VALENTINE: Neila Abrahão - “A mulher tem capacidade de tocar tanto quanto o homem, isso se chama Evolução.”

[ENTREVISTA] Por Geraldo Andrade

Uma musicista, guitarrista e professora, apaixonada pela música, que já participou de várias bandas de mulheres mostrando toda a capacidade feminina de saber tocar muito bem. Essa é a nossa entrevistada: Neila Abrahão, da banda VALENTINE, de São Paulo. Vale conferir essa conversa!

HEAVYNROLL - Neila, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista:

NEILA - Olá, tudo bem! Eu que agradeço o convite e a participação no blog Heavynroll!

HEAVYNROLL Quem é Neila Abrahão? 

NEILA - Sou apaixonada por música desde criança, e também sempre tive a noção desde 14 anos, quando comecei a dar aulas de metodologia, sequência de aulas, sendo assim além da música, gosto de ensinar música.
Profissionalmente me defino como musicista, guitarrista, professora de música, tanto de violão e guitarra como de bandas e fanfarras, e como guitarrista mulher precursora em vários setores, como professora de guitarra mulher, workshops, Expomusic e lições em revistas especializadas em guitarra.

HEAVYNROLL Como começou sua paixão pela música? Principalmente pela guitarra?

NEILA - Minha mãe sempre me colocou em vários cursos quando criança, fiz balé por nove anos, aulas de piano por uns 2 anos, e por praticidade (questão de espaço e instrumento), do piano minha mãe me colocou no violão, e quando adolescente veio a minha paixão pela guitarra.

HEAVYNROLL Suas principais influências?

NEILA - Heavy metal, classics rocks, hard rock, inúmeros, mas citarei alguns como: YNGWIE MALMSTEEN, VAN HALEN, METALLICA, IRON MAIDEN, ACDC, PANTERA, BLACK SABBATH, BON JOVI, GUNSN`ROSES, KISS, JUDAS PRIEST, MEGADETH, QUEEN, RAMONES, etc..

HEAVYNROLL Qual equipamento você usa? 

NEILA - Guitarras para show: Jackson DK2 Dink, Ibanez J.S. Amplificador Meteoro Pedaleira POD HD 500 Line Six

HEAVYNROLL Quais guitarristas você destacaria hoje, independente do estilo ou quem?

NEILA - Kiko Loureiro, Edu Ardanuy, Mozart Mello, Joe Moghrabi, Orianth...

HEAVYNROLL O que você ouve hoje em dia?

NEILA - Ouço alguns atuais que gosto do trabalho como: BULLET FOR MY VALENTINE, SYSTEM OF A DOWN e outros clássicos, heavy, hard das antigas, como YNGWIE MALMSTEEN, etc.

HEAVYNROLL Você fundou em 2007 a banda VALENTINE, conta como surgiu a ideia de formar uma banda só de meninas? E nesses quase 07 anos, como está a banda?

NEILA - Sempre achei diferente banda de mulheres,quando eu era mais nova participei de várias como FLAMMEA, de heavy metal, e tive banda de mulheres de blues (naquela época era raro bandas de mulheres) e etc. Não curto abraçar causas feministas, esse não é meu objetivo, em contrapartida, é importante mostrar a uma parte do mundo ainda “machista”, que mulher também sabe tocar e tem capacidade tanto quanto o homem. Em 2007 convidei colegas minhas baixista, baterista, vocalista para montar a VALENTINE com o objetivo de fazer som autoral, tocamos covers também entre nosso som próprio.
A banda nesses 7 anos passou, como toda banda, por mudanças de integrantes, mas tocamos e produzimos bastante e a banda nunca parou. Tem um álbum, “Tudo vai mudar”, um vídeo clipe, e em breve lançaremos mais álbuns e clipes. Temos feito muitos shows importantes pra banda.

HEAVYNROLL Qual atual formação da banda?

NEILA - A atual formação é Mariana Moga-vocal, Marianna Fiorelli-baixo, Drika Pivatti - bateria, e eu na Guitarra e backing vocals.

HEAVYNROLL Recentemente vocês trocaram de baterista, como chegaram ao nome de Drika Pivatti? Conheci Drika na Expomusic de 2012, é uma pessoa muito legal, talentosa e grande profissional. 

NEILA - Nossa antiga baterista teve que parar com a banda, pois começou a trabalhar à noite, incluindo finais de semana, aí começou nossa pesquisa atrás de outra baterista, foi indicação de um amigo que a conhecia e coincidentemente por pesquisa na internet, a baixista Marianna também mandou o contato dela, e realmente é legal, talentosa e profissional!

HEAVYNROLL Vocês lançaram em 2010 o álbum “Tudo Vai Mudar”, conta para nós como foi à produção e como foi à aceitação de mídia e público?

NEILA - Fizemos uma produção independente, teve um coquetel de lançamento no Conservatório Souza Lima, onde dou aulas, fizemos um pocket show, estava lotado, vendemos muitos CDs, teve grande aceitação do Público e Mídia. 

