ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”

[ENTREVISTA] Por Geraldo Andrade

Um baixista muito talentoso, apaixonado pela musica, integrante de uma das melhores bandas de hard rock do Brasil, o ROSA TATTOOADA. Esse é o gaúcho Valdi Dalla Rosa, que nos concedeu uma entrevista muito bacana, onde conta sua história, seus projetos e muito mais. Vale conferir! 

HEAVYNROLL - Valdi, tudo bem? Antes de começar a nossa conversa, quero te agradecer em nome do Heavynroll, por nos conceder essa entrevista:

VALDI - Eu que agradeço o espaço e a oportunidade de falar um pouco da minha carreira e amor pela musica para os leitores do Heavynroll.

HEAVYNROLL Quem é Valdi Dalla Rosa?

VALDI - Musico instrumentista, compositor e professor. Sou um cara apaixonado por musica, atividade que me dedico em tempo integral e me considero uma pessoa muito simples. 

HEAVYNROLL - Como começou tua paixão pela musica, principalmente pelo baixo?

VALDI - Comecei a me interessar por musica muito cedo. Ficava ligado nas trilhas dos filmes e na programação que estava tocando na rádio. Ouvi coisas que me influenciam até hoje. Vi que era uma paixão e procurei aulas de musica no colégio que estudava na época, eram extra classe no período da tarde e me ajudaram muito para entender os fundamentos da musica. Como queria continuar fazendo isso, comprei uma guitarra e comecei a estudar cada vez mais, sempre levando a coisa a sério. Montei minhas primeiras bandas e começamos a tocar no circuito local, o que acabou se tornando um aprendizado valioso. Na época o material era escasso e difícil de conseguir, tínhamos que tirar muita coisa de ouvido. Passei para o baixo influenciado por nomes de peso da época e que já colocavam o baixo na “frente”. Nunca mais parei. 

HEAVYNROLL - Qual o motivo que te levou a escolher o baixo?
VALDI - Foi quando ouvi o estilo e o timbre de alguns baixistas que me chamaram a atenção no período inicial da minha aprendizagem. Meu interesse pelo instrumento cresceu cada vês mais. Me liguei no som forte e pesado do baixo. Enxerguei que uma linha de baixo bem executada pode transformar uma musica e como a ligação baixo+bateria executados em sincronia é mágico. Comprei um baixo e nunca mais larguei.

HEAVYNROLL - Suas principais influências?

VALDI - Sempre ouvi de tudo, rock, metal, musica instrumental, soul music... etc. Acho que se o cara quer ser bom nisso tem que abrir os ouvidos e não ficar bitolado num único estilo. Citaria alguns nomes que admiro como: Dave La Rue, Mike Inez, Rudy Sarzo, Duff Mckagan, Steve Vai, Andria Busic, Celso Pixinga, Marcus Miller, Billy Sheehan, Randy Coven, entre muitos outros... Hoje, o Brasil exporta músicos de qualidade e escuto muitos também. Sou da opinião que não adianta o cara tentar virar um clone. O legal é fazer sempre o seu próprio som.

HEAVYNROLL - Qual equipamento você usa? 

VALDI - 2 baixos Thunder-Byrd 1 baixo Stacke projetado por mim e o luthier que o construiu Amp. Gallien krueger. 800 Pedais: Bass Chorus boss /Bass Overdrive Distorcion Digitech/Pedal Afinador Planet Waves, Pré-amplificador-Simulador Behringer. 



HEAVYNROLL Quais baixistas você destacaria hoje, independente do estilo ou quem?

VALDI - O baixo teve uma evolução imensa nos últimos anos e hoje temos uma infinidade de ótimos instrumentistas em todos os estilos. No Brasil, por exemplo, temos: Felipe Andreoli no metal, Thiago do Espírito Santo na MPB, Celso Pixinga no funk e jazz, Andria Busic no hard rock, Ronaldo Lobo, Adriano Giffoni, Fábio Zaganin, são muitos e daria um livro só com os nomes (risos). 

HEAVYNROLL O que você ouve hoje em dia?

VALDI - Os novos trabalhos das grandes bandas de sempre e também baixistas, guitarristas, bateristas em seus trabalhos solos, hard rock, metal, soul, jazz-rock, instrumental, praticamente tudo o que ouvia quando comecei. Tem novas bandas bacanas também.

HEAVYNROLL Quais bandas e projetos você já participou e participa?

