ROSA TATTOOADA: Paulo Cássio: “A Rosa Tattooada foi um sonho que se realizou, larguei tudo pra ir atrás deste sonho.”

[ENTREVISTA] Por Geraldo Andrade / Fotos: Anna Carolina Affonso (exceto fofo do Rosa/1990)

Nesse ano, uma das melhores bandas de hard rock do Brasil, está completando 25 anos, a ROSA TATTOOADA. E 2013 está sendo um dos melhores anos para banda, muitos shows, novo clipe e o tão esperado novo álbum. O Heavynroll foi direto ao Brooklin, para buscar um presente para os fãs da banda. Uma conversa com um dos nomes mais importantes da história da banda, um dos fundadores, o guitarrista Paulo Cássio. Numa conversa muito legal, ele fala da história da banda, do que anda fazendo e de uma surpresa. Vale conferir!

HEAVYNROLL - Paulo, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista.

PAULO - Tudo ótimo! O prazer e todo meu, acompanho o Heavynroll direto e é sempre uma satisfação atender você meu amigo.

HEAVYNROLL Você ficou conhecido como o guitarrista original de uma das melhores bandas de hard rock do Brasil, a ROSA TATTOOADA. Hoje você vive nos EUA, o que anda fazendo o Paulo fora do Brasil?

PAULO - Em 2003 estava tocando em uma banda chamada PRIMITIVE, de São Paulo. Fizemos algumas apresentações em NYC (incluindo o Lendário CBGB's), e quando retornamos ao Brasil a banda acabou. Resolvi retornar e começar tudo de novo, formei então o JUNGLE JUNKIES... Tocamos em todos os lugares, varremos o circuito underground de NY, participamos de festivais (Warped Tour duas vezes), abrimos para o FASTER PUSSYCAT... Em 2010 gravamos nosso primeiro full álbum, mas antes de lançarmos demos uma "parada" por tempo indeterminado. Tenho um projeto acústico, FREEFLY, e continuo escrevendo letras e compondo musicas sempre, tocar guitarra é minha vida!
HEAVYNROLL Você participa de alguma banda ou projeto atualmente?

PAULO - Como falei o JUNGLE JUNKIES e o FREEFLY, mas ambos estão na “geladeira", estou compondo musicas que farão parte de um novo projeto, um álbum solo. Pretendo lançar o primeiro single ate o final do ano, terá faixas instrumentais e faixas com vocalistas convidados, já que não canto.

HEAVYNROLL O assunto principal dessa entrevista não podia ser outro: ROSA TATTOOADA  Esse ano a banda está fazendo 25 anos de estrada. Como você entrou na banda? O que se passava na cabeça daqueles jovens nos anos 80, que resolveram formar uma banda de hard rock?

PAULO - De volta ao passado, em 1988 tinha acabado de deixar a banda PANIC, fui integrante por 2 dois anos e foi uma experiência marcante, tocamos em São Paulo, havíamos lançado um álbum pela gravadora Woodstock, também de SP, e saímos nas principais revistas especializadas da época como Metal e Rock Brigade, e eu só tinha 19 anos. Mas minha paixão sempre foi Hard Rock, e a PANIC era Trash/Speed Metal. Já conhecia o Jacques e o Barea que eram caras que curtiam as mesmas bandas que eu, KISS, MOTLEY CRUE, AC/DC, QUIET RIOT, VAN HALEN, DEF LEPPARD.  Achei que era a hora de montar uma banda e tocar o que realmente amava, Hard Rock.
O Jacques e eu nos encontrávamos e passávamos as tardes tocando guitarra, tirando musicas, trocando links, ai um dia falei pra ele, vamos montar uma banda, ele já fazia uns ensaios com o Barea, sugeri o Cleo Baggio para o baixo, e no vocal escolhemos um amigo em comum, Roberto Munhoz. Esta foi à primeira formação da ROSA TATTOOADA,  e fizemos o primeiro show abrindo para OS CASCAVELLETES no mesmo ano de 1988, chegamos a gravar uma demo com esta formação. 
Naquela época, apesar de aqui nos EUA o Hard Rock já ser mainstream, no Brasil era super underground, e uma banda de cabeludos tatuados não tinha espaço na mídia. Não tínhamos certeza alguma de fazer sucesso, fazíamos por amor a musica que gostávamos. Mas veio o GUNS N´ ROSES, no final do mesmo ano o álbum "Appetite for Destruction" chegou as lojas no Brasil, ai a coisa mudou! Conseguimos assinar nosso primeiro contrato, emplacamos os hits "O inferno vai ter que esperar" e "Tardes de outono".

Rosa Tattooada 1990
HEAVYNROLL Você participou de álbuns fantásticos da banda, clássicos como “Rosa Tattooada” e “Devotion”. Você lembra-se da produção desses álbuns? Das gravações?

PAULO - Bom, lembrar eu lembro, mas não de tudo (risos). O álbum "Rosa Tattooada" (1992), foi gravado no Rio de Janeiro, no estúdio Nas Nuvens, do Liminha e Gilberto Gil, um estúdio onde os maiores nomes da musica Brasileira tinham passado por ali. Ficamos hospedados 40 dias num hotel cinco estrelas, com toda mordomia do mundo, não preciso dizer que foi diversão total!  
Muita gente aparecia, e dava uma sacada no que estávamos gravando, Frejat, um cara do KID ABELHA e me lembro do Lulu Santos em especial, um tremendo pau-no-cu! Que botamos pra correr, ficava ouvindo e metendo pau, quase apanhou (risos)! 
O "Devotion" foi o oposto, estávamos com pouca verba, saímos da Sony para Paradox e gravamos em POA, no estúdio K30 eu acho. Amo este álbum, do inicio ao fim, mas teria ficado bem melhor se tivesse sido gravado com mais qualidade, enfim.

HEAVYNROLL Na época que você estava na banda, vocês tinham muitos shows fora do Rio Grande do Sul. Você lembra-se desses shows? Das tours?

PAULO - Vou ser sincero, viver os anos 80 intensamente não ajudaram a manter a memória, mas tenho boas lembranças, como o show do Aeroanta em SP, e quando batemos o Record de publico no Black Jack (SP). Foram momentos especiais. O show do Circo Voador no RJ também. Um show hilário foi quando tocamos no aniversario da filha de um bicheiro no Rio, seguranças armados pra todo lado, uma produção de festival internacional, mas tocamos somente pra família, tias, avos e as amiguinhas (risos)! Os caras só falavam: “tem de tudo aqui, usa o que quiser, só não come nenhuma menininha se não morre!

HEAVYNROLL E abrir para o GUNS N`ROSES, em 1992, como foi essa experiência?

PAULO - Cara, sem palavras, pra ser sincero meu sonho seria abrir para o MOTLEY CRUE ou o AC/DC, mas abrir para o GNR no auge da carreira deles não tem como descrever, fizemos parte da historia, tenho muito orgulho disso, abrimos pra maior banda do mundo na época!

HEAVYNROLL O Jacques Maciel, sempre se lembra de histórias dessa época, você lembra alguma interessante, diferente, para contar para nós?

PAULO - Nunca vou me esquecer, na primeira noite estávamos no meio do set, aquele mar de gente, dava pra sentir o calor da galera, quando olho para o lado e vejo o Duff assistindo ao lado do palco, ele fez um sinal de OK, ainda não tínhamos encontrado nenhum cara dos GNR, foi legal pra caralho! E ele ficou ali até o final do nosso set e veio-nos cumprimentar! Durante o show dos GNR, só ficavam ao lado do palco as "mulheres”  deles, o manager, 2 ou 3 security guys e nos! 
Fiquei ao lado da Stephani Seymour, que tinha um colar com um pingente em forma de bala ou algo parecido, ela ficava enfiando a unha la dentro e mandando ver no nariz (risos) sem parar!  Uma hora, durante um solo do Slash, o Axl pulou para onde estávamos, chegou nela e começou a se beijar, de repente ela põe a mão dentro do calção dele e começa a bater uma! Eu ali, a menos de um metro, olhava pra esquerda mais de 70.000 mil fãs embaixo de chuva, pra direita Axl Rose e Stephani Seymour quase fudendo!(risos). Lembro-me de outras boas também, mas deixa pra outra vez.

HEAVYNROLL Você tem ainda, uma ligação muito forte com a banda, além de Jacques Maciel, você tem contato com algum outro ex-membro da banda?

PAULO - Ultimamente não, mas desejo o melhor para eles, sempre!

HEAVYNROLL E Jacques Maciel? O que falar desse seu grande amigo?

PAULO - Conheço o Jacques desde os meus 14 anos, sempre fomos muito ligados, passei grande parte da minha vida na casa dele, um período muito difícil pra mim, e fui recebido como da família, eu praticamente morava lá (risos)! Quando estávamos em tour, dividíamos o quarto, quando retornávamos de viajem, íamos direto para "o bar", sempre juntos, considero o Jacques meu irmão.
Tivemos um longo período sem se falar, mas são coisas da vida, nossa amizade continuou sempre forte. Musicalmente nunca consegui tocar com outro guitarrista e ter um entrosamento, um balance, uma química como com o Jacques. Em termos de composição também. Somos muito parecidos na verdade, temos a mesma paixão, tocar guitarra! E o amor pelas mesmas bandas! Resumindo em uma palavra: irmão!

HEAVYNROLL Você está colaborando/participando do novo álbum da banda, vamos ter composições suas. O que você pode falar sobre isso?

PAULO - Infelizmente nossas "agendas" não permitiram uma participação maior, mas acho que reacendeu uma velha chama, tenho certeza que muita coisa boa vai rolar daqui pra frente. Nova mesmo, "Carta Marcada", escrevi a letra, algo que fizemos bastante, geralmente eu chegava com uma letra, ou pedaços de letras e um riff, e o Jacques costurava, soldava as partes, ele é craque nisso! Outra é "Tão Longe", uma das nossas primeiras composições, que ficou FODA! Originalmente era violão e voz, esta versão com a banda esta matadora! E de bônus a clássica “Tardes de Outono", minha musica preferida ate hoje. Grande versão 2013!

HEAVYNROLL Como você vê a banda hoje em dia? A atual formação?

PAULO - Conheço o Dalis há muito tempo, desde guri e sempre foi um grande baterista, em minha opinião um dos melhores bateristas de Hard Rock que já vi tocar. O Valdi é um monstro, PQP! Conheci ele pessoalmente no show do Malvadeza, grande pessoa e musicalmente dispensa comentários! Ouvi quase todo o novo álbum, e só posso dizer que vai ser um dos melhores álbuns de Hard Rock já lançados, e o Jacques esta na melhor forma, tanto na voz como na guita!

HEAVYNROLL Da saudade?

PAULO - Claro que da! A ROSA TATTOOADA foi um sonho que se realizou, larguei tudo pra ir atrás deste sonho, me dediquei somente à banda, e conseguimos chegar La! Nunca tivemos "padrinhos", dinheiro ou porra nenhuma, conquistamos na raça! Que nem futebol gaúcho (risos)! Tenho muito orgulho de tudo que fizemos, pra toda vida. Aquele papo de siga seus sonhos, se dedique 110% que eles se tornaram realidade... rola mesmo!!!

HEAVYNROLL Será que um dia, Paulo Cássio poderá voltar a tocar com a ROSA TATTOOADA? Como um componente fixo?

PAULO - Com certeza, um dia isto vai acontecer, mas ainda não sei quando.

HEAVYNROLL No inicio desse ano, você participou de um show da banda, no Malvadeza Pub, como foi voltar a tocar ao vivo, com a ROSA, depois de muito tempo? Muita emoção?

PAULO - Muita emoção, foi tudo muito rápido, mas o carinho e a energia dos fãs é algo que não tem como explicar. Nada substitui!

HEAVYNROLL Você recebe muitas mensagens de fãs da banda?

PAULO - Felizmente sim, e é muito gratificante, tanto da galera da antiga, da minha geração, como da gurizada. É muito legal ver posts de letras que escrevi de gente que não tinha nem nascido ainda, ou elogio de musicas, solos. Por favor, continuem mandando, mesmo que eu demore um pouco pra responder (risos)!

