TOP 10 Álbuns Marcantes - CRISTIANO WORTMANN

[ESPECIAL]


O vocalista e guitarrista gaúcho Cristiano Wortmann, da banda ZERODOZE e HANGAR, listou os 10 álbuns que marcaram a sua vida, Confira:

"Alive I" - KISS

Onde tudo começou. Foi aí que eu “kiss” aprender a tocar guitarra. Muita energia, magia e verdade nesse disco que sem dúvida nenhuma está entre os melhores do rock mundial. Quando eu tinha mais ou menos 6 anos de idade, me pintava de ACE FREHLEY e ficava horas escutando o "Alive" e fingia que estava tocando guitarra com uma raquete que eu tinha.





"Back in Black" – AC/DC

Preciso falar alguma coisa? O disco que eu mais escutei na minha vida e uma aula de rock do início ao fim. Sou fanático por AC/DC e curto todos os albúns deles, mas o "Back in Black" é o melhor disco de rock de toda história na minha opinião.






"1" - VAN HALEN

Além de ser um disco fodástico em todos os sentidos, foi nesse disco que eu descobri o EDDIE VAM HALEN – Um cara tocar como ele em 1978 é algo incompreensível para um ser humano. Ele mudou a história da guitarra assim como o HENDRIX. Como disse o ZAKK WYLDE: "You have good guitar players. You have great guitar players. Then you have the ones that CHANGE THE GAME…"




"Appetite for Destruction" - GUNS N´ ROSES

Um disco perfeito que mudou a história do rock e de toda uma geração. Lembro que comprei o cd quando tinha 15 anos e ficava escutando ele sem parar durante horas. Nessa época eu estava aprendendo a tocar guitarra. Deixei o cabelo crescer e montei a minha primeira banda chamada GNOMOS. O SLASH é um guitarrista único, um deus da guitarra. O momento mais feliz da minha vida foi quando a minha banda ZERODOZE foi convidada pelo próprio SLASH e pela sua produção para abrir o show dele aqui em Porto Alegre. O cara da produtora que nos ligou, disse que eles escutaram o nosso CD e nos escolheram entre milhares de bandas para ser a banda de abertura. Eu tive o imenso prazer de conversar e tocar com um dos meus maiores ídolos para 8 mil pessoas. Lembro quando ele entrou no camarim, olhou para a camiseta da ZERODOZE que o nosso baterista estava usando e disse: "A banda de vocês é muito legal". Nesse momento eu quase infartei. Obs: O SLASH autografou aquele CD que eu comprei quando tinha 15 anos.

"Master of Reality" - BLACK SABBATH

É muito difícil escolher somente dez álbuns que marcaram a minha vida e principalmente escolher somente um álbum do SABBATYH. É “obra- prima” atrás de “obra-prima”. Eles são deuses da música e uma referência para milhões de pessoas. O "Master..." é um excelente disco e nele está a minha música preferida do BLACK SABBATH, "Children of the Grave" . TONY IOMMI é influência para qualquer guitarrista.




"Powerslave" - IRON MAIDEN

Falar sobre os discos da maior banda de metal do mundo é complicado. Eu tenho um carinho enorme pelo "Powerslave" e é mais um disco que eu escuto até hoje. Falar o que de músicas como "Aces High" e "2 Minutes to Midnight" . Um álbum perfeito de uma banda perfeita. Lembro como se fosse hoje quando vi o show do IRON aqui em Porto Alegre na turnê do "Fear of the Dark'. Lágrimas escorreram o show inteiro. Um dos momentos mais incríveis da minha vida foi ver uma foto do NICKO MCBRAIN (no livro de fotos oficial do Iron Maiden) usando a camiseta do HANGAR, banda que eu fundei, sou ex-guitarrista e fã. Eles são meus grandes amigos até hoje e ano passado fizemos uma turnê juntos para comemorar os 15 anos do HANGAR.*

Obs: Essa matéria foi postada originalmente em 24/07/2013. Em Novembro de 2013 Cristiano retornou para o HANGAR e está na banda desde então.

"IV" - LED ZEPPELIN

Mais um disco que eu gastei de tanto escutar. Também tenho toda a coleção do LED e nem preciso falar que sou fã, mas o "IV" é um absurdo. Como uma banda pode fazer um disco assim em 1971? Como eles puderam compor aquelas músicas e tirar aqueles timbres? O JIMMY PAGE é mais uma grande influência que eu tenho.





"Master Of Puppets" - METALLICA

Sei que é um clichê mas METALLICA é METALLICA né? Para mim a maior obra prima que a banda já fez. Esse sim foi o auge do METALLICA. Um álbum perfeito de trash metal que escuto até hoje.







"Vulgar Display Of Power" - PANTERA

Lembro que já tinha ficado apavorado quando escutei o "Cowboys from Hell" mas quando comprei o "Vulgar..." tudo mudou. É um clássico atrás do outro, ou seja, um disco perfeito. Nessa época a "Mouth for War" e a “This Love” estavam bombando na MTV, algo bastante estranho para que assiste a MTV hoje em dia. O DIMEBEG DARREL é o um dos meus guitarrista preferidos. Mais um monstro que revolucionou a guitarra no metal.




"Rust in Peace - MEGADETH

O cara que criou o METALLICA e o MEGADETH só pode ser um deus. Eu sou muito fã do MUSTAINE e de todo o seu trabalho. Eu sei tocar várias músicas desse disco e os solos do MARTY FRIEDMAN são de chorar. Também acompanho a carreira solo do MARTY. Foi a melhor formação do MEGADETH apesar de gostar muito dos últimos álbuns que eles lançaram. Um disco que eu escuto direto e nunca enjoo.









Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

HATE HANDLES: Banda lança documentário