SUPREMA: Pedro Nascimento - "A nossa maior preocupação é dar aos fãs um Show de verdade.”

[Entrevista] Por Geraldo Andrade


SupreMa, a banda é considerada a nova sensação do metal brasileiro, seu mais recente álbum, vai ser lançado em breve na Europa, possuem uma legião enorme de fãs, com todos esses requisitos, fui conversar com a voz da banda: Pedro Nascimento. Na entrevista ele fala de sua história, influências, a tour com Shadowside e muito mais. Vale conferir!

HEAVYNROLL - Pedro, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista. Vamos começar falando um pouco do teu inicio, como iniciou a tua paixão pelo rock n roll? 

PEDRO - Obrigado galera do Heavynroll pelo bate papo, é sempre bom poder conversar sobre a banda e minha carreira. Minhas influências começaram dentro da minha família. Meus tios e primos mais velhos já ouviam rock e principalmente heavy metal, e desde a infância eu sempre adorei esse estilo de música. Mas minha verdadeira paixão começou quando pela primeira vez ouvi um álbum do IRON MAIDEN (Powerslave) quando tinha 8 anos, e o resto é história!

HEAVYNROLL Porque ser um vocalista? O que te levou a escolher o vocal? 

PEDRO - Foi no começo da adolescência onde todos sempre formam suas bandas com amigos na escola, e desde as primeiras apresentações em churrascos e “concertos” de garagem a galera já gostava de me ver cantando e sempre incentivavam para que eu continuasse e levasse aquilo cada vez mais sério. Tive minhas primeiras bandas, estudei técnica vocal por um bom tempo, e depois acabou virando uma profissão de verdade.

HEAVYNROLL Suas principais influências?

PEDRO - Minhas principais influências vêm desde o Heavy Metal mais tradicional, passando por bandas de Power Metal/Melódico como HELLOWEEN, SYMPHONY X, ICED EARTH, passando pelo progressivo como o DREAM THEATER e até algo mais pesado como Pantera. 

HEAVYNROLL Quais vocalistas você destacaria hoje em dia, independente do estilo ou quem?

PEDRO - Eu sempre admirei e fui influenciado por grandes vocalistas de diferentes vertentes do Heavy Metal como Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Michael Kiske e Phil Anselmo. Destaco dois vocalistas que surgiram mais recentemente e não são tão “novos” assim, e já são bem conhecidos dos fãs de heavy metal, Jorn Lande e Russel Allen.

HEAVYNROLL O que você ouve hoje em dia?

PEDRO - Ainda ouço muitas bandas antigas e que sempre me influenciaram e cativaram, mas também procuro ouvir bandas novas e novos estilos para poder me manter atualizado e dar uma refrescada no meu repertório. Confesso que às vezes fico impressionado com coisas novas de muita criatividade e qualidade como AVENGED SEVENFOLD, KILLSWITCH ENGAGE e ADRENALINE MOB que são algo mais novo que eu tenho ouvido ultimamente.

HEAVYNROLL Vamos falar da banda SupreMa, vocês iniciaram em 2004, e hoje são considerados uma das grandes bandas do Brasil, conta um pouco da história da banda? 

PEDRO - A banda teve inicio “acidentalmente”, pois era pra ser apenas um projeto inspirado em Metal Operas que eram bem aclamadas no começo dos anos 2000. Esse projeto deu origem ao EP/demo “Spyeyes”, do qual foi muito bem aceito pelo público e pela critica especializada. O projeto se tornou banda, e foi se tornando cada vez maior e mais sério. A minha entrada na banda aconteceu somente em maio de 2007, e a banda já havia feito a abertura de uma banda internacional PRIMAL FEAR inclusive. Depois, já comigo na banda, fomos agregando outros shows com artistas internacionais e nacionais de peso como KRISIUN, ANDRÉ MATOS, BLAZE BAYLEY, EVERGREY aliada a shows pelo Brasil todo e as Turnês no Norte e Nordeste. Agora estamos com nosso novo trabalho, o álbum “Traumatic Scenes”, e nos preparando para sair em uma grande turnê Nacional e possivelmente uma turnê internacional também.

HEAVYNROLL Vocês alcançaram o topo, com o EP “Spyeyes”, de 2005, fala um pouco da história deste EP? 

PEDRO - O projeto que originaria o SupreMa deu origem ao “Spyeyes”, que sem muitas pretensões lançou a banda no mercado, e foi muito bem recebido pelo público e pela crítica especializada, e acabou consolidando a banda e elevando o SupreMa como uma das revelações do Metal Nacional na época, que ganhou resenhas com notas altíssimas e deixou a banda como finalistas de diversas votações de “melhores do ano”.

HEAVYNROLL O mais recente álbum da banda é “Traumatic Scenes”, de 2013, um trabalho fantástico, de alto nível. Comenta um pouco sobre o álbum:

PEDRO - O “Traumatic Scenes” é nosso primeiro “full lengt” sendo um álbum temático baseado no filme “O Invisível”, que levou quase três anos para ser produzido e finalizado entre composição, pré-produção, gravação, mix/master, devido a alguns imprevistos de força maior que nos deixaram quase um ano “parados”... Mas enfim ele se concretizou, e em meio a esse processo todo sempre tivemos a preocupação em ficarmos atentos a cada “trechinho” de cada música, para que tudo soasse bem, e do jeito que nós desejávamos. Foi um trabalho minucioso, mas valeu a pena, ficamos muito satisfeitos com o resultado final e já recebemos respostas muito positivas por parte do público e da mídia.

HEAVYNROLL Vocês assinaram com a gravadora Europeia POWER PROG, pode comentar como aconteceu esse contato até a assinatura do contrato?

PEDRO - O primeiro contato do pessoal da Power Prog com a gente se deu através de nossa agencia, a Furia Music, que gerencia a agenda e a carreira da banda. A gravadora já estava atenta  ao nosso trabalho de um tempo pra cá e estava esperando este novo álbum para ter conversas mais decisivas. Com o trabalho em mãos, adoraram o que viram e ouviram em termos de produção, e acreditaram que poderia ser a nova aposta da gravadora, inclusive lançaram o slogan "One of Brazil's Best kept secret". Desde então eles tem nos dado um suporte fantástico e espalhando a banda por toda Europa, preparando o lançamento.

HEAVYNROLL Quando “Traumatic Scenes”, vai ser lançado na Europa?

PEDRO - Essa pergunta eu posso responder com as próprias palavras da gravadora: "POWER PROG está orgulhosa em anunciar a assinatura com a sensação do metal brasileiro SUPREMA, e o lançamento de seu álbum de estreia "Traumatic Scenes" na Europa ainda neste verão.”. 
Anunciaremos a data oficial ainda esta semana no site oficial.

HEAVYNROLL Qual é a atual formação da banda? Vocês estão com baixista novo, Fábio Carito? 

PEDRO - Hoje o SupreMa é formado por: Pedro Nascimento (v), Douglas Jen (g), Fábio Carito (b) e Fernando Castanha (d). Está sendo um enorme prazer para nós à entrada do novo baixista Fábio Carito, que já era conhecido pelo público com o seu trabalho junto ao SHADOWSIDE, e que desde sua chegada ao SupreMa tem demonstrado enorme profissionalismo e entrosamento pessoal com todos da banda, além de ser é claro, um excelente músico.


HEAVYNROLL Vocês já tocaram ao lado de grandes bandas internacionais, como PRIMAL FEAR, BLAZE BAYLEY, EVERGREY, KRISIUN, como é dividir o palco com bandas como essas?

PEDRO - É sempre muito bom né?! São bandas consagradas e que nos deixam orgulhosos de nós mesmos em saber que o trabalho de alguma forma foi reconhecido. Dividir o palco com muitos que nos influenciaram e podermos também adquirir muita experiência é o que é mais gratificante.

HEAVYNROLL Vocês são muito elogiados pela estrutura que vocês levam nos shows, é uma estrutura fantástica, o cenário, equipamento. Isso é um presente aos fãs da banda?

PEDRO - A nossa maior preocupação é dar aos fãs um Show de verdade, proporcionando o máximo de entretenimento e não apenas uma exibição musical. Por isso levamos toda nossa estrutura sempre para nossos shows, seja no cenário, na parte sonora, na equipe técnica, não importa se o show é aqui em São Paulo ou em qualquer lugar do Brasil, queremos levar qualidade em primeiro lugar, pois o fã de Paulo Afonso (BA), por exemplo, merece assistir ao mesmo show da galera das grandes capitais!

HEAVYNROLL Vocês possuem uma legião enorme de fãs, pode falar sobre isso?

PEDRO - Eu e a banda ficamos muito felizes é claro, pelo enorme carinho e suporte dos fãs! Já se vão nove anos de shows por todo o Brasil, e a tentativa de dar nosso melhor em todos eles e em todos os trabalhos realizados pela banda. Atendemos até o último fã em todos os shows da banda, interagimos na internet, e creio que seja isso que os cativou e que faz crescer o seu número a cada dia. Só temos que agradecer por tudo a eles!

HEAVYNROLL Ainda falando em shows, recentemente vocês fizeram shows com um gigante do metal brasileiro, o SHADOWSIDE, fala como foi esse grande momento?

PEDRO - Foi uma experiência muito boa, pois além de serem excelentes músicos, demostraram ser excelentes pessoas. O entrosamento das duas bandas em cima do palco foi quase instantâneo nas Jam sessions que realizamos nos dois últimos shows, que só deixaram boas lembranças e a expectativa de voltarmos a dividir o palco com eles de novo. Vamos repetir a dose agora dia 27/Julho em Limeira e 28/Julho em Jundiaí, vai ser a oportunidade da galera que perdeu o mega-show de SP, poder assistir a esta verdadeira união pelo metal nacional!


HEAVYNROLL Como está a agenda da banda? 

PEDRO - Acabamos de fazer os dois primeiros shows da tour após o lançamento oficial do “Traumatic Scenes”, em São Paulo (SP) e Manaus (AM), agora temos estes dois shows com o SHADOWSIDE no interior paulista em Julho, e mais uma turnê nas regiões Norte e Nordeste nos meses de Agosto e Setembro, que será novamente inesquecível, pois levaremos toda nossa estrutura!
Também estamos nos preparando para alcançar novos “ares”, e duas tours internacionais estão sendo preparadas, mas só poderemos falar algo mais concreto após o lançamento do CD fora do Brasil. 

HEAVYNROLL Eu noto que a banda toca muito no Norte e Nordeste, existe alguma chance dos fãs aqui do Sul, assistirem a banda ao vivo?

PEDRO - Na verdade já tocamos no sul em Curitiba (PR) e Indaial (SC), e queremos muito em breve fazer uma tour do “Traumatic Scenes” para os fãs do sul, e em especial terras gaúchas que ainda não passamos nas tours anteriores. 

HEAVYNROLL E o exterior? Não está chegando o momento de a banda começar a “invadir” outros países com seus shows? Depois do Brasil, em que outros países estão espalhados os fãs da banda?

PEDRO - Agora que fechamos com um selo europeu, a Power Prog estamos desenhando os primeiros passos fora do país, e estamos nos preparando e já ansiosos para que isso finalmente se concretize. Agora com o amadurecimento de um novo álbum, e de tantas tours pelo Brasil, é a hora sim de espalhar o SupreMa ao redor do mundo! Pelo que acompanhamos pelas estatísticas no site da banda e página do Facebook, a banda formando uma base ótima de fãs da Europa e América do Sul.

HEAVYNROLL Qual a sua opinião do atual momento do rock no Brasil?

PEDRO - Está efervescente, e os fãs de rock, heavy metal e todas as suas vertentes estão sedentos por novos trabalhos e novas bandas, porém ainda continua um pouco desorganizado em relação aos shows e espaço para isso. Mas vejo que está mudando e precisamos do esforço de todos, fãs, produtores, bandas, mídia, para que isso realmente se concretize.

Foto por Vinicius Duarte
HEAVYNROLL Como somos um Blog do Sul, gostaria de saber o que você conhece do rock gaúcho?

PEDRO - Eu pessoalmente já tive contato com o pessoal da banda SASTRAS, que além de ser uma banda muito boa, os integrantes demonstram ser muito amigos! O HIBRIA também é uma banda que possui um excelente trabalho e que já conquistou o mercado internacional; e também outros excelentes músicos que o sul apresentou ao Brasil como é o caso do Marcelo Moreira (Almah) e Paulo Schroeber, que infelizmente tem passado por problemas de saúde e que todos estão torcendo pela sua recuperação.

HEAVYNROLL Recentemente vocês disponibilizaram para os fãs, um aplicativo gratuito para celulares. Quem teve essa ideia fantástica?

PEDRO - Essa ideia fantástica partiu do guitarrista Douglas Jen em conjunto com o pessoal da nossa produtora Fúria Music, e foi um presente aos fãs baixarem de forma gratuita um aplicativo para seus celulares, e que nesta era da internet, e da informação ultrarrápida, os fãs possam acompanhar mais facilmente todos as novidades e passos do SupreMa daqui pra frente, além de escutar os novos sons do “Traumatic Scenes”!

HEAVYNROLL O vídeo clipe da musica “Nightmare”, está alcançando 60.000 views, vocês imaginavam que iam chegar a esse número?

PEDRO - Fico muito feliz com esta marca, e a banda toda é claro, pelo enorme carinho e suporte dos fãs em seus comentários e pelos 60.000 views que se aproximam! Foi o primeiro vídeo clipe do SupreMa e estamos muito felizes com o que ele já tem alcançado, e com o que pode vir a alcançar no futuro. Ainda é uma marca pequena perto do que esperamos alcançar um dia, mas a banda vem dando passos firmes e vem bem focada no objetivo. A galera vai se surpreender e se orgulhar dos próximos passos da banda!



HEAVYNROLL Um álbum inesquecível?

PEDRO - Com certeza foi o "Powerslave" - IRON MAIDEN! Eu tinha 8 anos e fui fuçar nos “vinilzões” do meu tio, e pra quê? Virei fanático por metal na hora!

HEAVYNROLL Um show inesquecível? 

PEDRO - Foi a gravação do “Scream for me Brazil” do BRUCE DICKINSON no Via Funchal em 1999! Eu era um adolescente fanático por Heavy Metal, e aquele show foi insano e já prometia a volta do Bruce e do Adrian ao IRON MAIDEN!

HEAVYNROLL Um sonho do Pedro Nascimento?

PEDRO - Um dos meus sonhos é conseguirmos ter uma cena do Heavy Metal forte, bem organizada e unida aqui no Brasil, para que um dia possamos nos tornar referência mundial em todas as vertentes do estilo. Seria muito bom poder ver isso acontecer! 

HEAVYNROLL Um recado para os fãs e leitores do Heavynroll:

PEDRO - Não poderia deixar agradecer aos fãs pelo enorme carinho e apoio que eles têm demonstrando pela gente com o novo trabalho da banda e nesses primeiros shows depois do lançamento oficial do novo álbum! Aos leitores da Heavynroll deixo o site www.suprema-online.com para acompanharem as novidades! Um abraço a todos e muito Metal sempre!

=========================
SupreMa:




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”