda ser guitarrista de uma banda de rock?

MARIA FERNANDA - Eles me apoiam na medida do possível.

HEAVYNROLL – Um álbum inesquecível?

MARIA FERNANDA - "Master of Puppets", do METALLICA.

HEAVYNROLL – Um show inesquecível?

MARIA FERNANDA - ALICE IN CHAINS no SWU 2011.

HEAVYNROLL – Um sonho da Maria Fernanda?

MARIA FERNANDA - Poder trabalhar e ganhar dinheiro com o que eu mais gosto de fazer, que é música e outras coisas relacionadas a ela. 

HEAVYNROLL – O que você diria para as meninas que estão iniciando agora? 

MARIA FERNANDA - "It’s a long way to the top if you wanna rock n’ roll", mas esse caminho até lá é muito divertido. 

HEAVYNROLL – Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll: 

MARIA FERNANDA - Gostaria de agradecer ao Gê pela oportunidade e a todos que estão lendo essa entrevista agora! É muito foda poder contar com o apoio de vocês! 

Comentários

Postar um comentário

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”