HEAVYNROLL As letras da musicas da banda, no que são baseadas? Do que falam?

NEILA - As letras das músicas são baseadas em sentimentos e momentos que todos passamos na vida, como decepção, insatisfação, alegrias, mas tendo sempre uma mensagem positiva de que podemos mudar que podemos sair daquela situação e transformar.

HEAVYNROLL Onde podemos adquirir o “Tudo Vai Mudar”?

NEILA - Podem adquirir o álbum no email: neilaabrahão@terra.com.br. E também no nosso myspace: https://myspace.com/valentineoficial

HEAVYNROLL Desse álbum, vocês lançaram o primeiro videoclipe, como foi à produção, onde foi filmado? 

NEILA - A produção foi filmada parte em São Paulo retratando nosso cotidiano de trabalho, de centro urbano com seus problemas e belezas, e em St Tomé das Letras, fazendo um paralelo com a natureza, mostrando a montanha, céu, etc. e lógico trazendo a mensagem de podemos mudarem as situações (aliás, vem a calhar com algumas manifestações que começaram fazer no Brasil).


HEAVYNROLL Como está a agenda da banda?

NEILA - Fizemos vários shows no 1º semestre, e temos marcados e a marcar, no nosso site que está em reforma e atualização, mas dá pra visualizar, temos a agenda quase que completa da banda desde 2007:
05/01-News Club
09/03-Taverna Rock Bar
25/05-Revolution Rock Bar
10/08-Zapata Rock Bar
11/08-Corrida do centro histórico de S.P da Corpore
24/08-Inauguração do Instituto dos Quadrinhos (escola de artes em quadrinhos)
07/09-Isis Rock Bar
24/09-Fechamento do Festival Produsson
05/10-Taverna Rock Bar

HEAVYNROLL As mulheres estão se destacando muito na música, coisa que antigamente não acontecia. Qual a sua opinião sobre isso?

NEILA - Acho bem interessante e importante como disse acima, a mulher tem capacidade de tocar tanto quanto o homem, isso se chama Evolução! Saindo um pouco da visão machista da sociedade.

HEAVYNROLL Como somos um Blog do Sul, gostaria de saber o que você conhece do rock gaúcho?

NEILA - Vou ser sincera, não conheço o cenário do rock gaúcho, mas sempre ouvi falar que é bem forte, e tenho curiosidade de conhecer.

HEAVYNROLL O que a Neila faz quando não está no palco ou em estúdio?

NEILA - Quando não estou no palco, estúdio ou dando aulas, gosto de assistir shows, gosto de cinema, de comer em restaurantes, fast foods (risos), assistir TV, filmes e programas interessantes, curtir minha cachorrinha, brincar com ela, levar para passear. Adoro viajar quando dá (risos), adoro praias e conhecer lugares novos.

HEAVYNROLL Você estudou muito música na sua vida, pode nos falar sobre isso?

NEILA - Sim, estudei desde criança, e quando passei a fazer estudos de guitarra, como sempre tive muita atividade e comecei a dar aulas de violão com 14 anos, estudava algumas horas durante a semana, muitas horas nos finais de semana.

HEAVYNROLL E a professora Neila Abrahão? Fala um pouco dela?

NEILA - Gosto muito de dar aulas para todas as idades, tenho alunos de violão e guitarra a partir de 4 aninhos, tenho um método específico para crianças, tenho alunos jovens, adolescentes, todas as idades, tenho também de 76 anos, é muito legal essa diversidade de idades. Escrevi um método de Guitarra pela TKT editora, volume 1 e 2, e serão lançados mais volumes.
E tem o meu lado professora de bandas e fanfarras em 2 escolas municipais, onde trabalho com as crianças de 4º ao 9º ano, com instrumentos de sopro como Trompete, Tuba, Trombonito, Euphonium, fora toda a parte de coreografia de Balizas.
É muito gratificante você ver o aluno que nunca se encostou a um instrumento, tocar sua 1ª música, seu 1º solo, e de repente virar um profissional da música, e também poder incentivar, despertar o gosto pela música nos alunos.

HEAVYNROLL Um álbum inesquecível? 

NEILA - "Rising force" - YNGWIE MALMSTEEN.

HEAVYNROLL Um show inesquecível?

NEILA - PANTERA e GUNS N`ROSES.

HEAVYNROLL Um sonho da Neila Abrahão?

NEILA - Um dos meus sonhos: a banda VALENTINE ser conhecida pelo Brasil inteiro levando sua mensagem e sua energia positiva para o público.

HEAVYNROLL O que você diria para as meninas que estão iniciando agora? 

NEILA - Para estudarem música pra valer, com garra, com dedicação, escolher o instrumento que mais lhe atrai, e seguir seus sonhos, mas sempre com os pés no chão e responsabilidade, analisando a realidade.

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll: 

NEILA - A música é uma linguagem Universal, se conectar a ela, ouvindo ou tocando é alimentar a alma. Keep Rocking!!






Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”