VALDI - Já toquei e gravei com muita gente! Hoje toco na banda de Hard Rock, ROSA TATTOOADA com quem gravei o DVD “Ao Vivo no Bar Opinião” e os singles “Hard Rocker Old School”, ”Rock n roll Até Morrer” e “Sonho Bom”. Como gosto também de musica instrumental, trabalho com o guitarrista Richard Powell, com ele gravei o CD ”Dom”. Tive também a oportunidade de tocar com o Edu Ardanuy (Dr.SIN) que foi uma grande experiência. Estou preparando material pra lançar meu trabalho de baixo solo.



HEAVYNROLL Como é tocar numa banda como a ROSA TATTOOADA? Uma banda com quase 25 anos de estrada?

VALDI - Eu tocava numa banda de rock da minha cidade e fazia o circuito de pubs da região. Lembro que na estrada rolava o som do ROSA TATTOOADA na rádio,”Voando Baixo”, ”Na Estrada”, ”O Inferno Vai Ter Que Esperar” e ficava um clima de gasolina, asfalto e rock no ar! Já curtia o som da banda naquela época e hoje fazer parte da banda é muito legal. O ROSA TATTOOADA segue seu caminho intacto, sem mudar o estilo e sem se vender. Estamos preparando material pra gravar um novo álbum e vem muita coisa bacana por aí. Como sempre falo, os shows da banda são uma grande troca de energia com os fãs e um brinde ao rock n roll!



HEAVYNROLL Como está a agenda do Valdi Dalla Rosa? 

VALDI - Minha agenda está bem legal, dia 27/07 tenho um Workshop em Porto Alegre, na Estudio FM. Dia 04/08 tem show da ROSA TATTOOADA  acústico, no Malvadeza em Porto Alegre. No dia 09/08 estarei com Valdi Dalla Rosa e Banda, no IB&T, em Bento Gonçalves e, 20/10 tem o show de 25 anos da ROSA TATTOOADA e lançamento do novo álbum, no Bar Opinião, em Porto Alegre. Mas, fiquem ligados, que novas datas podem aparecer.

HEAVYNROLL Em 2012, você participou do Festival de Baixo de Bento Gonçalves, um encontro dos melhores baixistas do Brasil, pode falar dessa tua experiência?

VALDI - Evento de alto nível que está abrindo os olhos das pessoas para o universo do baixo como instrumento solo e para o valor da música instrumental que é muito rica no nosso país. Por causa do evento tive a oportunidade de conhecer e ver de perto os mestres: Celso Pixinga, Ronaldo Lobo e Adriano Giffoni. Uma verdadeira aula poder conversar com essas feras e ver os caras ao vivo. No ano passado dei uma canja no show do baixista Henrique Fontoura e esse ano estou muito feliz com o convite para estar de volta ao festival com minha banda para apresentar o meu trabalho solo.

HEAVYNROLL Em Porto Alegre e Lajeado, você quando não está nos palcos, é o professor Valdi Dalla Rosa, fala um pouco sobre isso? Como é ensinar quem tá começando? As escolas?

VALDI - Sou dono de uma escola há vinte anos, situada no interior. Aqui em Porto Alegre dou aulas em outra. Quando comecei a tocar os amigos pediam dicas e então vi que seria uma forma de defender um extra, pois era necessário aumentar o leque de opções para continuar na área. Hoje em dia trabalho com uma turma grande de alunos por ano e penso que se o cara quer se tornar um professor de música, não basta ensinar escalas e teoria, tem que passar o valor e a cultura que existe por trás da arte.O cara tem que gostar e não fazer só pela grana! Ver a gurizada aprendendo a tocar e com o desejo de se profissionalizar é gratificante, mas tenho alunos que fazem só por curtição também. É uma grande troca de informação. 

HEAVYNROLL Agradeço novamente a sua entrevista para o Heavynroll

VALDI - Obrigado á todos os amigos do Heavynroll pelo espaço e parabéns pelo belo trabalho realizado no blog, aumentando a visão dos leitores para esse universo infinito que é a musica e ajudando os músicos a divulgar o trabalho e sua arte!Valeu! 

Comentários

  1. Entrevista fod@, sempre bom saber mais e divulgar o trabalho desse Cara. Valdi excelente profissional, uma pessoa de uma simplicidade e humildade incrível!! tudo de bom pra você cara, sucesso sempre!!! Long Live Rock'n'Roll \m/

    Gegê Ficou foda como sempre, parabéns para Vcs, blog ta D+

    ResponderExcluir
  2. GEGE, parabéns pela entrevista!!!

    Sinceramente é uma grande honra poder ler uma entrevista tão bacana com um dos maiores baixistas do Brasil!!
    Parabéns GEGE, Parabéns HeavynRoll, Parabéns Valdi Dalla Rosa!!

    Um cara humilde e fera como o Valdi merece todo sucesso do mundo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul