TOP 10 Álbuns Marcantes - CÉSAR "FIVE" LOUIS

O baterista César "Five " Louis, da banda de heavy metal gaúcha EPITAPH, listou os 10 álbuns que marcaram sua vida. Criada em 2000, teve participações nas coletâneas "Rock Garagem VI" e "Garagem Hermética Metal". Em 2009 lançou o primeiro CD da banda,  "Getting Down to Business", de forma independente. Conhecido entre os amigos como C5, ele escolheu seus 10 discos não necessariamente voltados ao metal, mas que trazem lembranças que influenciam sua vida até hoje. Para maiores informações da EPITAPH visite o blog www.epitaphheavymetal.blogspot.com.br ou no facebook https://www.facebook.com/pages/Epitaph/137845543000885?fref=ts

"Killer" - ALICE COOPER 

O ALICE COOPER e seu teatro de horrores mandavam no cenário rock nos anos 70, a melhor fase de sua carreira, com a ALICE COOPER Band, que chegou a vir ao Brasil no auge em 1974. Conhecido como o disco da cobra, cheio de grandes sucessos que são apresentados até hoje, como "Under My Wheels", "Hallo of Files" e "Be My Lover". Este disco mostra Alice e sua banda numa mistura de terror, rock, sexo e e todos aqueles ingredientes feitas pelo produtor Bob Ezrin, que assustaram um menino de 8 anos quando viu esse LP em cima de uma mesa e teve a sorte de colocar a bolacha para rodar.


"Heaven and Hell" - BLACK SABBATH

Eu já conhecia BLACK SABBATH por causa de meus irmãos que eram mais velhos e conheciam tudo de rock. Eu me lembro de morrer de medo do encarte central da coletânea "We Sold Our Souls to Rock and Roll" em LP, que mostrava uma mulher morta num caixão. Na época de "Heaven and Hell" eu era louco por STONES, mas depois que escutei esse, peguei todos os discos deles, levei num sebo e troquei por vários LP´s de metal. A praga estava disseminada! E hoje tenho o prazer e a honra de tocar várias músicas desse clássico na banda SABOTAGE, tributo ao BLACK SABBATH  junto com grandes amigos também fãs da banda...isso é para poucos.

"Holy Diver" - DIO

Felizmente, esse era um dos LP´s que eu troquei por discos dos STONES. A capa em si até hoje é maravilhosa e mostra uma banda cheia de feeeling e vontade de dar o troco ao SABBATH, banda anterior de Ronnie J. Dio e Vinny Appice (baterista que é meu maior idolo e influência entre os bateristas), onde desentendimentos culminaram na separação da banda. Cheio de riffs raivosos, DIO lançou o jovem e virtuoso guitarrista Vivian Campbell. O trabalho possui músicas que hoje são hinos do metal e mostram a genialidade de DIO  na minha opinião o maior vocalista do metal em todos os tempos , um sujeito que foi um exemplo de vida como músico, que respeitava seus fãs e acreditava na sua música.

"Closer to Home" - GRAND FUNK RAILROAD

O GFR é uma das bandas mais injustiçadas do rock e até hoje pouco conhecida e reconhecida no Brasil. Agradeço aos meus saudosos irmãos (que infelizmente não estão mais aqui) por ter entre seus discos trabalhos dessa banda maravilhosa, com um batera que nada deve aos grandes dos anos 70, e um baixista monstruoso como Mel Schacher. Felizmente tive a chance de ver o show do Mark Farner, uma das mais belas vozes do rock e sua banda aqui em Porto Alegre em 2012, um dos melhores shows que já vi.



"Stand Up" - JETHRO TULL

O "Stand Up" é o segundo disco da banda, o primeiro com o guitarrista Martin Barre, que mostrava um JETHRO TULL orgânico, com muitas influências de folk, blues,jazz e classic rock. Aos poucos a banda foi modificando sua sonoridade sempre com maestria. é um disco para escutar nos momentos mais reflexivos pois transmite uma paz incrível. Ian Anderson e sua banda fizeram história.




"Defenders of the Faith" - JUDAS PRIEST

É quase impossível escolher o melhor disco de sua banda favorita. O PRIEST, na minha opinião, é o que melhor representa o Heavy Metal na sua essência; o nome incrível, o logo, o visual, couro, motos, tachas e o mais importante: a música que me inspirou, inspira até hoje e com certeza até o último dia de minha vida. Esse disco tem uma das minhas preferidas "Freewheel Burning"... escute e tente ficar indiferente.. .é impossível!




"Santana" - SANTANA

A capa desse disco tem que ser vista em LP, pois é incrível pois parece a primeira vista um leão, mas na verdade é um conjunto de imagens..uma verdadeira obra prima visual. O guitarrista Carlos Santana chamou a atenção por misturar heavy rock, elementos de música latina (principalmente na percussão), jazz e uma técnica incrível. Junto com uma banda fenomenal, esse seu primeiro disco marcou época e abriu caminho para uma super carreira cheia de fama e sucesso. Por incrível que pareça ele esteve em 1972 tocando em Porto Alegre no Ginásio Davi Gusmão, anexo ao estádio Olimpico do Grêmio. Meu irmão esteve lá. Esse disco tem o superclássico "Soul Sacrifice" apresentado no festival de Woodstock.

"Power & The Glory" - SAXON

Nessa época eu já estava imerso em metal (por sinal até hoje permaneço) e esse disco tem um dos melhores sons de bateria, que espero um dia conseguir algo parecido em termos de sonoridade. É óbvio que não se compara as produções esteticamente perfeitas e estéreis de hoje em dia, que me soam pasteurizados e sem vida. O disco marca a estréia de outro ídolo meu, Nigel Glockler. Disco ótimo de uma fase bem legal da vida.




"Demons & Wizards" - URIAH HEEP

O HEEP também é do time das bandas injustiçadas, sempre tratada como o primo pobre de SABBATH/LRD e PURPLE. Com uma história cheio de discos clássicos, tours, drogas, mortes, sucesso, decadência e todos os elementos que regem as grandes bandas de rock. Perfeito do inicio ao fim, ao começar por uma capa sensacional de Roger Dean, passando por uma produção incrível, este disco é daqueles que todas as faixas são sensacionais e mostram uma banda cheia de energia, coesa e com um dos maiores vocalistas da história do rock : David Byron, pouco reconhecido pela mídia especializada. Com letras fantasiosas incríveis do mago Ken Hensley e que colocou finalmente a banda entre os maiores do rock.

"For Unlawful Carnal Knowledge" - VAN HALEN

E quando o movimento grunge já engolia o metal lentamente, o VAN HALEN enfrentou tudo isso com um grande trabalho que o levou ao topo das paradas. A banda é uma das minhas top de todos os tempos e adoro a fase David Lee Roth, assim como a fase Sammy Hagar. Eddie Van Halen é um gênio, assim como a banda toda e foi o responsável pelo meu "clic" inicial no mundo da música, quando veio a Porto Alegre no Gigantinho em 1983 e tive a honra de presenciar esse show perfeito e que varreu de vez meus últimos vestígios de música ruim. Este disco mostrou a banda no seu auge, cheia de classe e que comandava os programas da antiga MTV com seus videos incríveis.




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário