TOP 10 Álbuns Marcantes - MARCO PAIM

[ESPECIAL]


O vocalista/guitarrista MARCO PAIM listou os 10 álbuns que marcaram a sua vida. MARCO é compositor do projeto THE TRUE MEANING OF LIFE, que tem um EP lançado em 2004, o "Advent of the Truth", relançado em 2012, e o mais ais recente trabalho, o álbum "The Gates fo the Lost Paradise" (2013.  MARCO também é blogueiro e editor do HEAVYNROL 


"Chegou a minha vez. Faltaram muitos álbuns, de bandas como RUSH, PINK FLOYD, YES, KANSAS, UFO, THIN LIZZY, SLADE, ACCEPT, TWISTED SISTER e várias outras... E sei que todos sentirão a mesma dificuldade que eu em escolher apenas 10 álbuns. Mas pensei somente naqueles que teve aquela influência realmente importante, marcante, da qual você nunca mais esquece, e que mudou a sua forma de ver e executar a arte musical." - Marco Paim


"Seventh Son of a Seventh Son" - IRON MAIDEN

Esse foi o primeiro álbum de heavy metal que ouvi na vida! Quem o comprou foi meu irmão mais velho, CESAR PAIM (ex-Cucastortas), quando foi lançado, porque a capa havia chamado a atenção. Na época escutava muito rock nacional, como LEGIÃO URBANA, TNT e CASCAVELETTES, e quando rodou o bolachão do IRON eu fiquei petrificado!! Lembro até de ter um pouco de medo do climão da música título (risos), afinal, tinha 11 anos e nas rádio não tocava nada parecido. Se hoje sou um headbanger, o culpado é esse álbum, que ainda é o meu top do IRON!


"Paranoid" - BLACK SABBATH

Quando estava aprendendo a tocar guitarra, esse álbum foi um dos que mais toquei na vida. Eu colocava o vinil e tocava junto, tirando todos aqueles riffs maravilhosos do TONY IOMMI, que com certeza, foi meu primeiro mestre!!Conheci o BLACK SABBATH, obviamente, pela música "Paranoid", que rolava nas festas de escola, as famosas "reuniões dançantes" (risos). E nem preciso dizer que a que menos chamou a atenção no álbum logo após conhece-lo, foi a música título. Logo que coloquei a agulha o vinil veio aqueles acordes de "War Pigs", um som de "final dos tempos", fiquei com os olhos arregalados e aquela fisionomia de "bóóóóóh"! Daí pra frente, meu amigo, BLACK SABBATH faz parte da minha vida até hoje!!

"Demons & Wizards" - URIAH HEEP

Quando eu tinha lá pelos meus 14 ou 15 anos, tinha um vizinho na minha rua que possuía uma coleção enorme de álbuns de rock, obviamente ele era mais velho. Conheci muita coisa com aquele cara. Eu e um amigo meu íamos na casa dele copiar músicas em fitas K7´s, lembro que ele tinha um aparelho de som muito foda e os álbuns eram cuidados meticulosamente a ponto de não ter um chiado se quer. A primeira vez que escutei, não gostei muito, então fui escutando com mais frequência, fui conhecendo mais, e o URIAH HEEP se tornou a banda do coração! Meu estilo de compor e cantar se deve a banda e ao falecido vocalista DAVID BYRON, minha influência nº 1!!

"Sad Wings of Destiny" - JUDAS PRIEST

Poderia citar aqui o álbum "British Steel" ou o "Painkiller", que também me marcaram, mas "Sad Wings..." tem um valor mais sentimental, pois foi outro álbum que me fez aprender a tocar guitarra. Este também, junto com outros que citarei abaixo, foi um álbum que fiquei horas e horas tocando até escurecer, até aprender todas as músicas. E também um dos primeiros álbuns que comecei a cantarolar, que me despertou o interesse por vozes. "The Ripper" e "Dreamer Deceiver" foram responsáveis por algumas reclamações de vizinhos no prédio onde morava (risos).


"Zebop!" - SANTANA

Sim! Eu gosto muito de SANTANA! Não sou um fãnático, gosto mais dos primeiros 15 anos da carreira. Esse cara foi outro mestre que tive na guitarra! Até HOJE ainda toco junto com este álbum maravilhoso, e já toquei a música "I Love You Much to Much" ao vivo em um acústico com meu irmão. Gosto de muitos outros álbuns do "mestre andorinha", principalmente dos anos 70, mas esse foi especial pela contribuição na minha formação musical. As harmonias latinas e suas escalas diferenciadas, um jeito único de tocar!!!


"Ad Dei Gloriam" - DE ROS

Fui em todos, TODOS, os shows da banda DE ROS, inclusive fui roadie (malemal) em um show em Flores da Cunha, lá por 1996 eu acho. Mas enfim, quando o álbum foi lançado, em vinil, que eu tenho até hoje, e quando o escutei pela primeira vez, no talo, meu irmão veio e perguntou, "Que é isso?", e eu disse, "é o De Ros, e é daqui de Caxias. Aquele guitarrista que eu te falei!!", e depois disso nos tornamos fãs desse cara, até hoje. Na época tentei fazer aulas com o MARCOS DE ROS, pois tinha um amigo que estava aprendendo baixo com o FÁBIO ALVES, baixista da banda, mas não deu muito certo (né De Ros? (risos)). A gente tentava tirar as músicas do álbum, eu a "La Lejenda Del Brujo" e o GUINHO (como era chamado) "Puct Pect Kondó". Esse álbum foi um marco na música caxiense, não havia nada parecido!!

"In Rock" - DEEP PURPLE

Uma das bandas que mais ouvi na vida foi o DEEP PURPLE. Poderia citar o "Machine Head" aqui, mas pra não fazer injustiça, tenho que citar este outro mestre que tive. Estou falando tanto do álbum, quanto do extraordinário guitarrista RICHIE BLACKMORE. Minha admiração era tanta, que chagava a estudar seus métodos de improvisação horas a fio, e montei até uma banda, ainda como guitarrista, onde 80% do repertório era DEEP PURPLE. O "In Rock" foi o álbum do PURPLE que mais escutei e toquei. 
Um fato Curioso: Em uma festa do Baú do Rock, em 1995 (acho), durante um show do GAME OVER, teve um concurso onde rolaram uma música no som e a pessoa tinha que correr ao microfone e dizer o nome da banda e da música. No que deu os primeiros acordes, vi que ninguém, NINGUÉM, reconheceu a música, corri e gritei "Phanton of the Opera, Iron Maiden", e o meu prêmio foi exatamente o vinil do "In Rock', que até então, tinha só em K7!!

"Stand Up" - JETHRO TULL

Vocês me perguntariam, "Por que não o "Aqualung"?". Vocês já notaram que eu sou do contra né? (Risos) Bem, com certeza "Aqualung" foi a primeira música que ouvi da banda, mas o álbum que mais me marcou foi o "Stand Up". Gosto da sonoridade e do clima do álbum. A música "Look Into the Sun" fez trilha sonora para muitos momentos especiais da minha vida". Tenho um carinho muito especial pela banda JETHRO TULL, tive até a oportunidade de assisti-los ao vivo em 1995, em Porto Alegre. Gosto de tudo que eles fizeram nos anos 70 e algumas coisas mais recentes. Os tenho como "paizões".


"Promised Land" - QUEENSRYCHE

Eu conheci a banda pela música "Empire", quando clipe passava no extinto programa "Tele Ritmo" da tevê Guaíba, mas fiquei muito tempos depois sem ouvir falar, a não ser por algumas matéria em revistas como  a Metal Head e outras que existiam na época. Muitos conheceram a banda pela música "Silent Lucidity", ou pelo "Operation: Mindcrime", mas eu conheci realmente através do "Promised Land", foi o primeiro álbum que ouvi completo. Depoooois é que fui conhecer o restante da discografia e as "outras facetas" da banda, que até então, pra mim era de rock/prog metal. Lembro vagamente deles tocando no Rock in Rio II (1991) também, mas na época não era meu foco, e não dei muita atenção. Hoje tenho esse vídeo, e sou um dos maiores fãs da banda na face da Terra eu acho. Curiosidade: Tenho mais de 300 bootlegs (sou fanático por bootlegs) de todas as épocas da banda e muitos DVD´s. 

"Fatal Portrait" - KING DIAMOND

Eu sou um fã declarado de JUDAS PRIEST, e o ROB HALFORD, junto com DAVID BYRON, IAN GILLAN, BRUCE DICKINSON e GEOFF TATE são minhas maiores influências como vocalista. Poderia citar aqui álbuns como o "Ressurection", "Chemichal Wedding", "Painkiller", "Sleyed!", ou até mesmo nacionais, de bandas como LEGIÃO URBANA, ENGENHEIROS e muitos outros que foram muito marcantes, mas ao invés disso, vou prezar pelos primórdios de minha descoberta musical, e apesar de não ser uma influência direta, o mestre KING DIAMOND foi um grande responsável pelos meus primeiros berros. Este foi o primeiro álbum que escutei do KING DIMAOND, depois conheci o MERCYFUL FATE e a casa caiu. Tirava as músicas exaustivamente, tanto a guitarra como o vocal (mas sem falsete, no gogó mesmo, que ingênuo... heheh). Teve uma época que as duas bandas tiveram um "boom" em 1996, passava os clipes seguidamente na Mtv e as duas bandas tocaram no mesmo dia no Monsters of Rock daquele ano, com transmissão pela TV a cabo, graças ao grande Gastão, do saudoso programa Fúria Metal. Bons tempos...






Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”