[Resenha] PAX - "Live Sessions" EP (2013)

[RESENHA] Por Marco Paim

Nos anos 60, 70 e parte dos 80, as bandas tinham o costume de gravar grande parte da música "ao vivo no estúdio", claro que nos primórdios não tinha outra maneira, já que os famosos rolos não possibilitavam muitos overdubs, e era algo trabalhoso fazer uma edição. Então as bandas iam ao estúdio muito bem ensaiadas ou rolava mesmo aquele improvisão! Depois veio a Era Digital, possibilitando criar pistas virtuais infinitas, conforme a capacidade do equipamento usado, ondeé possível criar inúmeros overdubs, dando até mesmo aquela "ajudinha" polêmica nos álbuns ao vivo. Hoje em dia, a coisa é tão fácil, que você pode reproduzir quase todos os instrumentos de maneira virtual, com uma fidelidade de quase 100%.

Pois bem! Ousada e corajosa a iniciativa da banda paulista PAX em fazer o EP "Live Sessions", totalmente gravado ao vivo no estúdio, inclusive com vídeos dessas gravações, onde você pode ver uma banda muito bem entrosada e preparada para a empreitada.

O EP contém 3 músicas gravadas no estúdio NaCena de São Paulo em agosto de 2012, num formato bem intimista, de ensaio mesmo, mas com uma grande produção na captação sonora. As faixas "Grudges & Burdens", "The Merge" e "Atered Beast" trazem uma sonoridade que mistura o vintage setentista com o grunge de 90, lembrando uma fusão entre LED ZEPPELIN, PEARL JAM, passando por ALICE IN CHAINS e até DEFTONES, onde Arthur Zarpelon (vocal/guitarra), Daniel Ribeiro (guitarra/vocal), Thiago Veiga (baixo) e Douglas Oliveira (bateria) destilam bom gosto, feeling e muita musicalidade. Mas meu destaque vai mesmo para a música "Grudges & Burdens", com os poderosos vocais rasgados de Arthur, que arrebenta na interpretação e emoção da música.



Enquanto o álbum full do PAX não vem, mas se encontra em fase de produção, o "Live Sessions" é uma ótima pedida para quem curte aquele rockão poderoso e pesado!!

=============
PAX - "Live Sessions" EP (2013)
(Independente)
Tracklist
01. Grudges & Burdens
02. The Merge
03. Altered Beast



Comentários

Mais vistos da semana

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

CONSTANTINE: Cintia Constantine - “Eu queria muito que as bandas fossem mais reconhecidas.”

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”