HEAVYNROLL Como você vê a atual cena rock no Brasil?

PAULO - Acompanho daqui, então fica mais difícil falar, mas acho que só cresce. Divulgar o trabalho ficou muito mais fácil, claro que a competição fica mais forte e acho positivo, pois aumenta o nível, independente do estilo musical, em minha opinião se você quer fazer algo de verdade vai ter que dar tudo de si. Em relação a 10 ou 20 anos atrás esta muito mais profissional e a quantidade de shows internacionais é outro fator positivo, pois bandas novas tem oportunidade de abrir estes shows e mostrar seu som pra muito mais gente, essencial!

HEAVYNROLL Morando fora do nosso país, você acompanha o rock brasileiro, como ele é visto fora do Brasil?

PAULO - Hoje todo mundo tem acesso ao que esta acontecendo em qualquer lugar do mundo, todo mundo sabe que na America do Sul os fãs de Rock são disparados os mais fieis, mais loucos do mundo, e claro que existem muitas bandas nestes países, incluindo o Brasil, mas ate estas bandas chegarem aqui e mostrar seu trabalho é outro papo, e ai fica uma certa expectativa, o KRISIUN talvez seja a única banda! Toca bastante por aqui, sempre em lugares legais e com casa cheia, também existe o fator da língua, cantar em português na America não faz muito sentido né? Tem as bandas que cantam em inglês também, mas infelizmente não rola muito. Mas sem duvida o Brasil é muito respeitado musicalmente.

HEAVYNROLL O que você ouve hoje em dia?

PAULO - Pra ser sincero continuo ouvindo muito "Os Clássicos": MOTLEY CRUE, AC/DC, DEF LEPPARD, BLACK SABBATH, mas curto muito COUNTRY ROCK, Eric[ Church, Brantley Gilbert, Shooter Jennings, Steve Earle, LukeBrian. Tem uma banda que me amarro que é BLACKBERRY SMOKE!

HEAVYNROLL Quais bandas no rock brasileiro, você destacaria hoje em dia?

PAULO - Porra tem banda boa pra caralho... TEXAS COURSE (SP), SOCIEDADE VOODOO (Curitiba), HIBRIA (POA), OROZCO (SP), SIGMA 7 (POA), GRITO (SP), NW77 (Brasilia) WORST (SP) SIOUX66 (SP).

HEAVYNROLL Um álbum inesquecível?

PAULO - "Shout at the Devil"  (MOTLEY CRUE)

HEAVYNROLL Um show inesquecível? 

PAULO - Vou destacar dois: MOTLEY CRUE, em 2005 no Madson Square Garden, foi a primeira vez que os vi ao vivo, só por isso já bastava, mas era a Tour Carnival Of Sins, eles estavam voltando depois de anos parados. E também estavam retornando ao Madson Square Garden depois de mais de 20 anos, pra quem não sabe é a mais famosa arena de shows do mundo! Foi incrível, "Sold Out", todo mundo cantando junto! Eles mataram a pau! O Outro foi o AC/DC em 2008, no Giant Stadium, não preciso nem comentar!

HEAVYNROLL Um sonho de Paulo Cássio?

PAULO - Que inventem de uma vez aquela maquina de desmaterialização dos filmes antigos de ficção, lembram? Tudo ficaria muito mais fácil. Em segundos estaríamos em qualquer lugar (risos).

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

PAULO - Primeiro quero agradecer a oportunidade. As bandas que estão surgindo que venham, contudo, sei que o Brasil ainda vai mostrar muita coisa boa pra este mundo, O Rock tem que ser sofrido, na raça, ai ele é de verdade, sangue nos olhos, independente do estilo, e isso nos temos de melhor! Nunca esqueçam, “A União faz a Força". Aos fãs da ROSA TATTOOADA e de Hard Rock que confiram o novo álbum, esta muito foda, um clássico no estilo! 
E dia 20 de outubro a galera de POA e região que compareçam no show de lançamento e de aniversario de 25 anos da ROSA TATTOOADA  Em primeira mão informo que vou estar lá, e vai rolar uma participação bem especial! Um grande abraço a todos e aguardem novidades!

ROCK ON!!!





Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário